A gente sabe que você é daquelas pessoas que acorda em um belo dia e pensa “por que não mudar meu visual do meu cabelo?”, mas essas modificações vêm acompanhadas de tratamentos químicos que danificam os fios. É aí que entra a cauterização capilar, um tratamento que age profundamente no couro cabeludo para restaurar a vida das fibras capilares.
O processo de restauração envolve diversas etapas e, claro, inúmeros benefícios. Se quer descobrir como restaurar a vida dos seus fios, então você precisa ler este post. Por aqui, te contaremos o que é cauterização, para que serve, como fazer, vantagens e, de quebra, tiraremos dúvidas frequentes sobre o assunto. Vamos lá?
O que é cauterização capilar?
A cauterização capilar é um tratamento que age profundamente no couro cabeludo para reparar danos severos causados, principalmente, por procedimentos químicos. São quatro etapas para restaurar os fios: lavagem, aplicação de produtos específicos, processo de calor e finalização.
Essas etapas agem para reconstruir as fibras, melhorando a textura e fortalecendo os fios. Os produtos capilares precisam ter aminoácidos, queratina e proteína. Resumidamente: a cauterização capilar serve para repor as proteínas que restauram a vitalidade e melhoram a aparência do cabelo.
Como fazer a cauterização no cabelo?
A restauração das fibras capilares é indicada para quem passou por procedimentos químicos intensivos, como coloração, progressiva e exposição frequente a ferramentas de calor, por exemplo, secadores e chapinhas. Você precisará realizar essas etapas para fazer a cauterização no cabelo:
- Limpeza: lave as madeixas com shampoos de limpeza profunda. Faça massagem no couro cabeludo para reduzir o estresse, induzir o relaxamento e equilibrar a produção natural de sebo;
- Cauterização: chegou a hora de usar a máscara específica para cauterização. As formulações desse produto precisam ter queratina, proteínas, extratos naturais e aminoácidos. Deixe o produto agir e enxágue completamente;
- Processo de calor: passe um protetor térmico para prevenir danos capilares, após isso, pranche o cabelo normalmente. Opte por usar a chapinha 4 vezes em cada mecha com, no máximo, 190°C para impedir que o excesso de calor prejudique a fibra;
- Finalização: aplique um óleo capilar para finalizar os fios.
Indicamos que o processo seja feito a cada quinze dias. Além disso, você pode reforçar os cuidados com as madeixas com um cronograma capilar específico para cabelos com química.
Quais são os benefícios da cauterização ao cabelo
A gente sabe quando os nossos fios andam xoxos e capengas, precisando de uma salvação. Sentimos isso só de tocar e olhar nossos fios, pois ficam com a textura áspera, os fios sempre arrepiados, o volume incontrolável e o visual opaco, tudo que a gente não quer, não é?
A cauterização está aí para enterrar esse visual sombrio do nosso cabelo, porque age profundamente para reparar as fibras capilares para deixá-las macias, brilhantes, leves e alinhadas. Mas não é só isso, selecionamos outros benefícios da restauração para você descobrir, conheça!
Hidrata intensamente o cabelo
O principal objetivo da cauterização é recuperar os fios, entretanto, esse procedimento pode ser aproveitado para hidratar e nutrir o couro cabeludo. E isso só ocorrerá quando forem usados produtos formulados com ingredientes apropriados, por exemplo, óleos de jojoba, argan e coco, além de extratos de plantas, como camomila, calêndula, aloe vera e chá-verde.
Protege contra danos futuros
As etapas da reconstrução no cabelo reforçam a estrutura capilar a fim de recompor a densidade e reverter os prejuízos causados pela química. Os resultados disso são fibras fortes, hidratadas, livres de pontas duplas e da porosidade nas estruturas das madeixas. Esses fatores evitam a quebra e o ressecamento dos fios, deixando as mechas cheias de vida e muito saudáveis.
Repara os danos das fibras capilares
Quando citamos o que é cauterização capilar, falamos um pouco sobre a ação dos produtos na reparação. Funciona assim: os produtos têm formulações específicas que atuam profundamente no couro cabeludo para reconstruir a massa do couro cabeludo, enquanto fortalece e protege as estruturas internas e preenche áreas danificadas do cabelo.
Sendo assim, a cauterização repara os danos da raiz às pontas, deixando o cabelo mais saudável, com textura macia, livre dos fiozinhos arrepiados e com um movimento invejável — é tudo que a gente sempre desejou!
Quando devo fazer a cauterização dos fios?
Pense na cauterização capilar como uma heroína para os cabelos quimicamente tratados, porque o tratamento vem para salvar as estruturas fracas, opacas e quebradiças. Portanto, a reconstrução é indicada para quem está sofrendo com as consequências de procedimentos químicos.
Uma dica fenomenal é que você não precisa esperar sentir os efeitos colaterais para realizar a estratégia, é possível realizá-la após fazer processos que exijam muito da saúde capilar, como alisamento e tintura. Repita a cada quinze dias para manter os fios saudáveis e fortes.
Aqui, vai um ponto de atenção: tome cuidado com a periodicidade da execução da cauterização capilar, afinal, realizar o procedimento excessivamente prejudicará as madeixas. Nessa situação, os fios ficam fragilizados, deixando eles opacos, estáticos, sem definição e com tendência à quebra.
Mitos e verdades sobre a cauterização
Temos certeza que, antes de ler esse conteúdo, você já foi bombardeado de informações sobre a cauterização capilar. E como saber quais são verdadeiras e falsas? Selecionamos as dúvidas frequentes que você precisa ler antes de fazer o procedimento!
Quanto tempo dura a cauterização no cabelo?
A cauterização nos fios dura entre 30 e 45 dias a depender da efetividade dos produtos capilares aplicados. Nesse período, o cabelo estará em processo de absorver e gerar os resultados incríveis do procedimento. Porém, não pense que você só sentirá os efeitos após esse período, após a aplicação já é possível notar a diferença na textura, sedosidade e aparência das madeixas.
Você vai amar descobrir também: o que é corte químico?
O método faz o cabelo parar de cair?
A cauterização não provoca a queda do cabelo. Isso ocorre porque o tratamento visa a reposição de proteínas e massa capilar, resultando em fios muito mais fortes. Os resultados podem prevenir a queda causada por processos químicos. No entanto, em muitos casos, os fios já estão fragilizados e acabam se quebrando por essa razão.
O processo térmico danifica os fios?
Outro mito sobre a cauterização é que o procedimento danifica os fios, aliás a realidade está bem longe disso. A recuperação é essencial para repor as proteínas de madeixas com química para deixá-las viçosas e bonitas. Mas não é indicada para fios saudáveis porque o excesso desse nutriente resulta em cabelo seco, sem movimento e fragilizado.
A cauterização dá resultados temporários?
Sim, a cauterização dá resultados temporários, variando entre 30 e 45 dias. Por isso, indicamos realizar o procedimento constantemente, a cada quinze dias, fique atento para não exagerar na periodicidade, afinal, uma reposição excessiva de proteínas não é nada bom aos fios.
E aí, está preparado para realizar o procedimento que pode restaurar a saúde dos seus fios? Por aqui, você descobriu o que é cauterização capilar, vantagens e como realizar o tratamento em casa. Aproveite para entender como a colorimetria ajuda a escolher a tinta do seu cabelo. Até lá!