blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Umectação capilar: o que é, quais tipos e como fazer!

Você deseja ter cabelos saudáveis, sem frizz, brilhantes e que crescem rápido? O segredo é a umectação capilar. Aprenda tudo sobre ela com a Océane.

Gui Takahashi

15/02/2023

10 min de leitura

Gui Takahashi

10 min de leitura

umectação como fazer

A umectação capilar ficou famosa porque ajuda a cuidar do cabelo, dando mais maciez, brilho e saúde, principalmente no comprimento e naquelas pontinhas que insistem em ser rebeldes, ásperas e ressecadas.

Como eu suspeito que até a pessoa com o cabelo mais hidratado e nutrido do mundo ainda deve achar que as pontinhas andam secas, o método acabou virando um hit.

A umectação capilar é o tratamento queridinho entre as cacheadas! Essa técnica de nutrição é conhecida no mundo todo e promete devolver os nutrientes e óleos naturais do cabelo, principalmente, em pessoas que estão passando pelo processo de transição capilar, tem cabelo crespo ou ondulado.

É também uma etapa muito importante no cronograma capilar e, aliada a outros tratamentos, ajuda a devolver o brilho e a maciez das madeixas. Mas, se ele ainda é uma desconhecida para você, te explico aqui. 

O que é essa tal de umectação capilar?

De uma forma bem simples, a umectação é um tratamento poderoso de nutrição. Ou seja, vai repor lipídios, ácidos graxos e vitaminas nos fios.

Além de serem responsáveis por dar brilho e maciez, também ajudam a manter a estrutura do cabelo coesa e até a reter a umidade e a hidratação.

Todos esses elementos nutritivos mencionados vão sendo perdidos pelo cabelo ao longo do tempo, seja pela lavagem rotineira, pelo uso de secador, prancha, modelador de cachos ou pelos processos químicos como descoloração, mechas, coloração e alisamento. 

Veja também: como cuidar de cabelos com química

Por que é mais comum em cronograma capilar de cacheada?

Todo tipo de cabelo possui uma oleosidade natural que serve realmente para nutrir os fios e deixar com um aspecto bonito. O problema é que por conta do formato das molinhas, nem sempre esse óleo natural consegue chegar nas pontas do cabelo crespo ou cacheado. O resultado disso? A tão temida desnutrição capilar.

Mas se o tema do post é umectação, por que estamos fazendo toda essa volta? Porque a umectação é a solução para quem sofre com fios desnutridos. Esse processo funciona, basicamente, como um “banho de óleo” para repor os nutrientes e devolver toda a oleosidade natural das madeixas, da raiz às pontas.

Qual a função da umectação capilar?

A umectação capilar serve para repor a oleosidade natural dos fios, mantendo a fibra capilar hidratada — e é daí que vem o nome umectar, de umedecer mesmo. Esse procedimento é uma técnica de nutrição que devolve não só o óleo, como também outros nutrientes importantes para a saúde do cabelo.

Afinal de contas, a gente poderia até pensar numa analogia entre os lipídios que envolvem toda superfície do cabelo e um verniz. Quando os fios têm esse verniz, que é composto por óleos nutritivos, ele reflete mais a luz e brilha. E sua superfície fica mais uniforme, menos áspera também. Sem falar que, por combater o ressecamento, também garante mais maciez.

Para quem é a umectação capilar?

Ela pode ser feita por todos os tipos de cabelo, principalmente por aqueles que estão mais ressecados ou os cacheados e crespos, uma vez que o formato espiral dos fios dificulta que a oleosidade natural da raiz chegue até as pontas.

Ah, quem se incomoda muito com o frizz também pode se beneficiar bastante da umectação, afinal, os fiozinhos arrepiados podem ser consequência do ressecamento.

+ Cabelos cacheados, veja 5 cuidados essenciais

Quais são os benefícios da umectação capilar?

Tem vários! São tantos que a gente até se arrisca a dizer que quem experimenta a umectação capilar no cronograma, dificilmente fica sem depois. Dá só uma olhada:

  • Diminui a quebra;
  • Reduz o frizz;
  • Aumenta o brilho e a maciez;
  • Repõe os óleo e nutrientes;
  • Minimiza o atrito e formação de nós;
  • Diminui a porosidade;
  • Combate o ressecamento.

Como fazer uma boa umectação capilar?

Não tem muito segredo no processo de umectação capilar, na verdade,o principal mesmo é escolher óleo capilar e enluvar mecha por mecha. O melhor é que não é nada trabalhoso e dá para incluir tranquilamente no seu cronograma capilar, para dar um boost de nutrição e ficar com um cabelo ainda mais sedoso.

