A gente sabe que bate aquele desespero ao sentir alguns sintomas físicos e não fazemos a menor ideia do que aquilo significa, não é? E isso fica ainda mais desesperador quando estamos em uma fase estressante da nossa vida e nos deparamos com vermelhidão e coceira incessantes em nosso corpo.
Esses sintomas podem significar que você está com dermatite nervosa. Mais conhecida como alergia do estresse, essa condição surge como uma reação natural do nosso organismo a picos de ansiedade, ameaça e tensão.
Nesse combo de sintomas que só parecem piorar, temos uma boa notícia para te dar: a dermatite emocional tem tratamento e existem formas de evitá-la. No post de hoje, explicaremos tudo sobre o assunto, além de dar dicas práticas para nunca mais ter essa reação corporal, vem descobrir!
O que é dermatite nervosa?
É normal ouvirmos comentários sobre alergias causadas por agentes externos, como irritação a medicamentos, picadas de insetos e até determinados tipos de comidas, entretanto, não é tão comum falarmos sobre condições ocasionadas por fatores internos, como ocorre com a dermatite nervosa.
Essa doença dermatológica surge por meio de uma reação natural do nosso corpo aos elevados níveis de estresse, ansiedade e outros problemas emocionais, deixando a pele sensibilizada com áreas avermelhadas que causam muita coceira e descamam.
A coceira é daquelas que é difícil controlar, isso faz com que as lesões piorem, deixando a pele mais sensível e avermelhada. Se o corpo continua em um estado emocional de estresse, a infecção dermatológica tende a piorar e a permanecer mais tempo ativa.
Quais são as causas da dermatite emocional?
Os elevados níveis de cortisol, popularmente conhecido como hormônio do estresse, faz com que o nosso organismo, principalmente o sistema nervoso, fique desequilibrado e o resultado evidente na nossa pele, seja do corpo ou do rosto.
É possível notar de longe os pontinhos avermelhados que surgem em uma pequena região e tendem a se espalhar quando não tratados adequadamente. Um exemplo comum é a aparição no rosto com o espalhamento até o pescoço.
Como identificar se está com dermatite no corpo?
A aparência entrega a alergia do estresse: observe quais são as características das inflamações que surgem. Quando for dermatite emocional, se manifestam erupções cutâneas em tons distintos de vermelho que ficam sensíveis com a presença de pequenas bolhas e a pele fica descamando.
A coceira é outro fator que entrega a alergia emocional, a região avermelhada coça intensamente e, ao friccionar a parte irritada, a dermatite tende a piorar. Nesses casos, a solução mais eficiente é buscar ajuda médica para iniciar um tratamento adequado que evita a propagação da alergia.
Quais são os tratamentos para a dermatite nervosa?
Todos os tipos de dermatite, incluindo a seborreica, têm tratamento! O ideal é buscar ajuda de um dermatologista para que esse profissional avalie a situação e personalize um cuidado adequado para o estágio da sua alergia ao estresse.
Geralmente, os tratamentos para dermatite do estresse são feitos com antialérgicos que aliviam a coceira e as erupções cutâneas. Os casos mais severos da doença exigem uso oral e medicamentos tópicos corticoides, além de indicações de práticas que aliviam o estresse, como atividades físicas e relaxantes.
5 dicas para evitar a alergia emocional
A principal forma de evitar a dermatite nervosa é inibir que os níveis do hormônio do estresse aumentem a ponto de causar um desequilíbrio em todo organismo. Mas é fato que o estresse é uma resposta natural do corpo e, de certa forma, é inevitável termos essa reação, não é?
Por isso, existem hábitos que podemos adquirir para relaxar o corpo e a mente se livrando de toda essa tensão e impedindo que os níveis de cortisol se elevem a ponto de ocasionar erupções cutâneas. Selecionamos cinco dicas para fazer isso no dia a dia, vem conhecer!
1. Faça meditação constantemente
A prática da meditação é um ótimo hábito para aliviar a tensão corporal enquanto descansa a mente, afinal, é uma forma simples de autocuidado que pode ser feita sozinha ou em grupo. Para realizar isso, reserve um tempo na rotina e crie um ambiente relaxante com almofadas, mantas e uma boa trilha sonora para induzir o relaxamento profundo.
Após isso, encontre uma postura confortável, feche os olhos e se concentre apenas na sua respiração, inspire profundamente pelo nariz e solte o ar aos poucos pela boca. Você pode contar com vídeos e áudios de meditação guiada para ajudar no início!
2. Utilize a aromaterapia para relaxar o corpo
A aromaterapia usa fragrâncias para induzir o relaxamento corporal explorando o olfato. Geralmente, são usados óleos essenciais para estimular diferentes tratamentos, como o perfume de lavanda que ajuda a aliviar a ansiedade com a terapia de aromas.
É possível realizar uma sessão de yoga e incluir um difusor com óleo essencial para ampliar a sensação de relaxamento. Outra alternativa para usar o óleo essencial é incluir algumas gotinhas no piso do box do banheiro para inalar o aroma calmante no momento do banho.
3. Realize um spa day para desestressar
Quem nunca quis um dia de princesa em um spa, não é? Esse sonho pode ser mais frequente e acessível do que você imagina, já que é possível realizar um spa day em casa! Assim como a meditação, é necessário criar um ambiente relaxante com música e fragrâncias de aromaterapia, você pode usar velas perfumadas para deixar o visual acolhedor.
Faça a sua skincare em todas as etapas, tome um banho relaxante, cuide das madeixas e, por fim, tenha uma sessão de yoga ou meditação. Esse ato de autocuidado é essencial para deixar o corpo e a mente leves!
4. Faça automassagem no rosto e no corpo
Assim como o spa day, a automassagem é uma dica eficiente para aliviar o estresse e evitar a dermatite nervosa. Você pode incluir a massagem facial todos os dias na sua rotina de skincare, pois ela contribui para aliviar a tensão muscular do rosto, evitar o estresse e a ansiedade, além de melhorar o aspecto da pele.
Já a massagem corporal pode ser feita com uma frequência menor, de preferência ao menos uma vez por semana. Explore algumas técnicas, como effleurage, petrissage e ponto trigger para aliviar os pontos de tensão. Essa é uma prática que pode ser feita sozinha ou acompanhada, viu?
5. Mantenha um hobby que faça bem à mente
Qual é o seu hobby, aquele que você faz e se sente relaxada instantaneamente? Manter um passatempo na rotina é essencial para aliviar o estresse e evitar a alergia emocional. Escolha diferentes formas de se descontrair, desde musculação, corrida, escrita, leitura, tocar instrumento, cantar e até fazer sua skincare.
O skincare, aliás, combina o ato de se cuidar com a rotina que deixa sua pele radiante, saudável e com aquele aspecto jovial que a gente ama. De todas as formas, o mais importante é encontrar uma válvula de escape para relaxar e evitar que o hormônio do estresse aumente!
Chegamos ao fim do nosso guia sobre dermatite nervosa, por aqui, explicamos tudo sobre o assunto, inclusive tratamentos e maneiras eficientes para evitar. Aproveite para descobrir como usar um difusor para fazer suas sessões de aromaterapia.
Até logo!