blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Guia hair contour: o que é + 3 inspirações para fazer!

O hair contour faz mechas estratégicas para iluminar os pontos altos do rosto. Descubra como fazer e inspirações para realizar a técnica!

Redação Océane

22/05/2024

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

mulher com contorno no cabelo

mulher usando mechas no cabelo

Você também é daquelas pessoas que acorda e pensa: por que não mudar o visual? Antes de alterar completamente seu cabelo, saiba que existem técnicas de pintura capilar que podem dar um boost na sua aparência. Uma delas é o hair contour, uma coloração que realça os contornos do rosto.

A ideia principal é realizar mechas em cores e em pontos estratégicos da face que iluminem as maçãs do rosto, a testa e o queixo. Essa coloração pode ser feita através de uma ou mais mechas que podem ser realizadas em casa ou no salão de profissionais especializados na técnica.

No post de hoje, vamos te contar tudo sobre o método de realçar o rosto com o cabelo. Explicaremos o que é, como fazer e como cuidar das madeixas com hair contour. Descubra!

O que é a técnica hair contour?

Essa técnica explora um jogo de luzes para realçar os pontos altos do rosto: bochechas, queixo e testa. Embora existam padrões, o posicionamento e a coloração das mechas podem ser alterados de acordo com cada pessoa, isso acrescenta uma dificuldade ao realizar o método.

Sendo assim, o nosso maior conselho é que você busque profissionais qualificados para realizar essa coloração. Procure pessoas que entendam sobre a colorimetria capilar, ah, e não dispense o teste de mecha antes de embarcar nessa mudança de visual.

Como fazer o hair contour?

São usadas técnicas de mechas, luzes e sombras posicionadas em locais estratégicos para iluminar alguns pontos do rosto, isso cria aquele ar jovial e saudável que amamos. Para isso, são usadas duas tintas, uma mais clara que as suas madeixas e a outra mais escura.

Agora, entramos em uma explicação um pouco mais delicada: onde posicionar as mechas no hair contour. As colorações devem estar ao redor do rosto para iluminá-lo, selecionamos uma explicação simplificada de como iluminar cada local da face:

  • Maçã do rosto: mechas mais claras perto das bochechas iluminam essa área;
  • Testa: coloração clara aplicada ao longo da linha do cabelo;
  • Queixo: pintar parte do comprimento e das pontas clareiam o local.

3 inspirações de mechas para clarear o rosto

Você já se apaixonou pelos resultados da técnica de hair contour e até já sabe como fazê-la, mas antes de colocar a mão na massa, ou melhor, na tinta, é importante desbravar algumas possibilidades de coloração para escolher qual fica melhor para o seu tipo de cabelo. Existem três opções principais: uma mecha, várias mechas e todo comprimento iluminado. Vamos te apresentar as possibilidades agora:

1. Single light

A single light consiste na coloração de apenas uma mecha maior posicionada na parte frontal do cabelo, esses são os fios que ficam ao redor do rosto. É usada apenas uma coloração mais clara que a tonalidade natural das madeixas, sendo assim, o objetivo de iluminar a face é atingido com sucesso!

Essa coloração é mais marcante, não sendo a melhor opção para quem deseja algo mais suave. É uma aposta incrível para aqueles que amam transparecer uma imagem jovial e fashionista. É claro que, assim como todo cabelo com tintura, é preciso reforçar os cuidados com as mechas.

Escolher os produtos adequados, manter uma rotina de hidratação e usar protetores térmicos são ações essenciais para cuidar dos cabelos com mechas. Além disso, ter uma rotina de exercícios e alimentação saudável interfere, e muito, na beleza do cabelo, da pele e das unhas, viu?

mulher usando mechas no cabelo

2. Mechas hair contour

As mechas hair contour são perfeitas para quem ama uma estética mais suave e leve que ilumine todos os pontos fortes do rosto. Diferente da single light, nessa opção são elaboradas várias mechas sutis na parte frontal do cabelo em tonalidade mais clara que o tom natural das madeixas.

A aplicação dessa técnica cria uma estética mais suave, sem tanto contraste como na inspiração anterior. As mechas são feitas em todo o comprimento do cabelo, da raiz às pontas. Inclusive, a maior vantagem dessa técnica é a versatilidade porque ela fica bem em loiras, ruivas e em morenas, criando o efeito tão desejado da morena iluminada.

mulher usando mechas no cabelo

3. Técnica total contour

Como o próprio nome sugere, a técnica do contorno total usa toda a extensão do cabelo para criar pontos de iluminação, para isso, trabalha estratégias de sombra e iluminação com tinturas mais claras e escuras que o tom natural das suas madeixas.

Um ponto de atenção nessa inspiração é que o posicionamento dessas mechas será definido a partir de uma avaliação personalizada de cada rosto. Sendo assim, é importante consultar um profissional qualificado para te orientar e realizar o processo de coloração com maestria.

mulher usando mechas no cabelo

Passos para cuidar do cabelo com hair contour

Os cabelos coloridos merecem uma atenção para lá de especial, afinal, as tintas abrem as cutículas capilares para penetrar nas camadas internas e fixar a cor desejada. Esse processo desgasta as fibras, por isso, é necessário reforçar os cuidados com as madeixas através dos melhores produtos para cabelo colorido.

Use shampoos e condicionadores adequados

Uma etapa indispensável para todos os tipos de cabelo é a aplicação de shampoos e condicionadores para cabelos quimicamente tratados. A formulação desses produtos deve ser elaborada com ativos hidratantes que vão deixar as madeixas mais saudáveis, radiantes e fortalecidas.

produtos para cabelos com química da oceane

Alguns ingredientes que você pode buscar na composição são: d-pantenol, vitaminas A, complexo B, C, E, manteiga de karité e ômega 3. Mas os cuidados não param por aí, selecione escovas de cabelo com cerdas macias para não danificar as fibras capilares no momento da escovação.

Shampoos

Siga um cronograma capilar adequado

O cronograma capilar nada mais é do que uma ritual de cuidados especiais com as suas madeixas, ele possui três passos essenciais: hidratação, reconstrução e nutrição. Cada cabelo possui necessidades específicas que devem ser priorizadas na hora de montar o cronograma capilar personalizado para os seus fios. Um exemplo são as mechas quimicamente tratadas, as quais precisam reforçar a etapa de reconstrução para devolver à saúde e à beleza capilar.

Realize hidratação com máscaras profissionais

Tanto no skincare quanto nos cuidados com o cabelo, repor a hidratação é indispensável. Muitas vezes, nem notamos, mas nossos fios perdem água todos os dias devido ao calor excessivo, clima seco, tratamentos químicos, coloração, água quente e exposição ao sol.

Justamente por isso é fundamental devolver a hidratação aos fios para deixá-los com uma textura agradável e um brilho incomparável. Use as máscaras de tratamento feitas com ativos naturais para isso, como óleos ozonizados de amêndoas doce, proteína do arroz, semente de uva e manteiga de karité. Essa combinação de ingredientes é capaz de reparar os danos enquanto restaura a saúde e beleza dos fios.

Máscaras Capilares

Chegamos ao fim deste guia sobre hair contour, por aqui, você compreendeu o que é, como fazer e como tratar das mechas capilares feitas para clarear o rosto. Aproveite para descobrir quais tratamentos os seus fios precisam para ficarem radiantes. Até o próximo post!

compartilhe