Você já aprendeu por aqui que viajar sozinha não é um bicho de sete cabeças, é super fácil tirar esse sonho do papel se você seguir alguns passos que priorizam a segurança e o planejamento, mesmo que essa organização ocorra alguns dias antes de embarcar, viu? Uma dessas etapas é escolher para onde ir.
Escolher o destino pode até parecer simples, mas quando vamos sozinhas, precisamos considerar algumas informações, como facilidade de acesso, segurança e disponibilidade de hospedagem e de passeios para fazer. E, mais uma vez, a gente vai te ajudar nisso! A Océane selecionou os melhores lugares para viajar sozinha, são opções nacionais e internacionais. Venha descobrir tudo para selecionar sua próxima rota.
Pipa (RN)
Vamos abrir nossa lista com um dos destinos mais desejados do Brasil: Pipa, no Rio Grande do Norte. A mais famosa praia do estado fica no município de Tibau do Sul, no Norte do nosso país. O acesso não é dos mais simples, sendo uma excelente opção para quem é mais experiente em viagens sozinhas ou é desenrolada.
A principal rota é a partir do aeroporto ou da rodoviária de Natal. A partir daí, você pode ir via transfer privativo, carro particular, táxi ou ônibus. Por lá, você encontrará uma praia com beleza inexplicável, uma energia única e muitos passeios, sem contar as vistas panorâmicas para o litoral.
É um destino para quem curte praia e quer aproveitar o sol e a areia; aliás, considere isso na hora de arrumar a sua mala de viagem. Leve roupas mais frescas e não se esqueça de pensar em looks para aproveitar os rolês noturnos que a cidade oferece. Sempre se mantenha vigilante e tome muito cuidado com as ruas vazias, combinado?
Salvador (BA)
Salvador é muito popular para quem deseja realizar sua primeira viagem sozinha. A cidade oferece de tudo: praias de beleza esplêndida, rolês culturais e muitas interações com pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo; afinal, é uma cidade voltada para o turismo.
O Farol da Barra é excelente para quem deseja conhecer os principais pontos da cidade, tendo duas das mais famosas praias: Farol da Barra e Porto da Barra. Além de permitir fácil acesso aos principais pontos de Salvador: Igreja Nossa Senhora do Bonfim, Pelourinho, Mercado Modelo e Elevador Lacerda. Para quem deseja fugir da agitação, busque hospedagens em Itapuã ou na Praia do Forte.
Quer uma dica para aproveitar Salvador em grande estilo? Escolha bem o que você levará na mala; afinal, a cidade possui inúmeras opções de passeios. Por isso, não deixe de conferir nosso guia de como economizar espaço na bagagem — você vai precisar das nossas valiosas dicas!
Ouro Preto (MG)
Assim como os nossos outros dois lugares para viajar sozinha no Brasil, Ouro Preto é considerada uma cidade segura. Entretanto, é sempre importante ficar alerta e evitar áreas muito isoladas, combinado? Fora isso, nessa cidade de Minas Gerais, você apreciará um passeio histórico; afinal, a city é cheia de monumentos e igrejas que são verdadeiras obras de arte.
O principal acesso ocorre pela capital, Belo Horizonte. Depois disso, você pode percorrer o trajeto de carro, ônibus, transfer privativo ou mesmo de trem — um charme! Faça um roteiro para visitar os principais museus, como o Museu da Inconfidência e o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas/ UFOPS. Além de apreciar a culinária local, que dá um show à parte.
Ao contrário dos demais destinos, Ouro Preto, geralmente, tem temperaturas agradáveis e clima ameno. Sendo assim, você pode levar roupas adaptadas para essa necessidade. Outra dica é fazer maquiagens para durar o dia todo; dessa forma, é possível curtir os passeios sem preocupações e ainda sair super bem nas fotos!
Chapada dos Veadeiros (GO)
As áreas turísticas da Chapada dos Veadeiros são consideradas bem seguras; além disso, dispõem de várias opções de hospedagem, desde hostels, pousadas até hotéis. Além da principal atração, é possível aproveitar o tempo na região para curtir as cachoeiras, as trilhas e outras atividades alternativas.
A Chapada dos Veadeiros fica entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Teresina de Goiás, Cavalcante, Nova Roma e São João d’Aliança¹. A viagem sozinha ideal tem entre 4 a 7 dias, tempo perfeito para curtir a cultura e a culinária local. Além disso, reserve momentos de autocuidado; para isso, monte a nécessaire de viagem com makes e itens estratégicos de skincare.
Buenos Aires na Argentina
Quer rodar o mundo enquanto desfruta da experiência única de autoconhecimento? Se a sua resposta foi sim, a Argentina é um dos melhores lugares para viajar sozinha internacionalmente. O país dos hermanos tem fácil acesso para brasileiros; só precisa do RG e desenrolar um espanhol. Relaxa, você pode contar com os aplicativos de tradução para te auxiliar também.
Quanto à segurança, valem os mesmos cuidados de quando estamos no BR, com o adendo de ser uma nova cultura, então fique sempre atento, beleza? Por lá, você tem inúmeras opções de passeios e pode decidir quais realizar a partir das suas preferências; algumas opções desejadas são:
- Restaurantes;
- Museus;
- Shows de tango;
- Centro histórico;
- Tour pelas colônias locais;
- Monumentos históricos;
- Passeios de trem;
- Livrarias.
Por ser “logo ali”, o acesso à Argentina pode ocorrer de inúmeras formas, inclusive terrestre, através de ônibus ou carro — uma road trip sozinha, que tal? Uma escolha mais prática e confortável é ir de aeronave; você pode até aproveitar a viagem para fazer um skincare no avião.
Auckland na Nova Zelândia
Está em busca de um lugar para viajar sozinha e sair do BR? Então, pode arrumar as malas que a Nova Zelândia te espera! O país é extremamente seguro e possui inúmeras atrações monumentais que te permitem explorar a cultura e a história incrível dessa região. Alguns locais indispensáveis para você visitar são: Sky Tower, Auckland War Memorial Museum, Viaduct Harbour e Parque Regional de Waitakere Ranges.
A segurança da Nova Zelândia tem lá seus custos para os brasileiros. O país é considerado caro, tendo a NZD, o dólar neozelandês, como moeda nacional. Para chegar lá, é necessário fazer algumas escalas porque não há voo direto. O clima vai depender muito da época do ano, pois tem um verão similar ao nosso e inverno rigoroso. Lembre-se de considerar isso na hora de escolher o que levar na mala para viajar sozinha.
E aí, já escolheu o lugar para viajar sozinha? Por aqui, trouxemos os principais destinos nacionais e internacionais, considerando segurança, cultura e variedade de passeios. Selecione o local de acordo com as suas preferências para curtir muito essa experiência. Se você for de avião, não deixe de conferir nosso post com inspirações e dicas de como montar um aerolook.
Até a próxima!
Referências
¹ ICMBio – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – Localização. Disponível em <https://www.icmbio.gov.br/parnachapadadosveadeiros/quem-somos/localizacao.html>. Acesso em 01 de nov. de 2024.