blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Silício orgânico: o que é, para o que serve e benefícios!

O silício orgânico é um mineral que ajuda no estímulo da formação do colágeno, sendo ideal para peles maduras. Leia tudo sobre ele aqui!

Redação Océane

22/05/2024

7 min de leitura

Redação Océane

7 min de leitura

mulher cuidando da pele do rosto

mulher com pele mais velha

É, a idade chega para todos. Quem nunca ouviu essa famosa frase, não é? E ela não está errada, já que, quando envelhecemos, começamos a notar mudanças significativas em nosso corpo, como o metabolismo desacelerando, os ossos enfraquecendo e a pele dando sinais de envelhecimento.

Além disso, a derme passa a ser classificada como pele madura — e tudo isso já ocorre aos 30 anos. Sabemos que parece meio assustador, mas não deve ser, assim como nas outras fases da vida, existem agentes químicos que ajudam o nosso rosto a ficar saudável e viçoso, como o silício orgânico.

No post de hoje, revelaremos tudo sobre o silício orgânico: o que é, para o que serve, benefícios, como incluir na rotina e quais outros ativos podem somar ao tratamento de skincare. Preparado para todas essas descobertas? Então, vamos lá!

O que é silício orgânico?

O silício orgânico é um importante mineral que ajuda na atividade oxidante e no estímulo da formação do colágeno, por consequência, serve para deixar a pele hidratada, jovial, firme e viçosa¹. Dessa forma, inibe o aparecimento dos temidos sinais de envelhecimento do rosto: linhas de expressão, rugas, flacidez, pigmentação irregular e opacidade.

Todas essas manifestações ocorrem após os 30 anos como consequência de dois processos de envelhecimento cutâneo¹:

  • Envelhecimento intrínseco: resultado do desgaste natural das células do organismo, o que impacta na estética da derme;
  • Envelhecimento extrínseco: surge a partir de fatores externos que afetam a saúde do rosto, como poluição, fumo, hábitos alimentares, ingestão de álcool e exposição solar.

Esse ingrediente é encontrado em alimentos vegetais como casca de arroz e flocos de aveia com casca. Mas, após os trinta, esse mineral para de ser absorvido pelo organismo, portanto, os suplementos alimentares líquidos, em gel e em cápsulas se tornam a melhor opção para repor o agente químico.

sílicio

Como funciona a reposição de silício orgânico no corpo?

O mineral é encontrado em três formas químicas: sílica, ácido ortossilícico e dióxido de silício, sendo a opção em ácido a que tem demonstrado maior eficiência na melhora da estética capilar e corporal. Essa reposição pode ocorrer por meio da alimentação rica nos seguintes alimentos orgânicos:

  • Aveia;
  • Arroz integral;
  • Feijão;
  • Quinoa;
  • Lentilha;
  • Espinafre;
  • Banana;
  • Maçã;
  • Uva;
  • Ervilha;
  • Couve;
  • Brócolis.

Lembrando que isso é válido apenas para quem tem menos de trinta anos, porque o corpo dificulta a reposição desse nutriente após essa idade. Portanto, muitos especialistas acabam recomendando os suplementos para repor o agente químico. A dose e a periodicidade necessárias devem ser recomendadas por um médico após analisar o seu caso.

Quais são as vantagens do silício orgânico?

A saúde da pele, dos cabelos e das unhas são as principais vantagens do agente químico no corpo². Além dessas, existe impacto na elasticidade dos vasos sanguíneos e das artérias para que o fluxo do sangue ocorra normalmente, prevenindo doenças como a Doença Arterial Periférica (DAP) e as famosas varizes.

Sabemos que a sua principal preocupação é a estética do rosto e corpo, por isso, selecionamos as vantagens de repor corretamente o silício orgânico. Vem descobrir:

Retarda os sinais de envelhecimento da pele

Kits para Skincare

Assim como nosso organismo, a nossa pele dá sinais conforme o tempo passa, são os populares sinais de envelhecimento da derme, você já deve ter ouvido comentarem muito sobre eles: ressecamento, rugas, linhas finas, opacidade, flacidez e perda de contorno facial.

O silício orgânico está relacionado ao estímulo da síntese do colágeno que, por sua vez, ajuda na firmeza, na elasticidade e na hidratação da pele. O resultado é um rosto jovial com aquele viço que a gente sempre desejou, principalmente após os trinta anos.

