O óleo de jojoba é um grande aliado da saúde da nossa pele e dos nossos cabelos. Com suas multifunções, é possível hidratar, reparar e ainda repor nutrientes essenciais para a nossa saúde, benefícios parecidos com o óleo de coco. Esse tipo de óleo é extraído das sementes da jojoba, que é como a planta Simmondsia chinensis é popularmente conhecida.
O óleo de jojoba é utilizado há muitos anos por nativos da região da América do Norte. Mas, agora, a indústria cosmética reconheceu seu grande valor, sobretudo na cosmetologia natural. Quer conhecê-lo de forma mais aprofundada e descobrir seus inúmeros benefícios? Vem ver!
O que o óleo de jojoba tem de tão especial?
A jojoba é uma planta que se destaca pelo óleo natural, principalmente por conta da sua estrutura tão particular. Cerca de 96% de toda a semente da jojoba é um tipo de cera líquida. Esse substrato, embora tenha o nome de óleo de jojoba, não é oleoso.
O que torna esse tipo de óleo tão especial é o fato de se parecer, e muito, com o que a nossa própria pele produz para se hidratar. É por isso que podemos utilizar o produto sem ficarmos com a sensação de que há resíduo na pele ou mesmo oleosidade.
Além dessa sua particularidade, o óleo também é rico em ceramidas que são lipídeos que compõem a camada mais externa da nossa pele. A função dos lipídeos é formar uma barreira protetora contra as agressões de agentes externos, como a poluição, por exemplo.
Óleo de jojoba no cabelo
Uma das formas de uso mais interessantes do óleo de jojoba é no cabelo. Por ser um produto multifuncional, sua aplicação está presente em várias etapas do tratamento capilar, principalmente em forma de tônico para o crescimento dos fios. Para essa função, deve-se aplicar o produto diretamente no couro cabeludo. Dessa maneira, o tecido será higienizado, sendo removido, também, o acúmulo de resíduos de outros produtos.
O uso mais comum desse tipo de óleo é durante a hidratação. Como hidratante, o óleo devolve aos fios os líquidos essenciais para a manutenção da saúde capilar. Isso faz com que seu cabelo fique macio, bastante sedoso e brilhante.
Além dessas duas funções, o óleo também promove o fortalecimento dos fios, evitando quebras e permitindo que nasçam mais saudáveis e fortes. Isso acontece, sobretudo, porque o óleo é rico em vitamina E.
Ah, e a caspa também pode chegar ao fim ao utilizá-lo. Basta aplicar o produto diretamente no couro cabeludo, massageando-o suavemente até que a pele o absorva. Incrível, não é?
Veja mais 8 dicas de como acabar com a caspa.
Óleo de jojoba no rosto
Além do uso capilar, o óleo de jojoba também é um excelente hidratante facial. Para usar nessa função, algumas poucas gotas do óleo diretamente no rosto já são o suficiente.
Outra forma de utilizar o produto é misturando algumas gotas diretamente em seu creme de uso habitual. Assim, você pode combinar ativos, potencializando os resultados de hidratação e cuidado facial. Esse tipo de aplicação promove a recuperação da pele, tornando-a, sobretudo, mais nutrida e protegida.
E que tal criar suas próprias combinações com outros ativos, como ao misturar o óleo à aloe vera? Com essa combinação, você consegue maximizar os efeitos hidratantes dos dois insumos, criando um blend perfeito para a sua pele se manter sempre protegida e saudável.
É, ainda, possível utilizar o óleo de jojoba em seu estado puro, tal como um sérum. No entanto, se recomenda que essa aplicação seja feita pouco a pouco, a fim de testar as reações da pele a cada nova utilização.
Assim, você consegue identificar de qual maneira a sua pele reage, aumentando ou diminuindo quantidades em áreas específicas.
Óleo de jojoba no corpo
Para a sua aplicação no corpo, o óleo de jojoba pode ser misturado a diferentes tipos de cremes, potencializando suas funções. Dessa maneira, você pode manter a sua rotina de uso da forma que preferir.
É excelente quando associado a cremes que têm a função de prevenir ou tratar estrias, cicatrizes ou, ainda, manchas, pois o óleo devolve à pele sua elasticidade natural. Assim, pode ser utilizado até mesmo durante a gestação, como medida de prevenção de sinais.
Utilize também o óleo em seu estado puro para fazer massagens corporais, aumentando ainda mais sua absorção e potencializando seus benefícios. O óleo de jojoba também pode ser aplicado diretamente na pele do corpo, em diferentes áreas, como abdômen, costas, pernas ou, ainda, braços.
Quando aplicado depois da exposição ao sol, suas propriedades fazem com que a pele se recupere de forma mais rápida, restaurando sua saúde. Dessa maneira, o uso pós-sol é incrível e benéfico para a sua saúde.
Pode passar óleo de jojoba nos lábios?
O óleo de jojoba é incrível quando utilizado nos lábios, sobretudo por conta da sua capacidade de regenerar a pele, tratando rapidamente até mesmo fissuras.
Esse tipo de óleo substitui facilmente outras manteigas, como a de cacau e até mesmo a de karité. No entanto, é necessário higienizar a pele adequadamente antes da sua aplicação e optar pelo composto em fórmulas.
3 curiosidades sobre o óleo de jojoba
- Sustentabilidade e cultivo: a planta de jojoba é resistente a condições climáticas extremas e não exige pesticidas ou produtos químicos para crescer, tornando-a uma opção sustentável na produção de óleo;
- Compatibilidade com outros produtos: por ser um óleo neutro, o óleo de jojoba pode ser facilmente combinado com outros óleos essenciais ou produtos de cuidados com a pele, potencializando seus benefícios;
- Armazenamento Adequado: o óleo de jojoba é estável e tem uma longa vida útil. Armazená-lo em local fresco, seco e longe da luz solar direta ajuda a preservar suas propriedades por mais tempo.
Aqui na Océane você encontra diferentes produtos multifuncionais, com insumos totalmente naturais. Conheça agora nossas máscaras faciais!