Seja para ir para o rolê, trabalhar ou estudar, a gente sempre gosta de estar com o cabelo arrumado, né? E tem jeito mais fácil do que apostar nos queridinhos que nos salvam na hora mais corrida? Sim, a gente tá falando do trio amado: secador de cabelo, chapinha e babyliss.
Alisar ou enrolar, com eles não tem tempo ruim. O duro é que o uso em excesso dá aquela danificada bonita nos fios — isso todo mundo já tá cansado de saber. Por isso, a gente veio aqui te trazer 8 dicas de como usar fontes de calor sem danificar os fios — ou, pelo menos, amenizar o estrago.
No fim, ainda trouxemos dicas extras para te ajudar no dia a dia. Bora lá?
1. Cronograma capilar
Cabelo saudável é a regra número um para a vida. Seja para fazer uma coloração, outros procedimentos químicos e também quando o assunto é o uso das fontes de calor.
Para ajudar a manter o cabelo forte, resistente, nada poroso ou com quedas, a gente precisa repor semanalmente nutrientes perdidos em processos naturais do dia a dia, assim como com o uso de chapinha, babyliss e secador de cabelo.
Então, minha gente, já deixe anotado na sua agenda o compromisso semanal de fazer um cronograma capilar para tratar as madeixas. Ele nada mais é do que reposição da hidratação, da nutrição e reconstrução dos seus fios. Para isso, é só você apostar em:
Confira o nosso conteúdo sobre cronograma capilar para entender como melhor encaixar o uso das máscaras capilares no seu dia a dia: é fácil e não tem erro!
2. Protetor térmico pra que te quero
Agora, o seu melhor amigo após lavar o cabelo, quando sabe que vai utilizar alguma fonte de calor, é o protetor térmico. Esse produto cria uma camada protetora nos fios e é rico em vitaminas como A, B, E e K. Ou seja, o resultado é um cabelo modelado da forma que você quiser, brilhoso e saudável.
3. Shampoo a seco para salvar
Outra dica é apostar no shampoo a seco em alguns dias para evitar o uso das fontes de calor. Precisa sair e só a raiz não está tão legal? É hora de colocar essa opção em ação. Ele também ajuda a moldar o cabelo para apostar em algum penteado, como um rabo de cavalo baixo ou mesmo uma trança, deixando todos os fios no lugar.
Confira também: Shampoo a seco: descubra o produto salva o cabelo oleoso
4. Aposte em diferentes métodos
Além de evitar o uso em dias seguidos de todas as fontes de calor, também dá para moldar o cabelo com diferentes métodos no dia a dia que não desgastam seus fios. Dentre eles, tem:
- Rolo de cabelo;
- Bobe de cabelo;
- Modelador de cachos;
- Rolo modelador de cabelo;
- Coques;
- Tranças.
É só lavar o cabelo, aplicar um creme da sua preferência, como leave-in ou ativador de cachos, e prender o cabelo com uma das opções. Aí, aguarde as madeixas secarem e solte o cabelo para um resultado lindão!
5. Nunca faça chapinha com o cabelo molhado
Papo sério: se não quiser fritar seu cabelo, nunca faça chapinha com o cabelo molhado! É que nesses momentos o nosso cabelo já está mais frágil, a uma temperatura baixa. Passar uma fonte de calor totalmente diferente causa um choque térmico nada saudável!
Por isso, a regra é: chapinha apenas com o cabelo bem seco e devidamente protegido com um protetor térmico.
6. Dê uma folga para os eletros
Sabe aquele dia que você vai ficar de preguiça em casa, quem sabe fazendo uma máscara facial e também uma máscara para os pés? É perfeito para deixar os fios respirarem um pouco e apostar numa vibe natural, sem fazer o uso de secador, chapinha ou babyliss. Uma pausa só vai fazer bem para as madeixas!
7. Não esqueça de finalizar os fios
Usada a sua fonte de calor preferida, é hora de finalizar os fios com aquele oleozinho milagroso. Sim, a gente tá falando do amado óleo finalizador capilar. Ele deixa seu cabelo macio e com brilho, além de cuidar de ações que fazem danos aos nossos fios, como as causadas pelos secadores e chapinhas.
Acesse também: Finalização cabelo cacheado: 4 opções para seu dia a dia!
8. Faça o uso correto dos aparelhos
De nada adianta aplicar todos os pontos anteriores se o uso correto dos aparelhos não está acontecendo. Anota, aí:
- O secador deve ser usado a uma distância de 30 centímetros do cabelo;
- Não exagere na temperatura que colocar o aparelho;
- Fios mais finos aguentam baixas temperaturas;
- Fios grossos suportam temperaturas maiores;
- Não superaqueça uma mesma mecha várias vezes seguidas com a chapinha;
- Aposte em chapinha e babyliss com acabamento de cerâmica, turmalina ou titanium.
Pronta para arrasar?
É isso, não tem segredo não: basta apostar em algumas mudanças no seu dia a dia para ter fios saudáveis mesmo fazendo o uso de fontes de calor. O melhor lembrete é ter em mente que o uso exagerado de qualquer aparelho vai ser danoso para os fios.
Assim, o equilíbrio e o cuidado devem fazer parte da sua rotina. Para aquele dia que vai evitar a fonte de calor, se inspire nas nossas dicas de formas de fazer rabo de cavalo e inove no visual. Até lá!