Além disso, também dá para variar a umectação em diferentes tipos e horários do dia ou até mesmo da noite! Dá só uma olhada nos principais jeitos de fazer umectação capilar:

Umectação capilar tradicional

O método mais comum de umectação capilar consiste em dividir o cabelo em mechas pequenas e aplicar óleo em todo o comprimento dos fios. Depois é só esperar, pelo menos, duas horas para lavar o cabelo seguindo sua rotina normalmente.

O mais legal é que dá para aproveitar esse momento de autocuidado para aplicar uma máscara facial, , assistir uma série, ler um livro ou fazer outra atividade que você goste.

Umectação noturna

Parece um sonho, mas dá para nutrir e hidratar seu cabelo enquanto dorme, e é para isso que a umectação noturna serve! Além do horário, a única diferença entre a umectação tradicional é o tempo que fica agindo no seu cabelo (até porque seria um pesadelo acordar no meio da noite para retirar um produto, né?).

O processo é o mesmo: dividir em mechas, aplicar óleo, enluvar as mechas e esperar a mágica acontecer. Para ficar mais confortável e potencializar os efeitos, você pode fazer um coque frouxo e usar uma touca de cetim, já que é um tecido macio que não gera atrito, nem absorve óleo. Depois do seu sono da beleza, é só acordar, lavar seu cabelo e finalizar do jeito que preferir.

#DicaOceane: a umectação noturna é um tratamento intensivo, ou seja, é ótima para cabelos ressecados, cacheados e crespos, mas não deve ser feita todos os dias. Uma vez por semana já é suficiente. Em cabelos lisos e ondulados, é recomendado espaçar um pouco mais, com intervalos mínimos de quinze dias.

Umectação reversa

Faz o reverse! Nesse tratamento, ao invés de aplicar óleo capilar com o cabelo sujo, você precisa lavar o cabelo primeiro. Além disso, o grande truque desta técnica é o combo máscara capilar + óleo.

Para colocar em prática, você precisa lavar seu cabelo com umshampoode sua preferência e retirar o excesso de água com uma toalha de cabelo macia. Feito isso, é hora de dividir mecha por mecha e aplicar uma máscara de nutrição e finalizar enluvando com o óleo. Deixe agir por meia hora, enxágue com água morna e finalize normalmente.

Qual o melhor óleo para fazer umectação capilar?

As necessidades de cada cabelo são diferentes. Entretanto, o mais indicado sempre são os óleos livres de sulfatos e parabenos, preferencialmente, com ativos naturais como o argan, por exemplo. Uma boa indicação é o óleo capilar anti frizz da Océane. Depois de uma olhadinha 😉

embalagem de óleo finalizador sobre um suporte areia

Como retirar a umectação sem deixar o cabelo oleoso?

Muita gente ainda tem receio de ficar com o cabelo oleoso depois da umectação e isso é super normal, tá? Afinal, a gente tá literalmente banhando nosso cabelo em óleo. Se você se identifica com a situação, pode ficar tranquila! O cabelo vai sugar todo o óleo necessário e, no final, você ainda pode finalizar apenas com condicionador sem deixar um aspecto pesado.

Tem gente que até prefere enxaguar com água morna e finalizar com um shampoo suave — independentemente do tipo de umectação — porém uma técnica muito usada pelas cacheadas para retirar a umectação é o método UCPE, veja:

  • U: de umectar. É o processo simples de aplicar óleo, enluvar e deixar agir pelo tempo indicado;
  • C: de condicionar. Por incrível que pareça, esse é o maior diferencial da técnica. Ao invés de retirar o óleo com shampoo, você divide seu cabelo em mechas e vai aplicando condicionador;
  • P: de pausa. É o tempo que o condicionador precisa para agir, geralmente entre 20 e 30 minutos;
  • E: de enxaguar. Finalmente, enxaguar em água morna e finalizar seu cabelo do jeito que preferir.

Com qual frequência fazer a umectação capilar?

Depende. Ela varia de acordo com seu tipo de cabelo e de como ele reage à umectação. Afinal, cada pessoa tem a sua condição de fio, tipo de textura e as suas necessidades.

Mas vale dizer que o ideal é que a umectação faça parte da sua rotina de cabelo. Se você fizer só uma vez, muito provavelmente não vai sentir diferença. Em média, é possível dizer que fazendo a umectação a cada 10 dias seu cabelo vai sentir os benefícios.

Agora, se você for cacheada ou crespa, vale apostar na umectação capilar uma vez por semana. Isso porque, como explicamos antes, o formato dos fios com torções e espirais tornam mais difícil a oleosidade natural chegar ao comprimento e pontas, resultando no ressecamento mais fácil.

Viu só como é simples? Agora é só escolher o melhor dia da semana e colocar essa técnica em prática!

Que tal continuar com a gente? Veja também sobre como usar máscara capilar.

compartilhe