blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Guia aromaterapia: o que é, como fazer + benefícios

A aromaterapia é um respiro para a rotina. A terapia explora o olfato para influenciar as emoções e o estado de espírito. Descubra como praticá-la!

Redação Océane

30/01/2024

16 min de leitura

Redação Océane

16 min de leitura

óleo essencial para dor de cabeça

Você recorda da última vez que entrou em um ambiente e se sentiu acolhido só pelos aromas que o local exalava? Agora, lembre-se das sensações que o seu corpo emitiu nessa situação, como relaxamento, bem-estar emocional e melhora do humor. Esse é o poder que o olfato tem!

A aromaterapia explora esse sentido poderoso para promover o bem-estar físico, emocional e mental, dessa forma, influencia positivamente nossas emoções e nosso estado de espírito. Para fazer isso, são usados aromas de flores, folhas, caules, raízes, resinas e cascas.

Até agora, você já viu como a terapia holística é poderosa, e aqui vai uma spoiler: essa é uma forma muito prática de relaxar mesmo com a rotina agitada, podem ser usados, por exemplo, óleos essenciais e velas aromáticas. Conversamos com a especialista Laura Nobre, fisioterapeuta e massoterapeuta, para esclarecer mais sobre o assunto. Venha desbravar tudo neste post!

O que é aromaterapia?

De forma bem simples, a aromaterapia explora aromas para despertar sensações positivas no nosso corpo. Funciona assim: o sistema olfativo está ligado, diretamente, ao nosso cérebro, principalmente a áreas envolvidas com emoções e regulação do sistema nervoso.

E não pense que estamos falando isso da boca para fora não, a terapia aromática tem respaldo científico. Diversos estudos demonstram eficácia no tratamento de questões relacionadas à saúde física e mental, como ansiedade, insônia e estresse¹.

Quais são os benefícios da terapia com óleos essenciais?

A terapia holística vem ganhando diversos fãs ao longo dos anos e, cá entre nós, essa popularidade não é à toa. As fragrâncias vêm de plantas e trazem formulações super concentradas capazes de nos transportar para o meio da natureza sem sairmos de casa, um verdadeiro respiro para as rotinas agitadas. Existem diversas vantagens na aromaterapia, e nós selecionamos todas que você precisa conhecer, confira!

Diminui o estresse e a ansiedade

Os óleos essenciais são uma das formas mais eficientes e acessíveis para reduzir o estresse e a ansiedade. As formulações concentradas agem para estimular o sistema nervoso, influenciando nossas emoções positivamente.

E isso tem validação científica, viu? Um estudo realizado com alunos da graduação da área da saúde demonstrou que a terapia com óleos essenciais reduziu significativamente os níveis de estresse e ansiedade².

Mas o artigo vai além, também sugere diferentes formas de explorar as fragrâncias no dia a dia: usando os populares difusores de óleos terapêuticos, por meio de massagens, banhos aromáticos e inalação direta.

Estimula o sistema imunológico

Já que estamos falando dos estudos que comprovam a eficiência da aromaterapia, vamos abordar como os aromas estimulam o sistema imunológico para melhorar a saúde física e mental³. Funciona assim: o corpo usa diversos mecanismos para aumentar a circulação sanguínea, reduzir o estresse, estimular o sistema linfático e ativar o sistema nervoso parassimpático.

E não para por aí, alguns aromas têm propriedades antioxidantes (eucalipto e alecrim são alguns exemplos), além de ações antissépticas e antibacterianas (como os óleos como tea tree, eucalipto e lavanda).

Aumenta a concentração e o foco

Essa é uma ótima indicação para quem tem dificuldades para concentrar o foco em atividades cotidianas, como nos estudos e no trabalho. Os óleos perfumados estimulam o sistema nervoso para aumentar a atividade cerebral, ampliar o estado de alerta e elevar os níveis de concentração.

Outro fator que entra nessa somatória de vantagens é o estímulo sensorial adicional feito por meio do impulso dado pelo sistema olfativo. Parece meio confuso, não é? Mas de forma simplificada, o processo ajuda você a alcançar o tão desejado estado de atenção plena.

Promove o relaxamento muscular

Existem muitos fatores que nos levam a sentir aqueles incômodos musculares, alguns exemplos são lesões, ansiedade, estresse, má postura e problemas relacionados ao sono. Nesse sentido, a terapia aromática age no relaxamento muscular por meio de vários mecanismos psicológicos, fisiológicos e sensoriais.

