blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

História do skincare: saiba como esse hábito surgiu

A gente ama cuidar da pele, e esse amor não é novo. Desde a Grécia Antiga, as pessoas já tinham esse hábito. Conheça a história do skincare!

Redação Océane

14/06/2024

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

Uma mini geladeira branca da Océane Skincare armazena um creme demaquilante. Ao lado, há cinco produtos de skincare Océane: um sérum de ácido salicílico, uma bruma hidratante, um sérum de vitamina C, um sérum de esqualano e um sérum de retinol com niacinamida.

produtos para skincare

Se tem algo que a gente ama, é cuidar da pele, independente de como foi nosso dia, sabemos que podemos contar com aquele momento relaxante que faz bem para a nossa estética e, de quebra, soma uns pontinhos com a nossa saúde mental. Essa rotina de autocuidado é chamada de skincare, mas isso provavelmente você já sabia.

A gente ouve muito falar a palavra skincare por aí, mas você sabe como esse costume surgiu? Desde muito antes das coreanas, os cuidados com a aparência facial já eram uma preocupação na Antiga Grécia, passando pelo século XVIII quando surgiram os primeiros cosméticos.

Nessa linha do tempo, chegamos aos dias atuais em que a ciência e a tecnologia entraram em cena para guiar as composições de cremes, géis, protetores e muitos outros dermocosméticos. Ficou curioso para saber mais detalhes da história do skincare? Então vem com a gente que te contaremos tudo!

Como surgiu o skincare?

A vaidade humana não é algo novo para ninguém, é histórico. Sempre tivemos pessoas, geralmente mulheres, que deram uma importância considerável aos cuidados com o rosto a ponto de realizar receitas caseiras que hidratavam a pele para deixá-la mais bonita e jovial.

Nem sempre isso teve um nome, com o passar do tempo, os produtos e os hábitos de cuidar da derme ficaram mais acessíveis à população em geral, foi então que denominaram esse processo de skincare, a palavra vem da união dos termos de inglês “skin” pele + “care” cuidado.

Como as pessoas cuidavam da pele antigamente?

A gente já está acostumado a chegar no final do dia ou mesmo de manhã, pegar os produtinhos na melhor geladeira de skincare e passá-los na pele em frente ao espelho. Mas o que nossos antepassados faziam sem os cosméticos prontos e a energia? A resposta é mais simples do que você imagina: eles criavam receitinhas caseiras para deixar a aparência radiante.

Os cuidados com a pele foram evoluindo junto à tecnologia da época e variando com os costumes de cada localidade, e três períodos têm maior destaque, e vamos pontuar cada um deles agora:

Grécia Antiga

Sabe aqueles remédios de vó que vão passando de geração em geração? As receitas caseiras de cuidados para a pele eram iguaizinhas no Egito e na Grécia Antiga. As gregas da época de 2 000 a.C. a 168 a.C combinavam óleos de amêndoas e de rosa mosqueta para hidratar e suavizar a epiderme.

Outra combinação muito popular envolvia um item que, provavelmente, você tem aí na sua casa, algum palpite? Estamos falando do azeite de oliva, esse ingrediente rico em vitaminas e minerais era combinado com mel para deixar a pele super macia e hidratada.

Revolução Industrial

Um verdadeiro marco na linha temporal do mundo, a revolução industrial também mudou os hábitos de consumo de produtos de beleza, tanto na história da maquiagem quanto nos itens de skincare. Um primeiro passo importante foi dado antes, na Renascença, quando surgiram os primeiros esboços de cremes, óleos, tônicos, loções e sabonetes perfumados.

Avançando um pouco e parando em meados de 1760, a revolução industrial tornou a produção desses cosméticos massiva e, a partir disso, começaram a ser realizados estudos sobre a eficiência de manter uma rotina perfeita de skincare. Um avanço e tanto para chegarmos agora, não acha?

A skin coreana

Não precisa de muito tempo nesse universo para descobrir que o skincare coreano é uma referência de peso para todo o mundo. As asiáticas são populares por ter uma pele jovial, viçosa e saudável, toda essa beleza é reflexo da disciplina que elas têm, trazendo produtos específicos para cada área do corpo e do rosto.

Além disso, são usadas muitas técnicas para alcançar todos esses resultados, alguns exemplos são os métodos de limpeza dupla, as máscaras de tecido, as camadas de tônico, as ampolas e as emulsões. Para você ter ideia de como elas levam esses cuidados a sério, a rotina atual de skincare asiático tem 10 passos.

A evolução do skincare: como cuidar da pele atualmente?

Nada de ficar assustado, você não precisa seguir os mesmos passos das coreanas, é possível alcançar resultados incríveis com uma rotina mais compacta. O mais importante é traçar um cronograma de skincare que considere as necessidades do seu tipo de pele, por exemplo, seca, oleosa, mista e sensível. Selecionamos as quatro etapas essenciais ao seu dia a dia, conheça!

Limpeza

A limpeza correta do rosto é essencial para remover sujeiras e até resquícios de produtos que ficaram na pele, além disso, é primordial para limpar os poros, equilibrar a produção de sebo, prevenir o surgimento de espinhas e cravos. Para fazer isso, use demaquilantes, sabonetes e tônicos entre uma e duas vezes por dia, isto é, na rotina matinal e noturna.

Hidratação

Assim como em toda a história do skincare, ainda hoje, é extremamente importante hidratar o rosto para manter a barreira cutânea saudável, prevenir a perda de umidade, promover a elasticidade, aumentar a firmeza da epiderme e deixar a face com aquela pele super macia.

Existem ativos hidratantes para cada tipo de pele, use essa informação valiosa para escolher o produto ideal para você. Por exemplo, a derme seca necessita de componentes mais poderosos, por exemplo, ácido hialurônico, centelha asiática e ácido lático.

Proteção

Quem não ama aquela corzinha que só a nossa estrela-mãe consegue fornecer? Mas os raios UV podem ser nocivos à derme, ocasionando envelhecimento precoce e até câncer de pele. O protetor solar é o maior aliado na hora de evitar todos esses efeitos negativos, por isso, passe ele todas as manhãs no rosto. E estamos falando de uma camada generosa do produto, combinado?

mulher aplicando serum na pele

Cuidados e tratamentos específicos

Cada tipo de pele possui necessidades diferentes, por exemplo, a oleosa precisa controlar a produção de sebo enquanto a mista necessita reforçar a hidratação. Para isso, existem alguns produtinhos de tratamentos específicos, é o caso de séruns e máscaras faciais enriquecidas com ativos específicos para deixar sua estética radiante.

E aí, gostou de descobrir toda a história do skincare? Por aqui, fizemos uma linha temporal desde os primórdios dos cuidados da pele até o cronograma seguido hoje. Se você quer se aprofundar no assunto, indicamos que leia sobre quais são os cosméticos naturais e como usá-los no dia a dia.

Até o próximo post!

compartilhe