blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

O que é cauterização capilar? Saiba como fazer em casa

A cauterização capilar é um procedimento que repõe as proteínas para deixar os fios saudáveis e bonitos. Descubra quais benefícios e como fazer!

Redação Océane

19/04/2024

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

mulher lavando o cabelo

 

mulher cauterizando o cabeloA gente sabe que você é daquelas pessoas que acorda em um belo dia e pensa “por que não mudar meu visual do meu cabelo?”, mas essas modificações vêm acompanhadas de tratamentos químicos que danificam os fios. É aí que entra a cauterização capilar, um tratamento que age profundamente no couro cabeludo para restaurar a vida das fibras capilares.

O processo de restauração envolve diversas etapas e, claro, inúmeros benefícios. Se quer descobrir como restaurar a vida dos seus fios, então você precisa ler este post. Por aqui, te contaremos o que é cauterização, para que serve, como fazer, vantagens e, de quebra, tiraremos dúvidas frequentes sobre o assunto. Vamos lá?

O que é cauterização capilar?

A cauterização capilar é um tratamento que age profundamente no couro cabeludo para reparar danos severos causados, principalmente, por procedimentos químicos. São quatro etapas para restaurar os fios: lavagem, aplicação de produtos específicos, processo de calor e finalização.

Essas etapas agem para reconstruir as fibras, melhorando a textura e fortalecendo os fios. Os produtos capilares precisam ter aminoácidos, queratina e proteína. Resumidamente: a cauterização capilar serve para repor as proteínas que restauram a vitalidade e melhoram a aparência do cabelo.

Como fazer a cauterização no cabelo?

A restauração das fibras capilares é indicada para quem passou por procedimentos químicos intensivos, como coloração, progressiva e exposição frequente a ferramentas de calor, por exemplo, secadores e chapinhas. Você precisará realizar essas etapas para fazer a cauterização no cabelo:

  1. Limpeza: lave as madeixas com shampoos de limpeza profunda. Faça massagem no couro cabeludo para reduzir o estresse, induzir o relaxamento e equilibrar a produção natural de sebo;
  2. Cauterização: chegou a hora de usar a máscara específica para cauterização. As formulações desse produto precisam ter queratina, proteínas, extratos naturais e aminoácidos. Deixe o produto agir e enxágue completamente;
  3. Processo de calor: passe um protetor térmico para prevenir danos capilares, após isso, pranche o cabelo normalmente. Opte por usar a chapinha 4 vezes em cada mecha com, no máximo, 190°C para impedir que o excesso de calor prejudique a fibra;
  4. Finalização: aplique um óleo capilar para finalizar os fios.

Indicamos que o processo seja feito a cada quinze dias. Além disso, você pode reforçar os cuidados com as madeixas com um cronograma capilar específico para cabelos com química.

linha de produtos para cabelo da oceane

Quais são os benefícios da cauterização ao cabelo

A gente sabe quando os nossos fios andam xoxos e capengas, precisando de uma salvação. Sentimos isso só de tocar e olhar nossos fios, pois ficam com a textura áspera, os fios sempre arrepiados, o volume incontrolável e o visual opaco, tudo que a gente não quer, não é?

A cauterização está aí para enterrar esse visual sombrio do nosso cabelo, porque age profundamente para reparar as fibras capilares para deixá-las macias, brilhantes, leves e alinhadas. Mas não é só isso, selecionamos outros benefícios da restauração para você descobrir, conheça!

Hidrata intensamente o cabelo

O principal objetivo da cauterização é recuperar os fios, entretanto, esse procedimento pode ser aproveitado para hidratar e nutrir o couro cabeludo. E isso só ocorrerá quando forem usados produtos formulados com ingredientes apropriados, por exemplo, óleos de jojoba, argan e coco, além de extratos de plantas, como camomila, calêndula, aloe vera e chá-verde.

