blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Como cuidar do cabelo masculino? 7 dicas eficientes

Dispensar a lavagem dos fios todos os dias e fazer massagem capilar são formas de cuidar do cabelo masculino. Descubra outras dicas!

Redação Océane

05/04/2024

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

homem conferindo algo no cabelo ao acordar

Pouquíssimos homens consideram ter cuidados capilares que vão além de lavar os fios, você é um deles? Saiba que cuidar das madeixas é essencial para fornecer os nutrientes que o cabelo precisa para ficar com aquele aspecto atraente que poucos têm!

E não pense que seguir uma rotina de cuidados com os fios é algo trabalhoso, neste post, te mostraremos que fazer isso é muito mais simples do que você imagina. Selecionamos etapas valiosas para começar a cuidar das mechas, além de dicas personalizadas para cada tipo de fio, confira como cuidar do cabelo masculino!

1. Lave o cabelo com produtos eficientes

Os cabelos masculinos são divididos em lisos, ondulados, cacheados e crespos, cada um deles apresenta especificidades que requerem cuidados personalizados. Por exemplo, os lisos necessitam de produtos que combatem a oleosidade, enquanto os cacheados precisam de mais hidratação.

produto para cabelos oleosos

Descobrir o seu tipo de cabelo ajuda você a selecionar produtos capilares que vão fornecer os nutrientes que o couro cabeludo precisa. E nada de comprar qualquer cosmético, viu? Opte por marcas renomadas, como os shampoos e condicionadores da Océane.

É importante selecionar cosméticos que tenham formulações poderosas, como aquelas que trazem ativos naturais. Você pode buscar por ingredientes como óleo ozonizado de amêndoas doce, pantenol, vitamina A, proteína de quinoa e extrato de malva.

2. Faça hidratação uma vez na semana

Todo cabelo masculino necessita dessa etapa. Isso ocorre porque diversos fatores naturais retiram a umidade das mechas, por exemplo, exposição excessiva ao sol, uso de produtos químicos e lavagem frequente.

Por isso, é essencial reforçar a hidratação uma vez por semana, no mínimo. Em casos de danos mais severos, como aqueles ocasionados por tratamentos químicos e utilização de fontes de calor, indicamos que realize esse passo duas vezes a cada sete dias.

Hidratar o cabelo é simples, basta lavar os fios normalmente e aplicar uma máscara capilar ideal para as necessidades do seu couro cabeludo!

máscara de tratamento para cabelo

 

3. Use ampolas capilares para potencializar os resultados

As ampolas capilares são um produto que poucos homens usam, é quase um item secreto capaz de renovar a saúde capilar e deixar os fios alinhados. Elas são perfeitas para potencializar os resultados de uma rotina de cuidados, principalmente para os cabelos que precisam daquele help urgente, sabe?

Existem três principais ampolas capilares: de hidratação, de nutrição e de reconstrução. As formulações desses produtos trazem alta concentração de ativos poderosos, como óleos de girassol, melaleuca, jojoba, abacate e amêndoas. Aplique de uma a três vezes por semana para sentir resultados incríveis!

ampolas capilares

4. Evite banhos com água muito quente

Dentre as formas mais práticas de como cuidar do cabelo masculino, evitar os banhos muito quentes é uma das principais dicas. Aquela famosa água pelando é capaz de ressecar os fios, causar danos severos às cutículas capilares, prejudicar a textura, aumentar a oleosidade e estimular a queda das madeixas.

Então, aqui, o conselho é bem simples: prefira tomar banho sempre com água morna ou levemente fria. Esse detalhe ajuda a preservar a hidratação, diminuir os danos capilares e equilibrar a produção de sebo. Aliás, a dica é ideal para quem tem fios coloridos, porque o banho gelado contribui para a preservação da cor.

5. Não lave o cabelo excessivamente

Vamos pegar carona na dica anterior para somar mais uma adequação simples na rotina, mas que faz toda a diferença para o seu couro cabeludo: não lave as madeixas todos os dias. Essa pequena alteração equilibra a produção de oleosidade, diminui os danos às fibras capilares e deixa os fios hidratados.

