blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Melhor base para pele madura: saiba como escolher a sua

Confira as melhores dicas para não errar na hora de escolher a base para pele madura e outras dicas de maquiagem para arrasar!

Redação Océane

19/10/2023

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

Um tom claro e um mais escuro da base da Océane e a esponjinha Flat Drop.

Vamos começar com uma explicação necessária (e talvez um pouco chocante para alguns): acima de 25 anos já é considerado pele madura, isso porque, com essa idade, ela já começa a perder o viço e elasticidade naturais.

Mesmo que você nunca tenha relacionado os fatos, temos certeza que pelo menos uma vez já ouviu sua mãe falando sobre começar a cuidar da pele a partir dessa idade, não é? E isso também inclui escolher os produtos certos de maquiagem para esse tipo de pele, principalmente a base. Ver entender mais sobre esse assunto!

Dicas para escolher a base perfeita para pele madura

Não é qualquer produto que fica perfeito para as peles maduras. Ou seja, precisamos estar atentos às características essenciais que esse tipo de pele exige para não gastar dinheiro à toa, não é mesmo?

Na hora de escolher a base para pele madura, considere os fatores que envolvem textura, cobertura e acabamento do produto para ficar uniforme na pele e não deixar o rosto muito pesado.

1. Textura fluida

O primeiro ponto a considerar é a escolha de um produto com textura mais fluida, já que é fácil de espalhá-lo por todo o rosto. Além disso, também fica mais confortável na pele e não deixa o produto acumular.

E vale lembrar que a textura fluida não significa a diminuição da cobertura da base! Na verdade, a textura diz respeito à facilidade de aplicação e ao aspecto que ela terá na pele.

Foto de todos os 10 tons e suas texturas fluídas.

2. Combina cobertura e tratamento

Como a pele madura vai perdendo a produção natural de elasticidade, viço e brilho, o ideal é que a base seja hidratante ou que tenha ativos de tratamento dentro de sua fórmula. Dessa forma, ela protege e trata a pele mesmo na hora da maquiagem.

Existem opções de bases que aliam cobertura e tratamento e, mesmo assim, têm alta cobertura. Por isso, não vá achando que terá que escolher entre uma coisa e outra, combinado?

3. Acabamento mais natural e acetinado

A última dica é que as bases para pele madura tenham acabamento mais natural e até acetinado para dar aquele efeito glow super bonito. Caso seja completamente matte, a make pode ficar muito pesada, marcada e até craquelar durante o dia.

Foto de uma modelo usando a base da Océane e mostrando seu acabamento acetinado no rosto.

Também é possível mudar o acabamento da base misturando-a com um sérum ou iluminador líquido para dar um glow a mais ou com um pó se preferir o efeito de pele sequinha.

A base para pele madura é igual a para a pele jovem?

Assim como os produtos de skincare vão mudando conforme nossa idade e características da pele, os de maquiagem também. Quando somos mais jovens, o maior foco da procura por bases possivelmente será a cobertura de espinhas.

No entanto, conforme os anos avançam, outras necessidades surgem. Passamos a procurar produtos que uniformizam a textura e cor da pele, por exemplo, além de fórmulas que também tenham ativos de tratamento atrelados.

Isso significa que, sabendo as reais necessidades de cada tipo de pele, é possível apostar nos itens de maquiagem que irão valorizá-la da melhor forma.

Como saber qual cor de base fica melhor na minha pele?

Fora os pontos que já conversamos, também é importante escolhermos com cuidado a cor da base para não ficar desconexa com a cor da nossa pele. Para isso, existem 5 dicas super importantes que você pode seguir para não errar nessa hora:

  1. Escolha o tom ideal para você (claro, médio ou escuro);
  2. Passe para a definição do subtom: amarelado, rosado ou oliva;
  3. Não esqueça de avaliar se você está bronzeada ou se tem o costume de pegar cor;
  4. Teste o produto no maxilar (nada de testar no pescoço ou na mão);
  5. Caso não encontre sua cor, faça uma misturinha!

Foto dos 10 tons de bases da Océane e o pincel para base.

Quer entender melhor cada uma dessas dicas? Temos um conteúdo completo para te explicar como escolher a cor ideal de base, vem ler!

O que não pode faltar na maquiagem para pele madura?

Quando pensamos em pele madura, é muito comum encontrarmos olheiras e manchinhas de sol ou acne pelo rosto, por isso, a preparação da pele deve ser a parte para se tomar um maior cuidado.

Uma área que pede bastante atenção é a região dos olhos. Ou seja, vale dar uma atenção a mais a ela com o uso de um primer e corretivo na forma líquida, gel ou creme (evite os que sejam em pó).

Foto de uma modelo usando dois tons do corretivo lançamento da Océane.

Além disso, não esqueça de preencher as sobrancelhas com produtos específicos, pois elas tendem ficar mais ralas e claras com o passar dos anos. Foque em encontrar cores semelhantes ou complementares ao seu cabelo, evitando tons muito escuros (para não alterar o contraste natural da sua beleza).

A maquiagem perfeita começa na rotina de skincare diária

Agora que você já aprendeu a escolher a melhor base para a pele madura e as principais dicas de maquiagem, vale lembrar que adotar uma rotina de skincare é o passo 0 para qualquer maquiagem de sucesso. Mas ele também deve ser específico para a sua idade, belê?

Pense que a parte do skincare serve para cuidar e preparar a sua pele para todos os produtos de maquiagem que ela ainda receberá. E não se esqueça de investir na aplicação diária, seguindo a frequência correta para cada produto.

Então, se você tem mais de 25 anos e não tem ideia em quais ativos investir, vem com a gente que te contamos todas as combinações de skincare para pele madura (e para os outros tipos também).

compartilhe