São usados os óleos concentrados para realizar massagens e banhos perfumados para descansar o corpo profundamente. Os cheiros podem ser incluídos em práticas de bem-estar, alguns exemplos são yoga, meditação e spa day em casa.

Ajuda a dormir melhor

Outro benefício bem conhecido e eficiente da aromaterapia é a melhora na qualidade do sono e no combate a distúrbios do sono. Esse resultado só ocorre devido à influência dos aromas no sistema nervoso, nas emoções e nas funções fisiológicas do corpo.

Funciona assim: os óleos perfumados atuam para induzir o relaxamento ao demonstrar para o cérebro que é hora de dormir. Essa é uma solução prática e acessível de tratar a insônia e outros transtornos, afinal, basta um aromatizador e algumas gotas do líquido concentrado para exalar a fragrância pelo dormitório e te fazer descansar em pouco tempo.

Vale destacar que o uso das fragrâncias não dispensa a ida a um profissional qualificado, viu? Os especialistas conseguem averiguar a raiz do problema e orientar você com precisão para solucionar os sintomas. São capazes, inclusive, de indicar o melhor cheiro de óleo para usar.

Melhora o humor

As fragrâncias aplicadas na terapia aromática combinam fatores psicológicos, fisiológicos e sensoriais para aumentar a produção de hormônios da felicidade. Com essa combinação incrível, a prática atua para:

  • Estimular o sistema límbico: o processo ajuda a gerar aquela sensação maravilhosa de prazer e promover o bem-estar;
  • Liberar neurotransmissores: contribui para soltar os famosos mensageiros químicos, como a serotonina e a dopamina, que ampliam o sentimento de felicidade e contentamento;
  • Reduzir o estresse e a ansiedade: como explicamos antes, os cheiros servem como agentes relaxantes para diminuir os níveis de ansiedade e de estresse;
  • Incentivar o sistema nervoso parassimpático: certas fragrâncias atuam para relaxar e restaurar o equilíbrio corporal;
  • Impulsionar a memória e a cognição: o estímulo contribui para clareza mental, melhorando o foco e a sensação geral de bem-estar.

Alivia dores de cabeça

Os óleos essenciais de aromaterapia oferecem um verdadeiro combo de vantagens, dentre elas estão o alívio das dores de cabeça. Esse resultado só ocorre graças às propriedades analgésicas naturais presentes nas folhas, caules, cascas, sementes e flores usadas na composição do líquido poderoso.

As fragrâncias agem para sanar alguns problemas que já comentamos, como alívio das dores musculares, melhora do sono, diminuição do estresse e da ansiedade. Mas vale ressaltarmos que os óleos não dispensam a ida a um especialista para a avaliação e para o tratamento personalizado!

Quais são os principais óleos essenciais?

É importante sabermos que cada óleo aromático tem uma funcionalidade, são como os ativos de skincare: cada propriedade age para um objetivo. Isso ocorre porque cada fragrância possui composições químicas, notas olfativas e métodos de extração que influenciam nos processos fisiológicos e, até mesmo, nos efeitos psicológicos.

Selecionamos os óleos essenciais usados para cada finalidade, como dormir melhor, diminuir a ansiedade, melhorar a estética da pele e tratar problemas respiratórios. Continue a leitura para descobrir!

Fragrâncias que diminuem a ansiedade e o estresse

Os cheiros combinam uma série de estímulos sensoriais, respostas emocionais, influências no sistema nervoso e efeitos diretos das fragrâncias naturais para diminuir os níveis de ansiedade e de estresse. Além disso, agem para gerar aquela sensação maravilhosa de bem-estar físico e mental.

Dentre os melhores óleos essenciais para ansiedade e estresse, estão:

  • Lavanda;
  • Ilangue-ilangue;
  • Jasmim;
  • Manjericão;
  • Frankincense;
  • Bergamota;
  • Erva-cidreira;
  • Sândalo;
  • Patchouli.

Óleos essenciais para dormir melhor

Os óleos aromáticos de lavanda², camomila, bergamota, hortelã-pimenta, manjerona, cedro e sândalo são as melhores escolhas para quem deseja ter uma excelente noite de sono. Os ingredientes trazem propriedades relaxantes e calmantes que ajudam a diminuir a ansiedade, a reduzir o estresse, a aliviar tensões musculares, a minimizar as tensões corporais e a estimular a serenidade.