Protege contra danos futuros

As etapas da reconstrução no cabelo reforçam a estrutura capilar a fim de recompor a densidade e reverter os prejuízos causados pela química. Os resultados disso são fibras fortes, hidratadas, livres de pontas duplas e da porosidade nas estruturas das madeixas. Esses fatores evitam a quebra e o ressecamento dos fios, deixando as mechas cheias de vida e muito saudáveis.

Repara os danos das fibras capilares

Quando citamos o que é cauterização capilar, falamos um pouco sobre a ação dos produtos na reparação. Funciona assim: os produtos têm formulações específicas que atuam profundamente no couro cabeludo para reconstruir a massa do couro cabeludo, enquanto fortalece e protege as estruturas internas e preenche áreas danificadas do cabelo.

Sendo assim, a cauterização repara os danos da raiz às pontas, deixando o cabelo mais saudável, com textura macia, livre dos fiozinhos arrepiados e com um movimento invejável — é tudo que a gente sempre desejou!

máscara para cabelos

Quando devo fazer a cauterização dos fios?

Pense na cauterização capilar como uma heroína para os cabelos quimicamente tratados, porque o tratamento vem para salvar as estruturas fracas, opacas e quebradiças. Portanto, a reconstrução é indicada para quem está sofrendo com as consequências de procedimentos químicos.

Uma dica fenomenal é que você não precisa esperar sentir os efeitos colaterais para realizar a estratégia, é possível realizá-la após fazer processos que exijam muito da saúde capilar, como alisamento e tintura. Repita a cada quinze dias para manter os fios saudáveis e fortes.

Aqui, vai um ponto de atenção: tome cuidado com a periodicidade da execução da cauterização capilar, afinal, realizar o procedimento excessivamente prejudicará as madeixas. Nessa situação, os fios ficam fragilizados, deixando eles opacos, estáticos, sem definição e com tendência à quebra.

Mitos e verdades sobre a cauterização

Temos certeza que, antes de ler esse conteúdo, você já foi bombardeado de informações sobre a cauterização capilar. E como saber quais são verdadeiras e falsas? Selecionamos as dúvidas frequentes que você precisa ler antes de fazer o procedimento!

Quanto tempo dura a cauterização no cabelo?

A cauterização nos fios dura entre 30 e 45 dias a depender da efetividade dos produtos capilares aplicados. Nesse período, o cabelo estará em processo de absorver e gerar os resultados incríveis do procedimento. Porém, não pense que você só sentirá os efeitos após esse período, após a aplicação já é possível notar a diferença na textura, sedosidade e aparência das madeixas.

Você vai amar descobrir também: o que é corte químico?

O método faz o cabelo parar de cair?

A cauterização não provoca a queda do cabelo. Isso ocorre porque o tratamento visa a reposição de proteínas e massa capilar, resultando em fios muito mais fortes. Os resultados podem prevenir a queda causada por processos químicos. No entanto, em muitos casos, os fios já estão fragilizados e acabam se quebrando por essa razão.

O processo térmico danifica os fios?

Outro mito sobre a cauterização é que o procedimento danifica os fios, aliás a realidade está bem longe disso. A recuperação é essencial para repor as proteínas de madeixas com química para deixá-las viçosas e bonitas. Mas não é indicada para fios saudáveis porque o excesso desse nutriente resulta em cabelo seco, sem movimento e fragilizado.

A cauterização dá resultados temporários?

Sim, a cauterização dá resultados temporários, variando entre 30 e 45 dias. Por isso, indicamos realizar o procedimento constantemente, a cada quinze dias, fique atento para não exagerar na periodicidade, afinal, uma reposição excessiva de proteínas não é nada bom aos fios.

E aí, está preparado para realizar o procedimento que pode restaurar a saúde dos seus fios? Por aqui, você descobriu o que é cauterização capilar, vantagens e como realizar o tratamento em casa. Aproveite para entender como a colorimetria ajuda a escolher a tinta do seu cabelo. Até lá!

compartilhe