A recomendação geral é lavar um dia sim e o outro não, o que resultará em três lavagens semanais. Entretanto, esse número pode variar para cada tipo de cabelo, alguns aceitam até duas higienizações por semana, outros precisam mesmo ser lavados diariamente.

6. Inclua a massagem capilar na rotina

A massagem capilar vai muito além de contribuir para a saúde capilar, porque proporciona uma experiência relaxante durante o banho. Os movimentos circulares feitos com as pontas dos dedos operam verdadeiros milagres, porque ajudam a estimular a circulação sanguínea, o crescimento capilar e a hidratação ideal.

E tudo que está bom pode melhorar, para isso, acrescente óleos essenciais no piso do box do banheiro para realizar uma sessão de aromaterapia. Bastam algumas gotinhas para despertar sensações relaxantes. Opte pelas fragrâncias de:

  • Lavanda;
  • Hortelã com pimenta;
  • Rosa;
  • Eucalipto;
  • Laranja doce;
  • Cedro;
  • Limão;
  • Ylang-ylang.

7. Evite o calor excessivo de eletroportáteis

Já virou senso comum que as fontes de calor acabam com o cabelo, mas você sabe quais as consequências reais para os fios? Quando abusamos de eletroportáteis, como secador, chapinha e modeladores, as fibras capilares ressecam, enchem de frizz, perdem a elasticidade e aumentam a porosidade.

Fique tranquilo que a solução não é parar de usar todos esses objetos, você precisa evitar o uso excessivo, reforçar os cuidados capilares e sempre aplicar protetores térmicos antes de usar fontes de calor.

protetor térmico para cabelo

Dicas extras para cuidar de cada tipo de cabelo masculino

Selecionamos dicas personalizadas para cada tipo de cabelo masculino: liso, ondulado, cacheado e crespo. Continue a leitura e descubra como potencializar os resultados capilares com a Océane!

Cuidados com os fios ondulados

Como o mar, os cabelos ondulados trazem ondas incríveis em uma textura perfeita para transitar entre diferentes penteados masculinos. A textura pode variar, indo de espessuras mais grossas a finas, essa característica influencia na forma como as ondulações são elaboradas.

Esse cabelo precisa de hidratação reforçada, de produtos que impedem a formação de frizz e que controlem o volume capilar. Aqui, o protetor térmico é indispensável, porque os fios ondulados masculinos são mais sensíveis ao calor.

Cuidados com os cabelos cacheados e crespos

Os cachos e os cabelos crespos são lindos e permitem explorar um mundo de possibilidades quando o assunto são cortes masculinos, algumas ideias em alta atualmente são o mid fade e o mullet masculino.

Devido à formação das famosas molinhas, os óleos têm dificuldade em alcançar as pontas, isso faz com que o comprimento do cacheado fique mais seco e áspero.

Sendo assim, a dica é focar na hidratação, no alinhamento e na definição dos fios. Escolha produtos elaborados especificamente para esses cabelos, como o kit de tratamento capilar completo para cachos e crespos, o conjunto traz shampoo, condicionador e máscara enriquecidos com ativos naturais que cuidam desses tipos de fios.

Atenção com os fios lisos

Os cabelos lisos masculinos trazem uma superfície retinha, a hidratação é controlada e a textura flexível ajuda a transitar por diferentes cortes e penteados. Entretanto, esses fios têm maior projeção à oleosidade, isso pode resultar em mechas mais pesadas e opacas.

Escolha produtos que controlem a produção de oleosidade para devolver a vida aos fios. Além disso, siga uma rotina de hidratação e de nutrição para deixar o cabelo saudável.

Chegamos ao fim deste conteúdo, por aqui, você descobriu como cuidar do cabelo masculino de forma simples e eficiente. Aproveite para desbravar algumas ideias para renovar o visual, como o corte mid fade para homens. Até o próximo conteúdo!

compartilhe