blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Como desembaraçar o cabelo sem danificar os fios

Fios finos, crespos, lisos ou cacheados, aprenda como desembaraçar os cabelos sem danificar os fios com as dicas desse post da Océane. Acompanhe!

Redação Océane

08/03/2023

7 min de leitura

Redação Océane

7 min de leitura

modelo desembaraçando o cabelo com escova

Seja curto, comprido, liso ou cacheado, o cabelo embaraçado é um problema que todo mundo sofre e ainda assusta muitas mulheres. A gente quer te mostrar que essa tarefa não precisa ser difícil, muito menos dolorosa.

Com as técnicas e produtos certos, a gente garante que desembaraçar os fios é mais fácil do que você imagina. Vem cá conferir as dicas que descomplicarão sua vida.

Identifique o seu tipo de fio

Entender qual é seu tipo de cabelo é o primeiro passo para começar a pensar em qualquer outro cuidado com as madeixas. Afinal, cada fio tem uma curvatura, espessura e características diferentes. 

As variações são diversas, mas, em geral, a gente divide em quatro grupos para facilitar, olha só:

  • Cabelo liso: são maleáveis e não tem nenhum tipo de curvatura. São mais finos que os demais tipos com forte tendência a nós;
  • Cabelo ondulado: é um cabelo com um pouco mais de volume. Tem a raiz mais lisa e o comprimento com pequenas ondas que se perdem se desembaraçar com força;
  • Cabelo cacheado: conhecido pelas famosas molinhas, esse tipo de cabelo geralmente tem as pontas mais ressecadas com uma espessura mais grossa. Precisa ser desembaraçado ainda úmido;
  • Cabelo crespo: tem cachos densos com curvatura fechada. Tem uma textura fina e quebra facilmente. 

Para entender melhor sobre isso, dê uma olhadinha no post: “tipos de cabelo: entenda a diferença”.

Cuidados antes da lavagem 

Amiga do cabelo liso, o cuidado com as madeixas começa bem antes de molhar os fios. O ideal é aplicar um óleo reparador de pontas ou leave-in, dividir o cabelo em duas partes e ir tirando os nós com cuidado, de baixo para cima. 

óleo finalizador da océane sobre uma mesa clara

Comece tirando todos os nós das pontas, depois penteie do meio para as pontas e, só então, da raiz para as pontas. Esse cuidado é muito importante, pois ao deslizar o pente de uma só vez, você pode acabar quebrando os fios.

Parece pouca coisa, mas quando os fios embaraçados entram em contato com o shampoo e a fricção para limpar tendem a ficar ainda mais embolados e, o pior: podem ficar ainda mais embaraçados.  

Cacheadas, onduladas e crespas, só penteie o cabelo de vocês quando estiverem, no mínimo, úmidos. Se penteá-los secos – vocês já sabem – ficam mega armados e quebradiços.

Cuidados durante a lavagem 

A forma como a gente lava o cabelo também pode influenciar (e muito) na quantidade de fios embaraçados ao final. O mais indicado é aplicar um pouquinho de shampoo na mão — nunca direto na raiz — e depois, sim, aplicar na raiz e ir fazendo movimentos circulares.

Outra coisa que muita gente acaba errando na lavagem e que dificulta na hora de desembaraçar é esfregar as pontas com shampoo. Não precisa fazer isso, tá? A espuma do topo já desce para o comprimento e deixa os fios limpinhos.

O ideal é utilizar água morna e finalizar o enxágue com água fria para selar as cutículas.

Hidratação não pode faltar 

Independentemente do tipo de cabelo, a hidratação capilar é um passo essencial para a saúde dos fios e não deixar o cabelo seco, pois deixa as cutículas bem seladas e facilita em todos os momentos: lavar, desembaraçar, modelar e finalizar. 

A nossa dica é aplicar uma máscara capilar hidratante uma vez por semana ou então, a cada quinze dias. Para potencializar os resultados, você também pode adotar a prática do cronograma capilar. 

máscara de tratamento fechada ao lado de uma pincelada do produto

Cuidados após a lavagem 

Depois de lavar, o ideal é pentear o cabelo úmido e não molhado. Sim, tem uma grande diferença! Quando os fios estão muito molhados, também ficam mais elásticos e frágeis, com maior chance de quebra. 

Nada de ficar esfregando seu cabelo na toalha de banho para secar mais rápido, viu? Isso só vai aumentar os nozinhos. Para retirar a umidade, opte por uma toalha de microfibra ou uma camiseta de algodão macia, evitando também a chance de frizz. 

O creme para pentear e o leave-in fazem toda a diferença

Não tem jeito, a escova não vai deslizar num cabelo cheio de nós e, mesmo que desembaraçar seja a função dela, é muito importante aplicar um creme ou leave-in para deixar os fios mais “escorregadios” para facilitar o processo. Além disso, a fórmula desses produtinhos também ajuda na finalização das madeixas, seja para deixar liso ou modelar os cachos. 

O único cuidado que você deve considerar é dar preferência para um finalizador e protetor térmico, caso seja adepta à finalização com fontes de calor, como secador e chapinha. 

Tenha em mãos uma escova ou pente ideal 

Agora que você já lavou e aplicou os produtos certos, é hora de escolher a melhor ferramenta para te ajudar a desembaraçar sem quebrar ou danificar nadinha. 

várias escovas de desembaraçar o cabelo sobre ladrilhos

Para não desmanchar os cachos, é legal investir num pente de madeira, daqueles com dente largo e espaçados para não ficar enroscando. Só fuja dos pentes de plástico, amiga! Eles geram mais eletricidade e, consequentemente, mais frizz. 

Agora, para as manas com cabelo mais lisinho ou ondulado, a escova raquete desembaraçadora é uma ótima opção! Ela consegue tirar os nozinhos do cabelo fino com mais facilidade e, o melhor, sem quebrar.

O que o cabelo precisa quando está embaraçando muito?

Hidratação, amiga! Isso porque quanto mais ressecado o cabelo fica, mais fácil de gerar atrito e consequentemente os temidos nozinhos no comprimento.

Portanto, o ideal é manter uma rotina de cuidados com o cabelo, para garantir a saúde dos fios como um todo e, se necessário, a famosa vitamina T — a tesoura, principalmente em casos de cabelos bem danificados, seja por conta da química ou outros tipos de danos.

Pode desembaraçar cabelo cacheado todo dia?

Rola uma grande dúvida quando o assunto é pentear os cabelos todos os dias, mas quando a gente fala especificamente de cabelo cacheado o ideal é pentear e modelar somente no dia da lavagem para garantir o aspecto de cachos perfeitos e volumosos. 

Já para quem tem cabelo ondulado, vale a pena testar a melhor opção, mas geralmente, o cabelo armado — nem liso, nem ondulado — que muita gente reclama, é reflexo de pentear o cabelo errado todos os dias e não finalizar do jeito certo.

E quem tem cabelo liso? Aí, sim, pode pentear diariamente com uma escova raquete, já que os fios finos e lisos costumam embaraçar com muita facilidade e se deixar acumula nós mais fácil.

Veja também: Como criar uma rotina de cuidados com o cabelo

Viu só como não é tão difícil desembaçar o cabelo? É só colocar em prática as dicas deste post que, com certeza, vai ficar muito mais fácil cuidar dos seus fios no dia a dia. Aproveite também para ficar de olho em outros posts do nosso blog, compartilhamos muito conteúdo legal sobre cabelos, beleza, maquiagem e skincare. 

compartilhe