Quem tem cabelo crespo ou cacheado entende muito bem sobre a importância de uma boa finalização para alcançar a tão sonhada definição, mesmo em day after.
O mais legal é que assim como existem vários tipos de cachos, também existem vários tipos de finalização, então, dá para ir testando formatos até entender o que funciona melhor na sua rotina e nos seus fios.
Dentre as inúmeras formas de finalizar o cabelo cacheado, a fitagem é uma das mais queridinhas entre as blogueiras e famosas. E, não poderia ser por menos, viu? Essa técnica garante definição por vários dias.
Se você ainda não conhece as vantagens da fitagem ou não sabe como fazer, vem com a gente, vamos te explicar tudinho nesse post!
Sumário
ToggleO que é a fitagem?
A técnica de fitagem tem esse nome porque, antes de definir os cachinhos, deixa as madeixas divididas em pequenas mechas, como se fossem fitas mesmo e, com isso, os cachos memorizam o formato e formam caracóis bem definidos.
Outra vantagem é que essa finalização é super prática para fazer no dia de lavagem e não precisa de nenhum acessório ou produto diferentão! As únicas ferramentas que você precisa é um bom creme e seus próprios dedos para enrolar.
Quais são os tipos de fitagem?
Dá para fazer a fitagem com mechas menores, mechas mais grossas, só com creme de pentear, com a combinação de creme + óleo finalizador é mais. Dá só uma olhada nos principais tipos:
Fitagem tradicional
Essa aqui é a mais fácil! Feita apenas com os dedos e um creme de finalização. Você só precisa dividir as mechas, aplicar creme, enrolar com os dedos e esperar secar. Fique aqui que vamos ensinar o passo a passo da fitagem tradicional ao final deste post.
Fitagem estruturada
Como o próprio nome já diz, esse tipo de fitagem exige um pouquinho mais de tempo e dedicação. Para fazer a fitagem estruturada você vai precisar dividir o cabelo em mechas finas e aplicar creme + óleo vegetal nas madeixas e finalizar com gel fixador. O resultado fica lindo e dura mais.
Fitagem plopping
Para quem precisa fazer o cabelo secar mais rápido, sem frizz e com boa definição, a fitagem plopping pode ser uma boa opção. A diferença é que no final do processo tradicional você utiliza uma camiseta de algodão ou toalha macia para abafar o cabelo e facilitar a secagem.
Ah, vale lembrar que não tem nada certo ou errado, viu? O jeito certo é aquele que funciona melhor no seu cabelo.
Quais são as vantagens da fitagem?
Tem várias vantagens, meu bem! Ela molda, define, evita frizz e ainda é um processo super prático que todo mundo consegue fazer! Dá só uma olhada em todos os benefícios:
Não usa fontes de calor
Você já deve saber o quanto as fontes de calor influenciam no nosso cabelo, né? De um lado deixam bem bonito, mas do outro, podem causar ressecamento e até fios quebradiços. Então, sem dúvidas, uma técnica de finalização que não usa secador, babyliss, difusor ou produtos químicos faz toda a diferença!
Mantém os cachos definidos
Ninguém merece ter que finalizar um cabelão todo dia, né? E, um dos motivos que fazem da fitagem uma queridinha é a permanência dos cachos por até 3 dias! Ou seja, você alinha no dia que lava o cabelo e, pronto, ficam bonitas até a próxima lavagem, na maioria das vezes.
Controle de frizz
O sonho de toda mulher é acordar, olhar no espelho e não ver nenhum frizz que independente do tipo de cabelo sempre gosta de dar as caras. O bom é que sempre aparece um produto ou técnica nova para conter os danos, né? E, para as cacheadas e crespas de plantão, a fitagem é uma delas! Vale a pena testar!
Redução de volume
Se você é do time que vive tentando criar formas de diminuir um pouquinho do volume do cabelo ou mesmo, busca soluções para dias específicos, a fitagem é uma excelente opção para testar no dia a dia.
Funciona em todos os tipos de cabelo?
Infelizmente não! A fitagem não funciona em todos os tipos de cabelo. Ela só dá certo para quem tem cabelo crespo, cacheado ou mais ondulado.
E, mesmo a galera que tá passando pela transição capilar não vai alcançar resultados tão legais, porque a parte alisada não vai enrolar. Neste caso, vale pensar em cortes para cabelo ondulado para antecipar a transição ou buscar formas diferentes de finalização.
Como fazer fitagem?
Agora que já entendeu todas as vantagens sobre essa técnica queridinha, é hora de colocar a mão nas madeixas e aprender a modelar seu cabelo e sair arrasando por aí. Veja!
1º passo: lave o cabelo
Mais do que limpo, para fazer a fitagem o cabelo precisa estar limpo! Para isso, você pode seguir seu fluxo normal de shampoo + condicionador de sua preferência normalmente.
2º passo: separe as mechas
Com o cabelo úmido é hora de dividir as madeixas em quatro ou cinco partes para alcançar todas as madeixas com facilidade.
3º passo: aplique creme de finalização
Agora que a magia começa a funcionar: vá separando as mechas de cada divisão que fez anteriormente e vá aplicando o creme, gelatina ou óleo finalizador de sua preferência.
4º passo: forme fitas
Enquanto você aplica o creme, vá desembaraçando as mechas com os dedos em movimentos firmes como se estivesse alisando o fio. Calma, nessa fase é assim mesmo! Ao esticar, você forma outras três fitas e só então vai amassar!
5º passo: amasse a mecha
Agora é hora de moldar esses cachos! Amasse os fios de baixo para cima e veja que cada “fita” começa a se transformar num cacho!
6º passo: deixe secar naturalmente
Agora é só esperar! Se optar pelo método plopping, pode agilizar o processo com uma camiseta de algodão, se quiser manter o tradicional é só esperar mesmo! Depois de seco, se quiser deixar o cabelo mais soltinho, você pode aplicar um óleo capilar enquanto faz o mesmo movimento de amassar.
E aí, você já testou essa técnica em casa? Aproveite para tirar um momentinho haircare e cuidar das madeixas antes da finalização!
Até a próxima!