blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

8 benefícios de usar soro fisiológico no rosto

Tá na dúvida se o soro fisiológico é uma boa seu rosto? Vem cá descobrir oito benefícios para a sua pele e como incluir o produto em sua rotina.

Redação Océane

27/02/2023

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

Modelo com toalha enrolada em seu cabelo, usando roupão cinza aplicando soro fisiológico em seu rosto com um algodão

Usar soro fisiológico no rosto é um truque de skincare bem antigo, que voltou à tona com as trends do TikTok e os comentários positivos das blogueiras e influencers. Mas, afinal, será que é tudo isso mesmo?

Primeiro a gente precisa entender o que é, né? O soro fisiológico é uma solução composta por água destilada e 0,9% de cloreto de sódio — o bom e velho sal.

Com poucos ingredientes, a fórmula tem um pH neutro, pode ser usada em diversas aplicações. Vamos te mostrar ao longo desse post que sim, o soro fisiológico é benéfico para a pele e pode complementar nossa rotina de cuidados de várias formas. Confira!

8 benefícios do soro fisiológico no rosto

Agora que você já entendeu (ou relembrou) o que é soro fisiológico, é hora de aprender quais são os benefícios para a pele do rosto e decidir se vale a pena ou não incluir em sua rotina de skincare. Veja!

1. Controle de oleosidade

Alô, migas da pele oleosa! Tá aqui uma opção para ajudar a controlar a oleosidade da sua pele! Por ser uma solução neutra, bem semelhante ao pH de uma pele saudável, ele diminui a produção de sebo e, consequentemente, diminui a oleosidade.

Mas atenção, isso não significa que ele substitui a ação de um bom sabonete facial, tá? Ele funciona como um complemento, como se fosse um tônico suave.

Modelo com soro fisiológico aplicado em seu rosto

2. Hidratação facial

Uma pele saudável é uma pele hidratada, de dentro para fora e de fora para dentro! Então, para dar um plus na hidratação do seu rosto sem pesar, o soro fisiológico pode ser um grande aliado.

Uma boa opção é borrifar soro geladinho e aplicar seu hidratante preferido com a pele ainda molhada. Depois, é só esperar secar e ir dormir, no outro dia você já pode notar a diferença.

3. Ameniza o inchaço das olheiras

Ai, ai, as olheiras… Quando elas aparecem, fica difícil esconder que não tivemos uma noite boa de sono. Mas calma que a gente tem uma solução: soro fisiológico!

A dica é deixar seu soro sempre na geladeira ou colocar alguns minutinhos no freezer. Depois, é só fazer uma compressa de soro gelado com algodão, deixar em cima das olheiras e esperar o milagre acontecer!

Por conta das propriedades da solução e a temperatura, essa compressa ajuda a contrair os vasos sanguíneos, diminuindo a intensidade dos pigmentos, o inchaço e o aspecto de cansaço.

Confira: Olheiras: quais são os tipos e como tratar?

4. Aumenta a duração da maquiagem

Lembra que a gente comentou que o soro regula o pH e controla a oleosidade? Então, essas funções contribuem para a duração da make, funcionando mais ou menos como um primer.

Mas, se você quiser potencializar ainda mais a duração da sua maquiagem, tente seguir a ordem de preparação de pele: limpeza > soro > hidratante > primer.

Modelo aplicando soro fisiológico com algodão em sua bochecha

5. Acalma pele sensíveis

Quem tem pele sensível sempre tem medo de testar produtos novos, né? Mas com o soro fisiológico você pode ficar mais tranquila, afinal tem um pH bem próximo ao da nossa pele, poucos ativos e, geralmente, usado em bebês.

Então, nos dias em que estiver com a pele mais sensibilizada, tente aplicar soro em sua pele ao longo do dia para ajudar a restabelecer a barreira cutânea com ação hidratante.

6. Limpeza da pele

O soro não tem ativos de limpeza, já que limpar a pele do rosto requer algumas etapas, ou seja, não substitui uma loção de limpeza. Entretanto pode complementar a ação, ajudando a retirar as impurezas na camada superficial da pele.

Outra vantagem disso é o soro ser absorvido com mais facilidade do que a água em nossa pele, portanto cria um efeito visual mais limpo e aveludado.

7. Diminui a aparência de poros abertos

Sabe quando você se machuca e precisa colocar gelo na ferida? Esse processo é chamado de vasoconstrição e pode ser usado a favor da sua pele com os ativos do soro fisiológico.

Dessa forma, para evitar poros dilatados durante o dia – e garantir que fiquem bem fechadinhos, é só fazer uma compressa ou máscara com soro gelado em toda a face.

8. Remove resquícios de cloro da pele

Se você mora em uma cidade com excesso de cloro na água e está sentindo sua pele irritada e ressecada por conta disso, uma boa alternativa é incluir uma dupla limpeza com soro fisiológico ou, até mesmo, enxaguar seu rosto com soro. Assim, você garante todos os benefícios do produto e não deixa seu rosto sensibilizado.

Como usar soro fisiológico no rosto?

Para obter os benefícios completos, é ideal optar pelo soro fisiológico gelado, então, mantenha sua solução na geladeira de skincare por no máximo quinze dias. Depois, para aplicação, você pode optar por uma das três opções:

Em spray

Borrifar é a forma mais prática de incluir o soro na sua rotina de skincare. Para isso, você pode comprar um spray ou reaproveitar de um produto finalizado, trocando o frasco do seu soro de forma prática.

Com algodão

Você pode aplicar o soro fisiológico do mesmo jeito que aplica um tônico: umedecendo um algodão e deslizando em seu rosto com movimentos suaves de dentro para fora.

Em máscaras faciais

Principalmente em máscaras de argila que vêm em pó, o soro se torna um excelente substituto para a água mineral filtrada e, ainda, propõe mais benefícios.

Veja também: Máscara de argila: como fazer e para que serve

Tem alguma contraindicação para usar soro fisiológico no rosto?

Não tem nenhuma contraindicação! Usar soro fisiológico só traz vantagens para a pele e seu bolso! Além disso, é uma solução que pode, inclusive, ser usada por crianças e bebês sem causar danos.

Gostou do conteúdo? Fique de olho em nosso blog para conferir outras dicas de skincare, beleza e maquiagem. Até a próxima!

compartilhe