Você sabia que a skincare também pode te ajudar a reverter manchas? Pois é! Com o auxílio de ativos clareadores, é possível utilizar diversos cosméticos durante o tratamento contra a hiperpigmentação da pele.
Com isso em mente, a Océane preparou uma lista com os 7 melhores ácidos e ativos clareadores de manchas de melasma, acne, na axila, virilha e outras regiões do corpo. Vem com a gente para entender tudo sobre eles!
1. Ácido tranexâmico: o verdadeiro inimigo do melasma
O ácido tranexâmico é muito utilizado para prevenção e controle de condições de saúde cardíacas, urológicas, ortopédicas, digestivas etc. Na pele, o ativo é indicado para eliminar e clarear as manchas de melasma que surgem no rosto com o acúmulo de melanina na região — mas não é só nele, tá?
Para tratar a condição e reduzir as manchas, um bom caminho é investir em produtos de skincare específicos para o problema. O ativo deve ser aplicado diretamente na pele, mas a frequência de aplicação deve ser definida com o acompanhamento de um dermatologista. Consulte um profissional de confiança e estabeleça uma rotina de cuidados com a pele.
Veja: tudo o que você precisa saber sobre o ácido tranexâmico!
2. Niacinamida — um ativo poderoso para clarear axilas
Você sabe o que é a niacinamida? O ativo também é conhecido como vitamina B3 e entrega efeitos transformadores na pele. Com ela é possível obter resultados incríveis, como o aumento do viço, potencialização da hidratação, diminuição de linhas de expressão e, claro, redução de manchas!
O sérum facial – Retinol + Niacinamida é resultado da combinação poderosa entre vitamina B3 e Retinol, ácido que auxilia na renovação celular e firmeza da pele. Além disso, ele pode impactar positivamente no combate a acne, redução de poros, síntese de colágeno e uniformização da pele.
3. Diga “oi” para a vitamina C e “adeus” às manchas na virilha
Especialista na prevenção de agressões externas a pele, a vitamina C já se tornou um must have para os adeptos da rotina de cuidados com à pele. Esse ativo antioxidante é tão completo que já compõe uma variedade de produtos, seja em sua forma pura ou como componente em hidratantes e séruns.
Por conta de sua natureza menos agressiva, o ativo é um indicado para clarear a virilha naturalmente. Inclusive, uma característica muito bacana é sua ação fotoprotetora, que pode ser potencializada através do uso combinado com protetor solar. Você consegue cuidar das manchas e ainda proteger a pele de danos futuros.
Mas, lembre-se, a região da virilha é muito sensível e precisa de cuidados especiais. Então, evite usar qualquer cosmético nessa área sem a recomendação de um dermatologista. Ok?!
4. Para clarear as manchas de espinha, vá de ácido glicólico
O ácido glicólico é um ácido para rosto que atua diretamente na renovação celular da pele e desobstrução de poros, combatendo o sebo acumulado na pele e agindo contra o surgimento de novas espinhas no rosto.
Se você está buscando por um ácido para clarear manchas de espinhas, optar pelo ativo é uma escolha assertiva! Para começar a cuidar da sua pele, procure investir em opções multifuncionais, como o sérum Blemish, desenvolvido para tratamentos antiacne, antioleosidade e redução de manchas.
5. O ácido elágico segura a produção de melanina
Já ouviu falar em um ácido que controla a síntese da melanina? Pois é, esse é o poder do ácido elágico, um antioxidante presente em frutas como romãs, uvas, cranberries, nozes e outros alimentos. Devido a sua ação inibidora, o ativo é indicado para tratar melasma e demais condições de pigmentação cutânea.
Descubra: quais são os ácidos que podem ser usados no verão?
6. Diminua o bronzeamento natural com alfa-arbutin
Essa é outra opção entre os ácidos clareadores com ótima ação degradante da melanina, suavizando a aparência das manchas escuras na pele. Derivado da hidroquinona encontrada em uvas-ursi, o ativo também contribui com a skincare, uniformizando a pele, evitando o surgimento de novas manchas e diminuindo o bronzeamento natural da pele.
Skincare
7. Adote os AHAs para a vida!
Você conhece o significado de AHA? A sigla é utilizada para definir os alfa-hidroxiácidos, químicos encontrados na natureza e muito utilizados para tratar diversas condições na pele. Dentre eles, há um nome que você já viu por aqui: o ácido glicólico.
São opções arrebatadoras das manchas de acne, melasma e demais condições cutâneas relacionadas à melanina, não é mesmo?
Do outro lado, o termo BHA representa apenas um ácido: o beta-hidroxiácido — carinhosamente chamado de ácido salicílico. O ativo é um grande aliado da pele oleosa, pois ajuda na redução do sebo acumulado nos poros, controlando o desenvolvimento de novos cravos e espinhas.
As linhas de skincare AHA e BHA foram desenvolvidas separadamente, mas o uso conjunto dos produtos é super permitido! Com esse combinho de ativos para a pele você vai atingir melhoras significativas em tratamentos contra manchas, seja em casos de acne severa, melasma e outras condições de hiperpigmentação da pele.
Lembre-se de procurar um dermatologista para que ele possa receitar o tratamento ideal para seu tipo de pele e suas machinhas —a orientação de um profissional é fundamental!
Gostou do post? Então compartilhe esse conteúdo e chame as amigas para fazer uma talk explicando porque os ácidos são ótimos tratamentos para manchas. Acompanhe o blog para receber mais #DicasOcéane e até a próxima!