Bastam dois segundos parado e refletindo sobre a vida para bater aquela curiosidade: como será meu futuro? E, nessas horas, tudo que queremos é uma bola de cristal para descobrir os eventos que estão por vir. Só que, enquanto esse instrumento não chega, a gente pode desfrutar de algo bem parecido: a mandala astrológica no Tarot.
Podemos ver a mandala astrológica como um jogo cronológico que parte do cenário presente para as tendências do futuro. Tudo isso é feito a partir do mapa astral que incorpora cores e símbolos a fim de criar uma representação visual que ajuda no autoconhecimento dos dias atuais e futuros — já bateu a curiosidade para saber o seu, né?
Essa representação é feita através de um mapa com doze casas, ele é preenchido com as cartas de Tarot, assim são tiradas uma para cada setor na versão tradicional da previsão astrológica. Criamos um guia para você fazer e interpretar a sua mandala astrológica, vem conhecer cada casa!
Casa 1 — Áries
Assim como os signos, as casas astrológicas são divididas em doze, elas representam diferentes setores da nossa vida, como amor, família e trabalho. Os planetas são os principais responsáveis por mandar energias que moldam o signo que rege cada setor, por exemplo, a casa um é regida por Marte tendo Áries como signo natural.
O número dessa casa já diz tudo: começo. Essa separação traz ideias relacionadas ao nosso corpo físico e como damos um play nas tarefas e nos sonhos da nossa vida. Sendo assim, esse setor tem relação com a formação corporal, aquela que herdamos da nossa família, e mental, partindo para a elaboração da nossa personalidade e do temperamento.
Casa 2 — Touro
Quem conhece as características dos signos sabe que Touro é pé no chão e ama os prazeres mundanos, não à toa, a casa dois regida por Touro em Vênus traz posses, fortuna, investimento, estabilidade financeira e autovalorização. E isso vai muito além de só ganhar, ganhar e ganhar, essa casa se relaciona também sobre como a gente gasta toda essa grana.
Casa 3 — Gêmeos
Gêmeos e adaptabilidade andam juntinhos, esse signo é curioso, criativo e inovador, só que para tudo isso acontecer o geminiano precisa ser desenrolado, existe forma melhor do que fazer isso com a comunicação? A casa três na astrologia, regida pelo signo dos irmãos, representa a intercomunicação, as trocas, a sabedoria e o aprendizado em nossas vidas.
Já o planeta que rege esse departamento astrológico é Mercúrio, que envolve a forma com a qual o nosso corpo se relaciona consigo e com as demais pessoas socialmente. Além disso, esse astro demonstra como tudo é flexível e mutável, trazendo a adaptabilidade para a nossa vida!
Casa 4 — Câncer
Quem a gente é hoje é definido por quem a gente foi lá no passado e os signos sabem bem disso, não à toa, temos a casa quatro na astrologia para nos lembrarmos das nossas raízes. O signo de Câncer é regido pela Lua e representa nossas raízes, isso se estende para questões genéticas, físicas e emocionais vindas da nossa família e ancestrais.
Casa 5 — Leão
Assim como a Lua representa nossas raízes, o Sol representa nossa energia. Esse astro rege a casa cinco na astrologia, a seção de Leão, que representa o amor (para si próprio e aos outros), autoestima, diversão e prazer mundano. Nessa seleção, são tratados assuntos íntimos como paixões, formação de família, casamentos, amantes e amigos — uma representação bem íntima, viu!
Casa 6 — Virgem
Virgem é metódico, ama uma rotina organizada e muito detalhada, sem contar que são extremamente perfeccionistas, por isso, sempre se irritam quando as tarefas saem do controle. A casa seis, que tem esse signo como autor principal, representa os esforços diários que precisamos fazer para alcançar nossos objetivos.
Assim como a casa três, a seleção de Tarot seis traz Mercúrio como planeta regente, isso ocorre pelo poder de comunicação desse astro. Nesse contexto, são exploradas as características de adaptabilidade, flexibilidade e agilidade para ir atrás dos seus objetivos — chega a dar inveja desses atributos, não é?
Casa 7 — Libra
O libriano é um ser sociável nato, essa característica é tão forte que se manifesta na casa sete. Regido por Vênus na astrologia, que representa a seção dos relacionamentos, não estamos falando somente de matches amorosos, mas também da forma com a qual lidamos conosco, com familiares, amigos e colegas de trabalho. Além disso, esse departamento traz a racionalidade para o jogo, sempre prezando pela harmonia nas relações.
Casa 8 — Escorpião
A casa oito da mandala astrológica é a seleção que traz Escorpião como signo e Plutão como planeta que, juntos, representam a transformação e a resiliência diante de situações complexas da nossa vida. Essa etapa está mais relacionada à nossa energia destrutiva e reconstrutiva.
Casa 9 — Sagitário
Viva a vida como um sagitariano, esse é o desejo de muitos, não é? Os sagitarianos vivem com leveza e autoconfiança, levando essa representação para a casa nove da astrologia. Essa etapa, junto a Júpiter, o planeta regente, traz o conhecimento, a empatia, a resiliência e a capacidade de lidar com as adversidades no dia a dia.
Casa 10 — Capricórnio
Na mandala do Tarot, a casa dez da astrologia traz como signo Capricórnio e planeta Saturno, uma união que representa a nossa carreira e o nosso jeito de ser perante as figuras de autoridade. Dessa forma, são colocadas na mesa nossa reputação profissional e as ambições relacionadas ao nosso trabalho.
Casa 11 — Aquário
O aquariano tem um jeito próprio de viver, uma forma original e independente que cativa as pessoas. Esse signo rege a casa onze na astrologia e traz para jogo todos esses atributos, dessa forma, representa na mandala a inovação, a criatividade, a energia e os pensamentos voltados para o futuro. Esse grupo é regido por Urano que simboliza os amigos e as comunidades sociais.
Casa 12 — Peixes
A última casa da mandala cigana, o departamento doze do mapa astral, é regido pelo signo de Peixes e pelo planeta de Netuno, representando aqueles assuntos e acontecimentos que são maiores que a gente, os quais despertam sentimentos e emoções inconscientes.
Podemos resumir essa parte como um ângulo que foca no nosso lado emocional quando relacionado a outras pessoas. Essa é uma das casas terrestres mais intrigantes da mandala astrológica porque, geralmente, mostra percepções que não são nada óbvias.
Está pronto para descobrir o que a mandala astrológica tem para revelar sobre você? Prefira fazer essa experiência acompanhado de um profissional tarólogo, mas é possível realizar essa representação em casa, basta imprimir o mapa e realizar a tiragem corretamente do baralho para ler seu âmago astral!
Chegamos ao fim do nosso guia sobre a mandala de Tarot. Aproveite para descobrir quais são os signos que combinam no amor e na amizade. Até o próximo post!