Não seria mágico se existisse um hobby que fizesse bem para nossa saúde corporal e mental? Spoiler: existe uma forma de aliviar o estresse, a ansiedade e, de quebra, relaxar e aliviar dores corporais. Parece bom demais para ser verdade, mas estamos falando da prática de yoga.
Só que temos que te fazer um alerta: essa prática é viciante. Quando você menos esperar, estará com bolsas específicas para fazer uma aula e sabendo todas as asanas. O lado bom é que existem vários benefícios no yoga quando praticado regularmente, e vamos te contar todos eles. Venha conhecer seu novo hobby favorito!
Sumário
Toggle1. Diminui os níveis de estresse e ansiedade
O primeiro benefício do yoga é a diminuição do estresse e da ansiedade. A prática milenar é muito popular por isso, e não é à toa. Ela é extremamente relaxante porque tem posturas e técnicas de respiração que induzem ao estado de calma, reduzindo a tensão muscular e a sobrecarga mental.
O controle da respiração, uma técnica também utilizada na prática de meditação, ativa o sistema nervoso parassimpático a fim de promover a tranquilidade e reduzir a ansiedade. Experimente fazer aula de três a cinco dias por semana, até mesmo diariamente, para dizer adeus ao estresse.
2. Melhora o humor
O nosso humor pode ser afetado, negativa e positivamente, por diversos fatores, como estresse, desequilíbrios hormonais, padrões de pensamentos negativos, estado mental e falta de sono. Em todos esses casos, o yoga pode ajudar a equilibrar os hormônios do estresse, aliviar as tensões e ampliar a sensação de bem-estar.
Ah, é importante destacar que a visita a um médico é indispensável para realizar um tratamento eficiente quando o mau-humor é algo frequente. Uma dica é explorar outras técnicas de relaxamento, como yoga facial e banhos relaxantes durante a semana.
3. Amplia a concentração, o foco e a produtividade
Que atire a primeira pedra quem nunca sofreu com isso: o deadline para entrega de um trabalho ou projeto chegando, você começa a realizá-lo, mas perde a atenção facilmente. Isso atrasa suas entregas e até atrapalha a produtividade no trabalho ou nos estudos.
Ter foco é desejo de muitas pessoas, entretanto, poucas conseguem alcançar esse estado. Práticas de atenção plena, como meditação e yoga, ajudam a criar o hábito de focar no presente. Isso amplia a concentração durante a execução de atividades cotidianas. O melhor é que você sente o efeito após poucas aulas!
4. Alivia as dores corporais
Embora não seja considerado um exercício físico¹, o yoga pode ser unido às demais atividades para conquistar benefícios à saúde corporal e mental. A prática milenar ajuda a reduzir a tensão muscular, melhorar a circulação sanguínea e ativar o sistema nervoso parassimpático. O resultado disso é um corpo mais relaxado e livre de dores.
Além disso, a prática regular de yoga gera outro benefício: a liberação de endorfina. Um hormônio produzido pelo nosso corpo que melhora a memória e o humor². Esse processo também é um dos principais responsáveis por contribuir para o alívio de dores corporais.
5. Controla a pressão e os batimentos cardíacos
Alguns mecanismos fisiológicos são os grandes responsáveis por controlar a pressão e os batimentos cardíacos. Um deles é o sistema nervoso parassimpático. Quando ativado por meio do yoga, ele reduz a frequência cardíaca e a pressão arterial, promovendo relaxamento.
6. Aumenta a qualidade do sono
Assim como a prática de atividades físicas, realizar aulas de yoga regularmente ajuda a aumentar a qualidade do sono. Isso é resultado da redução das tensões, diminuição do estresse, melhora na respiração e equilíbrio hormonal que induzem ao estado de descanso e regulam os ciclos do sono.
Além da prática milenar, é possível contar com outras estratégias para te ajudar a ter uma noite de sono dos Deuses. Estabelecer horários de descanso, ficar longe das telas (como celulares e televisores) antes de dormir e aromatizar o ambiente com os melhores óleos essenciais para dormir são algumas dessas táticas para descansar melhor!
7. Intensifica a força muscular
A prática do yoga conta com várias posturas, muitas delas exigem equilíbrio, flexibilidade e força. Isso ajuda a ampliar a mobilidade, aprimorar a estabilidade corporal, potencializar a coordenação motora e fortalecer músculos ao longo do tempo, sem contar que contribui para aumentar a resistência do corpo. É um verdadeiro sonho: relaxar e ficar mais forte, não acha?
8. Amplia a flexibilidade e a mobilidade
Quem faz atividades físicas — principalmente de força, como musculação e crossfit — sabe como a flexibilidade e a mobilidade são importantes para alongar os músculos e os tecidos conectivos em uma articulação, bem como melhorar a amplitude de movimento.
Um dos melhores benefícios do yoga é melhorar a capacidade de movimento do corpo. As posturas Cão de cabeça para baixo ou Ponte alongam músculos das pernas, costas e ombros, promovendo maior elasticidade muscular ao longo do tempo. Enquanto a posição do Guerreiro melhora a mobilidade das articulações, permitindo maior movimento controlado e sem dor.
Como começar a praticar yoga?
Agora que você já se apaixonou pelos benefícios do yoga, com certeza, deve estar querendo saber como iniciar a prática milenar, certo? Tudo que você precisa é de um tapete de yoga, roupas confortáveis e força de vontade. A atividade pode ser feita sozinha ou em grupo.
Em casa, você pode contar com vídeos disponíveis na internet gratuitamente ou em plataformas pagas. Prepare o ambiente com velas perfumadas e um som relaxante antes de dar o play. Em grupo, leve apenas seus acessórios para fazer a aula!
E aí, qual desses vários benefícios do yoga te conquistou para iniciar a prática? Por aqui, explicamos todos os benefícios da prática das asanas. Continue sua jornada pelo bem-estar ao descobrir como fazer massagem facial. Nos vemos no próximo conteúdo!
Referências
¹ FERREIRA, I. Yoga e exercícios físicos proporcionam benefícios complementares. Disponível em: <https://jornal.usp.br/radio-usp/yoga-e-exercicios-fisicos-proporcionam-beneficios-complementares/>. Acesso em: 9 jan. 2025.
² GABRIELA VITÓRIA ANDROCZEVECZ; LUÍS, J.; ZENDRON, F. Endorfina – a amina do bem-estar. Anais da Mostra de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cidadania (MEPEC), v. 3, p. 23–23, 2018. Disponível em: <https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/MEPEC/article/view/335>. Acesso em: 9 jan. 2025.