O suor é sempre incômodo, não importa em qual região do corpo seja. Mas, com certeza, a sudorese facial é uma das que mais incomodam. Afinal, ficam localizadas no nosso cartão de visitas, nos deixando inseguras e até constrangidas em vários momentos. Sem contar que, muitas vezes, atrapalham na resistência da nossa maquiagem e impactam no nosso visual.
Existem várias possibilidades do porquê esse suor excessivo no rosto estar aparecendo, desde o aparecimento frequente das ondas de calor até o consumo cotidiano de café. E há muitas outras motivações que vão te surpreender. Por isso, separamos todos os principais motivos do aparecimento da sudorese facial e como resolvê-la. Let’s go, oceaners!
Sumário
ToggleAltas temperaturas
Que o verão no nosso amado país tropical é rigoroso, a gente já sabe. Só que esse é, de longe, um dos principais motivos do frequente suor no rosto, e isso em todas as idades, viu? Trata-se de uma reação natural do nosso corpo, que realiza o processo de regulação térmica para manter a temperatura interna constante.
O rosto possui muitas glândulas sudoríparas, as responsáveis por produzir suor, além de conter uma quantidade maior de vasos sanguíneos. Tudo isso facilita a liberação da transpiração na face. Mas, calma, nada está perdido. É possível solucionar esse problema e vamos te mostrar como agora!
Como diminuir o suor causado pelas altas temperaturas?
Uma técnica muito popular quando falamos sobre suor no rosto é passar gelo na face. Mas existem outras formas, até mais seguras, de dizer adeus à transpiração facial. Para fazer o rosto parar de suar, opte por roupas leves, hidrate e proteja sua pele corretamente, dê preferência a protetores fluidos.
Sempre que possível, evite ficar exposto diretamente ao sol e prefira ambiente com circulação constante de ar. Para quem usa make, prepare corretamente a pele, sele muito bem o rosto e não deixe de passar um fixador de maquiagem para aumentar a durabilidade do visual.
Medicamentos e doenças
Outro motivo da sudorese excessiva no rosto são os medicamentos, principalmente antidepressivos, antipsicóticos, betabloqueadores, anti-inflamatórios e medicamentos para diabetes e hipertireoidismo. Os remédios podem ocasionar desequilíbrios em diferentes processos do corpo, como a alteração de serotonina.
O suor facial excessivo pode ser um indicativo de doenças, como hiperidrose primária no rosto, distúrbios hormonais (como a menopausa), infecções, febres e outras. Vale destacar que é primordial realizar uma consulta médica para um diagnóstico preciso, combinado?
Como diminuir o suor causado pelos medicamentos?
Cada caso é um caso quando estamos falando de sudorese no rosto ocasionada por medicamentos ou doenças. Pode ser necessário o uso de antitranspirantes ou loções específicas. Em outras situações, também pode ser preciso realizar procedimentos dermatológicos. Sempre consulte o seu médico para que o tratamento para suor não atrapalhe nos efeitos do remédio ou piore a doença.
Fatores emocionais e hormonais
Estresse, ansiedade, gestação e menopausa. São vários os fatores emocionais que podem ocasionar o suor excessivo no rosto. O processo funciona assim: o desequilíbrio hormonal pode afetar a regulação da temperatura corporal, aumentando o volume de sudorese produzido na face.
Como diminuir o suor causado pelos hormônios?
Antes de tudo, você precisa descobrir o motivo dessa desregulação hormonal. Em alguns casos, isso é fácil, como na gestação. Mas quando estamos falando de ansiedade, estresse, depressão e menopausa precoce, nem sempre a motivação é evidente.
Aqui, a forma mais efetiva de diminuir o suor excessivo facial é consultando um especialista para iniciar um tratamento personalizado, principalmente para gestantes. Podem ser recomendados tratamentos tópicos hormonais. O uso de roupas leves e aumentar a hidratação também ajudam muito.
Produtos faciais que obstruem os poros
Os produtos de skincare com ingredientes comedogênicos, como óleo mineral, petrolato, cera de abelha e lanolina, podem representar um risco aos seus poros. Eles bloqueiam a liberação de suor, retendo o calor internamente e sobrecarregando o sistema de termorregulação da pele.
Como diminuir o suor causado pelos produtos faciais?
Aqui, é muito fácil acabar com a transpiração no rosto: basta remover os produtos comedogênicos da sua rotina de autocuidado. Aposte em uma limpeza adequada e nos melhores hidratantes para o rosto. Dessa forma, você trata o problema e deixa a face maravilhosa, do jeito que amamos!
Bebidas e alimentação
Alimentação é tudo, né? Ela pode te dar aquele ânimo para curtir cada dia como se fosse único, assim como pode atrapalhar diversas atividades rotineiras, por exemplo, para manter a concentração. No caso da sudorese, alimentos picantes, cafeína e álcool podem ser os principais causadores da transpiração excessiva no rosto.
Como diminuir o suor causado pela alimentação?
A solução também é simples neste caso: diminuir a ingestão de pimentas, cafeína e álcool. Sabemos que, para os amantes dessas comidas e bebidas, pode ser difícil pensar nessa hipótese, não é? Mas é possível abaixar a quantidade ingerida gradualmente até o volume ser irrisório.
Como cuidar do rosto enquanto trata o suor excessivo?
A rotina de skincare pode ajudar muito a manter a face saudável enquanto você trata o suor excessivo do rosto. Por vezes, pode até contribuir para diminuir a transpiração, por exemplo, quando a causa são produtos que obstruem os poros.
Aposte em uma limpeza suave e use um tônico facial com ácido salicílico para diminuir a produção de sebo e desobstruir os poros. Após isso, hidrate a derme com produtos leves e aplique o protetor solar. Uma dica extra é usar as máscaras faciais para realizar uma esfoliação que remove as pelinhas mortas e previne a obstrução dos poros.
Máscara Facial
E aí, já descobriu qual pode ser a causa do seu suor excessivo no rosto e como tratar essa transpiração? Considere consultar um dermatologista ou outra especialidade médica para te ajudar no tratamento. Se o seu rosto também é oleoso, aproveite para conferir os melhores produtos para combater a oleosidade facial.
Até logo!