A união de todos esses fatores permite que o corpo relaxe e caia em um descanso profundo em pouco tempo. Além disso, os aromas ajudam a alcançar o sono REM facilmente, fase que permite ao nosso corpo descansar e repousar a mente.

Perfumes essenciais para pele

Os óleos de eucalipto, melaleuca (tea tree) e citronela têm propriedades poderosas para melhorar a estética da pele. Cada fragrância atua de uma forma:

  • Eucalipto: têm ações antissépticas e antibacterianas para combater bactérias na cútis, sendo útil para feridas, cortes e infecções cutâneas;
  • Melaleuca: possui propriedades antifúngicas e antissépticas, sendo ideal para tratar acne;
  • Citronela: contém efeito adstringente que tonifica a pele enquanto reduz os poros dilatados.

Óleos essenciais para reumatismo

As fragrâncias de eucalipto, lavanda, gengibre, cipreste, manjericão, hortelã-pimenta e cúrcuma ajudam a tratar doenças reumáticas¹. Os aromas atuam em nosso sistema cerebral para aliviar as dores, inibir aquela sensação incômoda de calor associada à doença e reduzir a inflamação.

Fragrâncias para problemas respiratórios

As fragrâncias concentradas de hortelã-pimenta, eucalipto, melaleuca, alecrim, lavanda e sândalo têm propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias, expectorantes e descongestionantes, ações que auxiliam no tratamento de problemas respiratórios.

E existem diferentes caminhos para explorar os perfumes, como inalação direta, difusores de ambientes, inalação a vapor, massagem e banho perfumado. Bastam cinco gotas para sentir uma melhora na respiração.

Indicamos que faça um teste de sensibilidade para verificar se você tem alguma alergia aos ingredientes. A avaliação é simples e pode ser feita em casa, basta diluir um pouco do óleo em água, aplicar na pele e deixar agir por 24h.

Após esse tempo, observe se existe alguma irritação, vermelhidão ou coceira no local. Caso ocorra, não realize o uso do produto novamente, mas se não acontecer nada, pode aplicar o líquido normalmente.

5 formas práticas de como inserir a aromaterapia na rotina

A terapia com fragrâncias naturais permite uma viagem sensorial completa para qualquer lugar, e você pode explorá-la de diferentes formas e em diferentes ambientes. Para provocar a sua criatividade, selecionamos 5 formas de colocar a aromaterapia em quaisquer rotinas, até mesmo nas mais agitadas!

1. Difusores

Usar os difusores é uma das formas mais práticas para incluir a aromaterapia no dia a dia. O dispositivo é projetado para dispersar os óleos terapêuticos no ambiente de maneira rápida e efetiva. Os modelos têm designs incríveis para você selecionar de acordo com seu gosto particular e com o décor da sua casa.

Os tamanhos dos difusores são outra vantagem incrível, afinal, permitem ser movimentados para diferentes ambientes da casa, como quarto, sala, cozinha e banheiro. E, por fim, são fáceis de serem usados, basta incluir um pouco de água e pingar algumas gotas do óleo para sentir a magia acontecer!

2. Blends roll on

Outra maneira prática e efetiva de como fazer aromaterapia é com o blend de óleos essenciais em roll on. Os produtos trazem composições terapêuticas iguais aos óleos perfumados habituais, mas em um formato funcional que permite aplicar diretamente na pele.

Um ótimo kit de óleos essenciais roll on deve trazer cinco blends: sleep oil, immunity oil, detox oil, breath easy oil e no stress. É o combo perfeito para se manter no armário e usar em dias diferentes. A aplicação é bem simples, basta passar no pescoço, nos pulsos e nas têmporas.

3. Velas aromáticas

Imagine a sensação prazerosa de separar alguns minutos relaxantes do seu dia, acender uma vela perfumada e sentir o aroma maravilhoso se espalhar pelo ambiente em poucos segundos. Essa é a experiência ímpar de quem usa as velas aromáticas para aromaterapia.

Assim como os óleos essenciais, as velas contam com diferentes cheiros, os mais desejados são:

  • Bergamota e âmbar: traz notas revigorantes e calorosas para tornar o ambiente equilibrado e aconchegante;
  • Capim-limão: tem fragrância refrescante e revigorante que age para promover um local estimulante e revitalizante;
  • Gardênia e tuberosa: uma combinação olfativa floral e envolvente capaz de relaxar o corpo.

