blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Como usar a colorimetria capilar na hora de pintar o cabelo

A colorimetria capilar serve para te ajudar a pintar o cabelo no tom certo, que harmonize com a sua pele. Quer entender como ela funciona? Vem ler!

Redação Océane

27/09/2023

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

Mechas de cabelo com tons capilares, como castanho, loiro e ruivo.

Você já pintou o cabelo e sentiu que aquela cor não te valorizou em nada? Quando isso acontece, ficamos pensando se era melhor termos deixado os fios na cor natural mesmo, não é?

Mas se você não sabe por que isso acontece, a gente te explica. Existem algumas cores que não valorizam nossa beleza natural e é a colorimetria que nos ajuda a entender mais sobre esse assunto.

Ela é uma técnica que atua em várias áreas — roupa, maquiagem e cabelo — e faz toda a diferença. Com ela bem aplicada, não tem essa de “o loiro não é para todo mundo”. Quer entender mais? Continue lendo o post de hoje!

Foto de mechas de cabelo com tons variando do loiro claro até o roxo.

“O loiro não é para todo mundo”, será mesmo?

Quem aí já ouviu essa frase? ?‍♀️ Tenho certeza de que, principalmente se o seu cabelo for muito escuro, você já deve ter ouvido isso quando falou que gostaria de descolorir os fios. Mas será que isso é verdade mesmo?

Olha, não é bem assim. É verdade que quem tem cabelo preto ou castanho escuro, por exemplo, vai ter mais dificuldade de chegar a alguns tons de loiro e nem sempre os fios aguentarão o platinado, mas isso não quer dizer que o sonho acabou.

Existem vários tons de uma mesma cor e formas de pintar o cabelo (não precisa pintar desde a raiz se ela for muito escura, por exemplo). Ou seja, com o conhecimento certo, é possível achar o tom certo para os seus fios sem danificá-lo. É sobre isso que falaremos a seguir!

Foto de um mostruário de tons de cabelo loiro, com colorações acinzentadas até as mais douradas.

Colorimetria capilar: como escolher a cor certa para o seu cabelo

“Ok, entendi que escolhendo o tom certo, posso pintar meu cabelo de qualquer cor. Mas qual é o tom ideal para mim?”. Para entendermos qual o tom que combina com a nossa pele e não ficar com a cara de que o cabelo não é nosso de verdade, nos apoiamos na colorimetria capilar.

Ela é a responsável por analisar os tons de cabelo de acordo com o subtom da nossa pele. E se você já está mais por dentro desse assunto, sabe que existem peles frias, quentes, neutras e a pele oliva. Para cada uma delas, há uma tonalidade diferente de cabelo que ressalta a beleza natural.

Mas você sabia que até a cor dos olhos são indicativos que nos ajudam nessa técnica? Pessoas de olhos castanho-claro e azul-claro combinam com tons mais frios de loiro, enquanto as de olhos verdes ou mel ficam melhor com tons quentes e dourados de loiro, castanho médio, castanho-avermelhado, marrom-escuro e ruivo-claro.

Agora, se os seus olhos forem castanhos escuros ou pretos, você provavelmente ficará ótima com tons de ruivo-escuro, castanho médio e castanho-claro. Uma ótima ideia para esse caso é cabelo moreno iluminado, fica lindo!

Dentro da colorimetria no cabelo, existem 3 fatores super importantes que os cabeleireiros prestam atenção na hora de escolher o tom ideal. Vamos conhecer quais são eles?

Tabela de altura de tons

O primeiro fato é a altura de tons. Isso significa que o cabeleireiro entenderá qual a cor-base utilizada para, então, analisar a escala que o ajudará a determinar o tom ideal de mechas, se serão mais claras ou escuras, quentes, frias ou neutras.

Foto de um mostruário de tons de cabelo preto, castanho e loiro (claro, médio e escuro).

Tabela de nuances de tons e reflexos

Além dos tons em si, também é preciso considerar as nuances e os reflexos, já que eles dão aquele toque final de personalidade aos fios. Por exemplo, você pode ter um cabelo castanho com reflexos avermelhados ou dourados, fica totalmente diferente!

Imagem de uma tabela de cores (nuances) e reflexos que dá para usar no cabelo.

Fundos de clareamento

O fundo de clareamento é o que vai te ajudar a entender como o seu cabelo se comportará no momento da descoloração, já que ela acontece em uma sequência gradativa, como a demonstrada na tabela abaixo.

Gráfico colorido e com legenda de fundos de clareamento capilar.

Ou seja, para chegar no cabelo vermelho cereja, por exemplo, é importante saber qual o nível de descoloração que um cabelo preto precisa e qual o neutralizador correto a ser usado — quase uma conta matemática mesmo. ?

Teste de mecha

Depois que esses conceitos estão claros, é a hora de experimentar. Mas, mesmo com todo o conhecimento de colorimetria, pode ser que o cabelo reaja de forma inesperada em contato com o descolorante ou tinta. Por isso, o teste de mecha é super importante!

Além de confirmar o tom ideal e a segurança dos produtos para o seu organismo, o teste de mecha pode, inclusive, revelar se você já passou algum tonalizante em casa nos últimos meses, o que acabaria influenciando o resultado.

Cuidado com as sobrancelhas

O objetivo da colorimetria capilar é manter e destacar as características naturais da sua pele, não alterá-los. Por isso, pintar a sobrancelha quando colore o cabelo exige atenção redobrada.

Desde que feita com uma cor que está dentro da sua cartela de cores e, portanto, não altere o contraste natural entre sua pele e cabelo, não tem problema colorir as sobrancelhas.

Cuidados pós-tintura dos fios

Mesmo usando o tom certo, o seu cabelo precisará de cuidados específicos no pós-tintura. Por isso, dê uma atenção especial para ele, principalmente no quesito hidratação.

Foto do shampoo, condicionador e máscara capilar para tratamento de cabelos com química.

E não precisa se desesperar para tentar entender como cuidar, porque já separamos todas as dicas e produtos para cuidar do cabelo tingido. Vem ver, te esperamos!

compartilhe