Fazer algum dos tipos de maquiagens é uma verdadeira arte, afinal, exige técnica e muito empenho para ficar com aquele visual encantador, além disso, o próprio ato de se maquiar gera um prazer enorme, não é mesmo? É claro que tudo isso desperta a curiosidade até nos mais novos, que ficam super empolgados e querem fazer igualzinho.
Mas quando o assunto é maquiagem para criança, precisamos tomar alguns cuidados, desde os produtos que usamos até a forma de retirar a produção do rosto. Todas essas precauções são essenciais para evitar alergias e até mesmo prejudicar a pele das pequenas. Por isso, fizemos um passo a passo de como elaborar uma make infantil linda e segura. Vem descobrir tudo!
1. Escolha os produtos adequados para crianças
Diferentemente dos produtos para adultos, as maquiagens para crianças que são projetadas especialmente para esse público devem conter baixo poder de fixação, ser removidas facilmente com água e ser testadas antes de serem comercializadas¹.
Esses produtos contêm menos aditivos químicos para evitar irritação na pele das pequenas, além de evitar riscos ao rosto que está em desenvolvimento. Por todos esses motivos, não é aconselhado passar maquiagem de alta cobertura em crianças, mas selecionar produtos adequados para resguardar a saúde delas.
2. Prepare a pele corretamente
Selecionada as makes adequadamente, chegou a hora de começar a produção de milhões na pequena. É importante iniciar pela preparação de pele que envolve, inclusive, o uso de produtos de skincare para limpar, hidratar e proteger o rosto para que os produtinhos assentem melhor, dando um acabamento profissional, além de resguardar a barreira cutânea em desenvolvimento.
3. Escolha pincéis de maquiagem macios e hipoalergênicos
Podem ser usados os pincéis tradicionais nas crianças, mas é importante se atentar a dois pontos: os modelos precisam ser hipoalergênicos para evitar a irritação na pele da pequena e devem estar sempre limpos para aditivos de outros cosméticos não serem transferidos para o rosto infantil.
A partir dos 5 anos, a criança já pode se maquiar com a supervisão de um adulto. E, nesses casos, é importante considerar a anatomia dos pincéis. Opte por modelos em miniatura para a pequena conseguir manusear o objeto e realizar a make que quiser!
Um ótimo exemplo é o kit de pincéis de maquiagem em miniatura da Océane. O Mini Brush Kit traz cinco modelos com cerdas macias para aplicação de produtos líquidos, cremosos e em pó, sem falar da estética super fofa dessas versões, mas não vale pegar os pincéis das crianças, hein?
4. Abuse da criatividade na hora de fazer a make
Para fazer uma maquiagem infantil no rosto simples ou criativa, é importante escolher as tonalidades certas. Essas produções pedem cores super coloridas em tons pastel — o que cria aquele visual meigo e super fofo nas makes.
É possível usar a criatividade na cor independentemente de ser um adulto ou a própria criança fazendo a make. Geralmente, essas produções inovam no olhar, podendo fazer um olho esfumado combinado com traço de delineador em cores diferentonas, como amarelo, rosa, azul, verde, laranja e pink.
Uma cor muito amada pelas crianças é aquele rosinha super meigo. Com essa tonalidade, não faltam ideias de maquiagem com sombra rosa, desde um delineador gatinho até uma produção com glitter, afinal, as pequenas amam muito brilho!
5. Remova a make completamente após o evento
Use uma espuma de limpeza facial com formulação adequada para remover completamente a maquiagem para criança. Além da higienização eficiente, esse produto tem um aspecto sensorial que vai divertir as crianças, ainda, contém ativos que regulam a oleosidade e desobstrui os poros, como tea tree, niacinamida e ácido salicílico — é um combo perfeito!
Qual é a idade certa para começar a usar maquiagem?
Segundo a Anvisa, as crianças podem ser maquiadas a partir dos 3 anos, mas com um alerta: é preciso usar os produtos adequados para a faixa etária correta. Afinal, a pele das pequenas é mais finas do que a de adultos, tendo um pH alcalino que fica na faixa de 4,5 e 5².
Outra recomendação do órgão é que entre os 3 e 5 anos a criança seja maquiada e monitorada por um adulto o tempo todo para evitar a ingestão de produtos. A partir dessa faixa etária, as crianças já podem se automaquiar, mas sempre com a supervisão de um responsável².
Qual maquiagem pode usar em criança?
As crianças podem usar maquiagem se forem produtos específicos para atender às necessidades da pele em desenvolvimento dessa faixa etária. Segundo a Anvisa, um dos requisitos desses itens é ser facilmente removido com água e auxílio de outros agentes, como sabonetes faciais³.
Chegamos ao fim desse post sobre maquiagem para crianças, por aqui, te demos o passo a passo e inspirações para fazer uma make infantil. Aproveite para descobrir os lançamentos de maquiagem que estão rolando, como todos os detalhes da linha 4YOU da Océane. Até o próximo conteúdo!
Referências
¹ Anvisa -Agência Nacional de Vigilância Sanitária. [s.l: s.n.]. Disponível em: https://www.cevs.rs.gov.br/upload/arquivos/201612/07113336-cartilha-cosmeticos-infantis.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.
² PROUC, E. Cosméticos infantis: uma questão de saúde | PROUC. Disponível em: https://prouc.uff.br/cosmeticos-infantis-uma-questao-de-saude/. Acesso em: 20 jun. 2024.
³ ANVISA, O. Consumo e Saúde Cosméticos Infantis -Como Escolher? [s.l: s.n.]. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/cosmeticos/publicacoes/boletim-consumo-e-saude-dezembro-2016-ano-9-no-45.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.