4. Pillow spray

O pillow spray é um líquido concentrado projetado para ser pulverizado sobre travesseiros, lençóis e em ambientes próximos à cama. O produto revela uma fragrância suave feita com óleos essenciais que ajudam a promover o relaxamento corporal, criando o cenário perfeito para uma noite de sono revigorante.

Os perfumes mais eficientes para essa finalidade são os sprays de travesseiro de lavanda e de camomila. Esse hábito noturno é ideal, principalmente, para quem sofre com insônia e outros transtornos do sono.

5. Colares de aromaterapia

Os colares de aromaterapia são joias holísticas projetadas para permitir que você desfrute dos benefícios dos óleos essenciais ao longo do dia. Geralmente, contêm um compartimento especial ou mesmo uma superfície porosa para adicionar algumas gotas do óleo essencial que deseja — práticos e eficazes!

Dúvidas comuns sobre aromaterapia e óleos essenciais

Já escolheu qual será a fragrância de óleo essencial para sua primeira sessão de aromaterapia? Temos certeza que você está super empolgado para esse momento (e a gente também), entretanto podem ter restado algumas dúvidas. Mas fique tranquilo, nós selecionamos os principais questionamentos sobre o tema e vamos esclarecer todos para você, vamos lá!

Quais são as contraindicações da aromaterapia?

É importante destacar que a terapia com óleos perfumados é segura e indicada para a maior parte das pessoas. Porém, como nem tudo são flores, existem contra restrições relacionadas aos seguintes públicos:

  • Pessoas com alergias e sensibilidade a compostos químicos;
  • Grávidas e lactantes;
  • Crianças pequenas (principalmente bebês);
  • Homens e mulheres com distúrbios de pele.

Pode inalar óleo essencial todo dia?

Sim, é seguro inalar as fragrâncias perfumadas todos os dias, desde que você escolha produtos confiáveis e seguros para ser usados no ambiente ou mesmo na pele, como os sprays e os roll on. Uma dica extra é sempre escolher métodos confiáveis para realizar, alguns exemplos são os difusores e as velas aromáticas.

Como funciona a sessão de aromaterapia em casa?

A terapia holística é uma experiência segura e prazerosa para realizar sozinha ou acompanhada. Para fazer isso, são usados diferentes métodos, como óleos essenciais, pillow spray, velas perfumadas e blend de fragrâncias aromáticas.

Use a criatividade para explorar os recursos de diferentes formas, algumas ideias são no banho, no yoga e na prática da meditação em casa.

Quantas vezes posso fazer tratamento com óleos essenciais?

A frequência pode variar para cada pessoa, mas podemos dizer que é seguro e eficaz realizar o tratamento diariamente, desde que seja feito de forma moderada.

Sugerimos que varie as essências para evitar a sensibilização olfativa. Esse fenômeno torna o corpo menos responsivo aos efeitos da fragrância, por isso, trocar o cheiro garante melhores resultados e mantém a experiência positiva.

Como armazenar óleos essenciais?

Armazenar as fragrâncias em local apropriado é fundamental para manter as propriedades e os cheiros intactos para quando você for usá-las. Selecionamos algumas dicas práticas para fazer isso:

  • Guarde em recipientes opacos;
  • Armazene em local fresco e escuro;
  • Tampe o frasco sempre;
  • Evite exposição ao sol;
  • Mantenha em ambiente com temperatura controlável e sem grandes variações;
  • Deixe longe de produtos químicos e de limpeza;
  • Preserve longe de crianças.

Derrubei, como limpar os óleos perfumados?

Os óleos perfumados são incríveis, mas quando caem em tecidos, podem fazer um grande estrago. Se você agir rápido, evitará que a peça absorva todo o líquido e fique manchada.

Use um papel toalha ou um pano limpo para remover o excesso. Depois, polvilhe talco para bebês, amido de milho ou bicarbonato de sódio sobre a mancha de óleo e escove suavemente. Após todos esses processos, lave normalmente.

Os óleos essenciais têm prazo de validade?