Além do suplemento, é possível investir em um cronograma de skincare para a pele madura, nele, você deve limpar, hidratar e proteger o rosto com produtos adequados para o seu tipo de derme. Ainda, pode incluir séruns com ativos que minimizam os sinais de envelhecimento, como o retinol e a poderosa vitamina C.

Dá mais saúde ao cabelo e às unhas

O envelhecimento natural dos órgãos, isso inclui a pele, acarreta mudanças em todo o corpo, inclusive no cabelo e nas unhas, os quais ficam mais frágeis e quebradiços. Por isso, a suplementação com silício orgânico é um salva-vidas para restaurar a vida e a beleza estética dessas partes.

Com o passar do tempo, seja por fatores internos ou externos, a estrutura dos nossos cabelos e unhas se modificam, isso pode deixá-los fragilizados, sendo suscetíveis à queda e à quebra. Por vezes, quando as unhas estão finas e os fios caem muito, pode indicar a deficiência desse mineral no corpo.

Mas, é claro, que se faz necessária uma avaliação precisa de cada caso para avaliar a raiz do problema e tratá-lo adequadamente. Por isso, o mais adequado é buscar especialistas que te ajudem a solucionar o seu caso e passem tratamentos personalizados após o diagnóstico.

3 ativos complementares para combater os sinais de envelhecimento

Se você busca uma pele linda, deve apostar em uma rotina de cuidados com o rosto para alcançar resultados satisfatórios e perenes. Nesse caso, os ativos de skincare podem te ajudar muito, já que atuam para fornecer benefícios específicos para sua derme, como tratar a pigmentação irregular, linhas finas e rugas, alcançando o efeito lifting sem cirurgia. Selecionamos três ativos para investir de olhos fechados, confira!

1. Retinol

O retinol é um ativo derivado da vitamina A, ele é essencial para promover a renovação celular e auxiliar na produção de colágeno. Tudo isso contribui para a melhora nas linhas de expressão, na textura, na luminosidade e na firmeza da pele, ainda, combate os poros dilatados — é simplesmente incrível!

Você encontra o retinol em cremes, máscaras faciais e séruns de tratamento, como o sérum facial de retinol e niacinamida da Océane. A combinação desses ativos é ideal para peles maduras porque age para suavizar linhas de expressão, rugas e combater a flacidez no rosto.

Incluir esse ativo na rotina de skincare é ideal para peles jovens e maduras, além de ser super prático. Basta aplicá-lo todos os dias na sua skincare noturna.

produto com retinol da oceane

2. Ácido hialurônico

Outro ativo queridinho das peles maduras é o ácido hialurônico. O sérum de tratamento com Hyaluronic Acid hidrata muito enquanto ajuda a combater as rugas e as linhas finas presentes, principalmente, na testa, no bigode e nas regiões abaixo dos olhos. É uma excelente alternativa para quem deseja combater o envelhecimento precoce ou suavizar os sinais que já aparecem na face.

3. Vitamina C

produto com vitamina c da oceane

Queridinha de todos os influencers de skincare, a vitamina C está presente em cremes hidratantes, tônicos faciais, brumas, séruns de tratamento e géis de limpeza para estimular a produção de colágeno, proteger a pele dos danos causados pelos radicais livres, reduzir a inflamação e dar aquele glow no rosto.

Inclua os produtos de skincare com vitamina C na sua rotina de cuidados com a pele para sentir os resultados em alguns dias!

Kits para Skincare

Chegamos ao fim do nosso post sobre silício orgânico. Por aqui, você descobriu o que é, para que serve, benefícios e como incluir o mineral na rotina de cuidados com a pele madura. Aproveite para descobrir outros ativos para acabar com a flacidez no rosto. Até logo!

Referências

¹ CORDEIRO, B. M.; MACHADO, K. E.; WEICKERT, L. M. Benefícios do silício orgânico como ativo cosmético na prevenção do envelhecimento cutâneo / Benefits of organic silicon as a cosmetic active in the prevention of skin aging. Revista de Psicologia, v. 16, n. 63, p. 250–266, 31 out. 2022. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3524. Acesso em 29 abr. 2024.

compartilhe