O terror de toda mulher: cabelo quebradiço! A gente sabe que é horrível passar a mão no cabelo e sentir aquele monte de fio ressecado, quebrado, com ponta dupla e, o pior de todos, todo irregular por conta de quebras e quedas. Algumas partes maiores, outras menores, outras com falhas… para quem tem pouco cabelo, então, dá até uma pontada no coração.
Mas calma, você não está sozinha! Tem muita gente passando pelo mesmo problema que você por diversas causas: químicas agressivas, alterações hormonais, falta de vitaminas, entre outros. E, sabe qual é a notícia boa? Tem solução em todos os casos!
Vem com a gente conferir como identificar o cabelo quebradiço, quais são as principais causas e formas de recuperar. Depois, é só colocar tudo em prática que em pouco tempo seu cabelo será outro!
Como identificar um cabelo quebrado?
Primeiro, a gente precisa reforçar que a queda de cabelo é uma condição diferente do cabelo quebradiço. Parece óbvio, mas muita gente confunde, já que um cabelo quebradiço sempre fica caindo no meio da casa.
Para identificar se o seu cabelo está realmente quebrado, você pode fazer um destes truques:
- Separar uma mecha, torcer e verificar se as pontas ficam “saltadas” para fora. Se sim. é bem provável que seu cabelo esteja quebrado.
- Separar uma mecha e balançar devagar. Se a quantidade de fios balançando sozinhos for maior que os agrupados, diferente de como seria uma mecha saudável, então, sim, você está com o cabelo quebradiço.
Outra característica bem marcante deste tipo de cabelo que pode auxiliar na identificação são: frizz, ressecamento e aparência seca e áspera.
Quais são as principais causas do cabelo quebradiço?
Desde um simples produto até uma alteração hormonal, as causas do cabelo quebradiço podem ser diversas! A vantagem é que depois de descobrir o principal motivo que está prejudicando seus fios, não dá muito trabalho para tratar, viu?
Dá só uma olhada nas causas mais comuns:
Procedimentos químicos
Esse aqui é polêmico! Os procedimentos químicos como tinturas, alisamentos e descolorações são queridinhos entre a mulherada, mas dependendo da forma que são feitos, produtos usados, frequência e cuidados pós-química as chances de ter cabelo quebrado só aumenta!
Uso excessivo de fontes de calor
Todo mundo sabe que as fontes de calor, como secador, chapinha e babyliss causam danos aos fios, principalmente quando não se usa protetor térmico. Se o cabelo estiver bem cuidado, dá para usar esses acessórios sem comprometer as madeixas, mas quando o fio já está ressecado e a gente inventa de usar uma chapinha, por exemplo, aí meu bem, as chances de quebrar são enormes.
Uso de produtos agressivos
O nosso cabelo, independente do tipo, é super sensível e qualquer coisinha que o deixe frágil já contribui com a quebra. Só que, geralmente, a gente tá acostumada a pensar no macro, como químicas e hormônios e acaba se esquecendo de coisas simples como shampoo e condicionador, por exemplo.
Neste caso, vale a pena ter um trabalhinho extra e verificar se em produtos não há nada se sulfatos, sal e outros ativos agressivos.
Escova e pente errado
A gente já falou algumas vezes por aqui que os pentes e escovas influenciam em vários aspectos do seu cabelo, dentre eles os fios quebradiços. O ideal é sempre optar por uma escova de cerda macia, conforme seu tipo de cabelo e ir desembaraçando os fios suavemente, conforme sua finalização preferida.
Prender o cabelo molhado
Prender o cabelo molhado e ir para academia ou trabalho? Nem pensar! O cabelo úmido fica mais fragilizado e, ao prender com elástico, pode prejudicar os fios e ainda, contribuir para aumento de caspa e dermatite.
Máscara Capilar
Fatores emocionais
Ha várias doenças emocionais que causam problemas no couro cabeludo, dentre elas as principais são:depressão, ansiedade e estresse, desencadeando problemas em todo o corpo.
Fatores hormonais
Assim como os fatores emocionais, há diversos problemas hormonais que podem influenciar na saúde do nosso cabelo. Podemos citar como os exemplos mais comuns a gravidez, amamentação e alterações na glândula da tireoide. Na dúvida, é sempre bom manter os exames de sangue em dia e verificar todos os índices pelo menos uma vez ao ano.
5 passos para recuperar o cabelo quebrado
Agora que você já sabe quais são as principais causas e vai começar a investigar melhor, é hora de entrar em ação e criar uma rotina de cuidados para tratar esse cabelo quebradiço. Confira as dicas que preparamos:
1. Dê uma pausa nos procedimentos químicos
Infelizmente, não tem jeito! Quando o cabelo está muito quebrado, jogar outra química por cima pode causar danos sérios à saúde dos fios e só piorar a situação.
O ideal é sempre realizar um teste químico para verificar até onde o cabelo aguenta e conforme for cuidando repetir os testes até retomar aos procedimentos ou não. E, claro, recuperá-los com tratamento adequado.
2. Faça cronograma capilar
Como já falamos aqui, um cabelo quebradiço, geralmente é um cabelo com frizz, ressecado e mal hidratado. Então, uma boa aposta para recuperar o cabelo quebrado é justamente investir em tratamento!
Dentre as opções, um bom cronograma capilar de reconstrução capilar, recuperação das cutículas e a restauração do brilho fará a diferença.
O ideal é criar um cronograma com três processos na semana, um de hidratação, um de nutrição e outro de reconstrução. Mas, se não conseguir cumprir esse fluxo, tente fazer um momento haircare aos fins de semana com um bom kit de tratamento focado no que você precisa..
3. Consuma alimentos com vitamina E
Que a alimentação influencia na nossa pele, no cabelo e em outros aspectos de saúde e bem-estar, todo mundo já sabe, né? Não custa reforçar essa importância e ressaltar que a falta de vitamina E é o fator que mais influência nas madeixas.
Para isso, você pode investir em fórmulas polivitamínicas ou inserir alguns alimentos ricos em vitamina E, como: azeite, óleos vegetais, oleaginosas, peixes, manga, uva e abacate.
4. Lave o cabelo da forma correta
Você pode investir nos melhores produtos para tratar seu cabelo, mas se não lavar do jeito certo é pouco provável que verá bons resultados. Isso, porque mais do que a escolha dos produtos, é super importante dar adeus à água quente e optar sempre pela morna ou fria.
Para aprender mais sobre esse tópico, veja esse post: Como lavar o cabelo corretamente: passo a passo prático!
5. Evite fontes de calor
A gente já falou um pouquinho ali em cima sobre como as fontes de calor influenciam no cabelo quebradiço. Então, não vai ter jeito, para recuperar os fios quebrados e impulsionar o crescimento é legal dar uma pausa no uso de secadores e chapinhas. Se, ainda, sim, for difícil, tente pelo menos deixar o cabelo secar naturalmente aos fins de semana e lavar em dias alternados nos dias úteis.
Gostou do conteúdo? Agora é só colocarem prática todos os cuidados e ficar sempre de olho em nossos conteúdos sobre cabelo, maquiagem e skincare para aprender novos truques de beleza.
Depois de tratar das madeiras, estilize-a com as curtains bangs. A gente se encontra no próximo post!