Sim, os óleos possuem data de validade, geralmente, variam entre 1 a 3 anos. Mas alguns cuidados devem ser tomados antes desse período para preservar a eficácia dos produtos, como evitar exposição ao sol e armazenar em local escuro e com temperatura regular.

Chegamos ao fim deste conteúdo incrível e mega completo sobre aromaterapia. Por aqui, você descobriu o que é e como usar a terapia holística no seu dia a dia, afinal, ela ajuda a diminuir a ansiedade, o estresse e dormir melhor. Fique, agora, com a entrevista completa da especialista Laura Nobre. Até breve!

Confira a entrevista completa com fisoterapeuta holística Laura Nobre:

Como surgiu o seu interesse nas massagens relaxantes?

Laura Nobre: Há alguns anos, fiz um curso de neurolinguística e, através das técnicas que eu aprendi, percebi que memórias olfativas são grandes recursos para criar e reequilibrar.

Os aromas nos remetem a memórias afetivas. Fui buscar mais informações sobre isso e encontrei na aromaterapia essas respostas. Através da aromaterapia, conheci os óleos essenciais e vegetais e utilizo nos meus atendimentos. Como fisioterapeuta e massoterapeuta, a aromaterapia equilibra tanto o corpo quanto a mente.

O que é primordial no uso seguro dos óleos?

Laura Nobre: Conhecer bastante o assunto! Óleo essencial é muito concentrado, uma gota dele equivale às vezes a várias xícaras. Se não for utilizado cuidadosamente, pode ser tóxico. Precisa conhecer. Sempre ajudo os meus pacientes a entenderem isso e procurar sempre uma linha que foi pensada para um uso diário seguro.

Quais são os benefícios do uso dos óleos essenciais na rotina?

Laura Nobre: O uso de óleos essenciais na rotina melhora a saúde na sua totalidade, como é um grande recurso de cura, faz com que as pessoas previnam uso de muitos medicamentos no futuro. Tudo que é natural é melhor!

Quais são seus óleos essenciais favoritos?

Laura Nobre: Os meus preferidos são de lavanda, melaleuca, alecrim e hortelã-pimenta para o uso pessoal.

Lavanda acalma, possibilita sono reparador e para pele é adstringente, antioxidante e cicatrizante. Melaleuca é antifúngico, adstringente e cicatrizante. Alecrim revitaliza a energia e estimula circulação. Hortelã-pimenta é refrescante, alivia a dor e enxaqueca. Limão siciliano ajuda na drenagem linfática e é antioxidante. Laranja doce é revigorante, ajuda no alívio de dores e na diminuição do estresse.

Como adotar os óleos na rotina?

Laura Nobre: Para adotar na rotina, recomendo iniciar com aromatizador de ambientes, spray aromatizador e depois com mais conhecimentos ou orientação de um profissional capacitado, utilizar em banhos, escalda pés, no corpo com óleo vegetais ou cremes…

Existe muitas maneiras mágicas de usar os óleos essenciais na nossa vida.

O que não se deve fazer com os óleos perfumados?

Laura Nobre: Não utilizar diretamente na pele, somente os que estão em um formato feito para isso.

Os óleos muito concentrados podem levar a queimaduras, dermatites e intoxicação. Não ingerir sem a orientação de um profissional capacitado para te dar suporte, lactantes, gestantes e crianças muito pequenas é contraindicado a utilização de óleos essenciais.

Qual dica você dá sobre a terapia olfativa?

Laura Nobre: Use a aromaterapia, é um grande recurso de cura. Compre produtos de boa procedência. Vale a pena incluir em sua vida a aromaterapia!

Referências

¹ WEBSHARE. Aromaterapia: sistema terapêutico reconhecido pelas Ciências da Saúde. 2021. Disponível em: https://cabsin.org.br/aromaterapia-sistema-terapeutico-reconhecido-pelas-ciencias-da-saude/. Acesso em: 23 jan. 2024.

² SANTANTONIO DE LYRA, C.; NAKAI, L.; MARQUES, A. Eficácia da aromaterapia na redução de níveis de estresse e ansiedade em alunos de graduação da área da saúde: estudo preliminar Effectiveness of aromatherapy in reducing stress and anxiety levels in undergraduate health science students: a preliminary study. v. 17, n. 1, 2010.

³ AROMATERAPIA E SISTEMA IMUNE – REVISÃO | RECIMA21 – Revista Científica Multidisciplina. 29 jul. 2021.

compartilhe