O retinol já é usado há bastante tempo na dermatologia e nos cosméticos.
Ele é um derivado da vitamina A que age de diversas maneiras, como melhorar a textura da pele, reduzir linhas finas e rugas e até combater a acne.
Como o retinol reduz linhas finas
O retinol vai fazer uma espécie de esfoliação química na pele, estimulando e acelerando a renovação celular.
Assim, a dermatologista Gabrielle Mendonça explica: “ele é um grande aliado na redução de rugas e linhas de expressão, bem como estimula a produção de colágeno com melhora do viço e qualidade de pele. Melhora também o tônus e a firmeza da pele, sendo uma excelente opção no tratamento de acne, poros e manchas da pele.”
+ Retinol: dermatologista explica os benefícios
Cuidados redobrados
Muita gente acaba confundindo o retinol com o ácido retinóico.
“Ambos são derivados da vitamina A, mas o retinol é bem menos irritativo do que o ácido retinóico, por isso seu uso é bem mais seguro. O ácido retinóico é fotossensibilizante, ou seja, deixa a pele sensível à exposição solar. Seu uso durante o dia pode causar queimaduras e consequente manchas, por isso, só deve ser usado à noite.
O retinol não é fotossensibilizante, porém não é recomendado a exposição solar usando esse composto, mas pode ser usado durante o dia com protetor solar. Quando penetra na pele, o retinol é convertido em ácido retinóico.”, explica dra. Gabrielle.
+ Por que o protetor solar é importante?
Assim, o uso do retinol, mesmo que mais estável e seguro, exige cuidados. É importantíssimo que você use seu cosmético seguindo as indicações do seu médico e do fabricante.
Alguns, por exemplo, indicam iniciar o uso em dias alternados para não sentir desconforto ou sensibilidade na pele.
Outro cuidado é jamais esquecer de usar o protetor solar, afinal, com a pele mais exposta e se renovando, a luz e os raios UV têm mais chance de causar danos ou manchas e assim, o efeito do tratamento seria inverso. Portanto, a recomendação da dermato é usar FPS 30, no mínimo.
Além disso, a médica alerta: “Pessoas que estão com a pele inflamada, com eczema, queimadura, lesão ou gestantes não podem usar o retinol, sob pena até de má formação do feto”.
+ Bakuchiol: dermatologista explica os benefícios
De olho na concentração
Existe a possibilidade de ter várias concentrações diferentes desse ativo poderoso no seu creme.
A pessoa ideal para fazer a indicação ou prescrição personalizada para sua necessidade é o seu dermato. Afinal, a quantidade de retinol pode determinar o ritmo do seu tratamento e até se sua pele poderá ficar sensível ou não.
Normalmente, quando compramos o cosmético pronto já formulado, ele possui uma concentração mais segura e você deve ficar atenta à indicação de uso da embalagem.
+ Conheça o O Sérum Facial de Retinol e Niacinamida da linha de skincare Océane
Outros benefícios
Além de reduzir linhas finas, o retinol ainda consegue combater a acne. Isso, porque a renovação que ele provoca desobstrui a pele, tendo menos chances dos poros ficarem entupidos e assim, inflamados e com espinha.
Quer saber mais sobre cuidados com a pele oleosa? Confira nesse post aqui 🙂
Ah, tem cupom especial <3
Acesse o nosso site e utilize o cupom RETINOL10 – e leve 10% OFF extra no sérum de retinol
*oferta não acumulativa com outros cupons e descontos.