O retinol está cada vez mais popular nas rotinas de skincare, mas deve ser usado de maneira adequada conforme sua necessidade de tratamento.
Vem entender tudo sobre as formas de uso!
O que é o retinol?
O retinol é uma molécula muito versátil derivada da vitamina A, que pode ser utilizada no tratamento da pele jovem à madura.
Ele e é encontrado em diversas apresentações, como cremes, séruns e até máscaras faciais.
O que o retinol faz na pele e para que serve?
O retinol promove a renovação celular e estimula a produção de colágeno, sendo assim, é capaz de melhorar a aparência de rugas, linhas de expressão, poros dilatados, textura, luminosidade e firmeza da pele.
Ele também tem ação na pigmentação e é eficaz no tratamento de manchas e uniformização da tonalidade da pele.
Além disso, atua na redução da oleosidade e tem ação queratolítica (destroem a camada córnea da pele), gerando uma leve “esfoliação” da camada superficial da pele, reduzindo os cravos e as espinhas. Portanto, é um bom aliado no tratamento da acne também.
+ Como criar a rotina perfeita de skincare
Como utilizar o retinol na rotina de cuidados com a pele?
O retinol é uma substância mais rotineiramente empregada no skincare.
Deve ser aplicada uma pequena quantidade do produto, evitando a área ao redor dos olhos, canto do nariz e da boca.
No dia seguinte, deve ser realizada a lavagem facial e aplicação de um filtro solar.
+ Por que o protetor solar é importante?
O retinol pode gerar irritação, vermelhidão e descamação em alguns casos. O recomendado é que inicie seu uso aos poucos, 2-3 vezes por semana e que seja alternado com outros agentes nutritivos e hidratantes. A frequência pode ser aumentada de acordo com a tolerância da pele posteriormente.
A sua associação com outros ácidos pode, também, aumentar a chance de sensibilização.
Quando o retinol deve ser evitado?
O retinol não deve ser utilizado em gestantes, devido à possibilidade de teratogenicidade (anormal desenvolvimento prenatal), podendo prejudicar a formação do bebê.
Embora seja o derivado da vitamina A com maior tolerância, pessoas com a pele muito sensível ou com rosácea, podem apresentar irritações e devem utilizar o produto com maior cautela, consultando sempre um dermatologista!
Gostou desse conteúdo? Confira esse post sobre ácido hialurônico.