blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Baby hair: como estilizar e acelerar o crescimento

Baby hair é aquele cabelinho fino que nasce na região da testa. Se você quer aprender como acelerar o crescimento e domá-los no penteado, vem cá conferir!

Redação Océane

28/03/2023

7 min de leitura

Redação Océane

7 min de leitura

modelo com baby hair estilizado

O baby hair é aquele cabelinho que nasce na região da testa, meio sem forma, meio sem direção. Durante muito tempo foi considerado um vilão no universo da beleza, já que seu formato “perdido” atrapalhava o resultado, principalmente em quem tem cabelo cacheado, crespo ou ondulado.

Só que não dá para ficar esperando esse fio crescer por livre e espontânea vontade, né? Então, recentemente, mais do que aceitar, a Beyonce e outras artistas negras resolveram trazer de volta uma tendência dos anos 90 que é um fiozinho mais estilizado, com um visual bem urbano. O resultado disso? Milhares de mulheres aderiram à tendência!

Para entender melhor o que é, como fazer, quais são os cuidados e até mesmo como disfarçar seu baby hair, vem com a gente entender tudo!

Afinal, o que é baby hair?

Baby hair é um termo que vem do inglês e significa, em tradução livre e literal: cabelo de bebê. Entretanto, a expressão não foge muito da realidade, viu? Pois baby hair é literalmente, um cabelinho que acaba de nascer, está em fase de adaptação e precisa de cuidados.

Vale pontuar também que esse fiozinho necessita de máscaras de nutrição e hidratação regulares para melhorar a porosidade do fio, fortalecer e, principalmente, acelerar o crescimento do fio. 

Como fazer baby hair?

Quando falamos de “fazer baby hair”, a dúvida em questão é, na verdade, como modelar o baby hair. Afinal, esse cabelinho já existe, a gente só precisa pensar em soluções para estilizá-lo sem estragar o penteado e, muito menos o cabelo. 

O mais legal é que dá para modelar tanto no cabelo solto do dia a dia, quanto em penteados mais elaborados para festas e outras ocasiões. Além disso, dá para ir variando a finalização para transmitir uma vibe mais fashionista. 

três modelos com baby hair estilizado cada uma a sua maneira

Passo a passo para estilizar o baby hair

Agora que você já entendeu o que é baby hair é hora de aprender a estilizar e modelar esse fiozinho. Confira nosso passo a passo:

  1. Independente do seu penteado (preso, meio preso ou solto), separe os fiozinhos bem à frente do cabelo e modele o resto do seu cabelo normalmente;
  2. Aplique óleo capilar para nutrir e proteger o fio;
  3. Aplique um fixador de sua preferência (pomada, spray ou gel) para garantir que seu baby hair fique alinhado o dia todo;
  4. Com o fio ainda úmido de produto, penteie e comece a desenhar e/ou modelar em curvas seu baby hair ou da forma que preferir;
  5. Espere o cabelo secar e, se necessário, aplique mais spray fixador.

#DicaOceane: a escovinha de sobrancelhas pode ser uma grande aliada na hora de estilizar seu cabelo. Separe um item só para isso e faça o teste. Você amar! É super prático de alinhar ou desenhar. 

produtos océane para finalização e proteção capilar sobre um fundo areia

Como cuidar do cabelo com baby hair?

É preciso tomar um cuidado redobrado com esses cabelinhos, pois assim como os bebês, eles são muito frágeis. Portanto, os truques para dar adeus ao baby hair são:

  • alimentação adequada;
  • ingestão de bastante água;
  • nutrição capilar 2x na semana;
  • umectação frequente (pelo menos 1x na semana).

Viu, só? Não precisa de preocupar com tratamentos elaborados, porque o básico funciona (e muito bem). Dê uma olhadinha nos principais produtos para incluir na sua rotina de cuidados com o cabelo.

máscara de tratamento para baby hair ao lado de pinceladas do próprio produto

Óleo capilar para tratar os fios

A gente já explicou sobre a importância de aplicar o óleo capilar antes de modelar os fios, só que mais do que isso é muito importante cuidar do cabelo em todo o comprimento. Para otimizar tempo, aplique um pouco de óleo capilar antes de lavar o cabelo fazendo um tipo de umectação rápida. Depois lave e finalize seu cabelo normalmente.

óleo capilar para baby hair em um fundo off white com gotinhas de óleo espalhadas pela imagem

Máscara capilar para nutrir

A máscara de nutrição é aquele produtinho versátil que vale todo o investimento! E, o melhor de tudo: serve para repor água e outros nutrientes essenciais para o crescimento do fio. Para entender mais sobre as vantagens, como usar e tirar outras dúvidas sobre as máscaras, dê uma olhadinha no post: “Nutrição capilar: como fazer e benefícios para o cabelo”.

Produtos específicos para seu tipo de cabelo

É até clichê, mas não tem como cuidar de um cabelo usando os produtos errados. Tudo bem que usar um shampoo para cabelo liso num cabelo crespo pode limpar do mesmo jeito, mas é meio óbvio que não vai entregar o resultado desejado de imediato, muito menos a longo prazo.

Dessa forma, para cuidar do cabelo com baby hair não seria diferente. O segredo para acelerar o crescimento é investir numa linha para cabelos crespo, cacheado ou ondulado para repor todas as necessidades do seu fio do jeito certo.

embalagem de ativador de cachos sobre pinceladas do próprio produto

Como disfarçar baby hair? 

Se você não gosta do baby hair, é bem provável que a primeira coisa que passa na sua cabeça é: “cortar pode resolver”. Mas, por favor, amiga, nada de cortar, raspar ou arrancar esses fiozinhos, hein! Isso iria prejudicar o crescimento natural do seu cabelo e, vamos combinar que, existem outras formas de lidar com a situação de espera sem medidas drásticas. 

Uma boa opção para quem gosta do visual mais arrumadinho é aderir à franja! Assim, você dá um up no visual e deixa o baby hair camuflado enquanto cresce. 

O único cuidado é que dependendo do seu tipo de cabelo e franja escolhida, pode ser necessário a finalização da franja a cada lavagem para conquistar o efeito desejado. Vale a pena conversar com seu cabeleireiro antes de cortar e questionar sobre a finalização.

Gostou do conteúdo? Esperamos que tenha sido útil! Fique com a gente e confira outros posts relacionados a cabelo, skincare e maquiagem.

compartilhe