blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Óleo de argan: para que serve, vantagens e como usar

O óleo de argan tem propriedades antioxidantes, hidratantes e nutritivas que fazem muito bem aos cabelos. Saiba como incluir ele no haircare!

Redação Océane

14/06/2024

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

óleo de árgan

mulher aplicando óleo de argan no cabelo

Ah… os milagres da natureza, quem não tem lembranças da vó passando babosa no cabelo para deixar os fios macios e cheios de brilho, não é? Tão popular quanto a aloe e vera, temos o óleo de argan, outro ingrediente que a Mãe Natureza fornece para deixar nossas madeixas hidratadas, radiantes e macias.

Esse óleo vegetal é extraído das sementes das frutas que dão na árvore de argan, Argania Spinosa para os menos íntimos, que é nativa do Marrocos. E toda essa popularidade não vem do nada, ocorre graças às propriedades antioxidantes e nutritivas que fazem muito bem aos cabelos, já que deixam as fibras macias, brilhantes e livres de frizz.

É claro que, com tantos benefícios assim, você já quer correr para comprar alguns produtinhos enriquecidos com óleo de argan, acertamos? Mas senta porque tem mais. No post de hoje, explicaremos tudo sobre as propriedades, as vantagens e como incluir esse ingrediente natural na rotina de cuidado com as madeixas. Vamos lá!

Para que serve o óleo de argan?

Esse óleo natural tem uma composição rica em ácidos graxos essenciais, principalmente oleico e linoleico, que ajuda a hidratar, nutrir e fortalecer as fibras capilares. Além disso, tem vitamina E, um antioxidante poderoso na hora de combater os radicais livres que afetam nossa pele e cabelo.

Você deve ter notado que falamos bastante de cabelo, isso porque o óleo de argan é usado, principalmente, para cuidar dos fios ressecados, quebradiços, danificados e opacos. Só que o nutriente também cuida da pele e das unhas, por isso, é um ótimo aliado para sua skin diária.

5 benefícios do óleo natural para o cabelo

Quando o assunto são os benefícios desse ativo de cabelo, o óleo de argan e a hidratação sempre estão na mesma frase. A composição do traz propriedades emolientes que estimulam a retenção de líquidos, sendo ideal para tratar cabelos secos. E não acaba por aí, existem outras vantagens desse líquido poderoso.

1. Hidratação e nutrição intensa

Como mencionamos, o óleo de argan é um aliado e tanto na hora de manter a hidratação e a nutrição em dia. Isso ocorre graças a composição cheia de ácido linoleico e oleico que criam uma barreira protetora na superfície a fim de proteger as camadas mais profundas da pele e das fibras capilares.

Todo esse processo ajuda a reter a umidade, um benefício e tanto para quem sofre com fios com textura áspera e pontas duplas. Os resultados podem ser notados após um tempo aplicando o óleo: madeixas macias, fios alinhados, melhora na elasticidade e um movimento suave.

2. Reduz o frizz do cabelo e melhora a textura

Se os cabelos secos falassem, com certeza, eles diriam: “quando eu não estiver bem, haverá sinais”. Pois é, a falta de hidratação pode ser notada de longe através da opacidade, textura áspera, pontas duplas, fibras quebradiças e, o mais temido de todos, o frizz. As cutículas tendem a absorver a umidade do ar, por isso, os fiozinhos se levantam, inclusive quando o tempo está úmido.

Existem inúmeras formas de acabar com o frizz, usar o óleo de argan constantemente é uma delas. Outras maneiras eficientes são seguir um cronograma capilar, evitar ferramentas de calor, escolher produtos específicos para o seu tipo de cabelo e finalizar as madeixas com cosméticos específicos para alinhar os fios arrepiados.

3. Protege as fibras contra danos

Já que citamos as ferramentas de calor, vamos aproveitar para dizer que o óleo marroquino é um ótimo protetor térmico, já que ele forma uma camada que impede o calor excessivo de secadores, chapinhas e modeladores agridam as fibras e o couro cabeludo. Se você costuma usar esses eletroportáteis, precisa descobrir como aplicar corretamente os protetor térmico para diminuir os efeitos nocivos deles.

E tem mais, graças aos antioxidantes presentes na composição, o ativo natural forma uma barreira capaz de impedir os danos causados pela exposição aos raios ultravioletas. Esse fator é excelente para os dias de verão, quando o sol está mais propenso a causar efeitos nocivos em nossa pele e no cabelo, como envelhecimento precoce e danos estruturais.

4. Ajuda a manter a cor intacta

A mesma camada protetora que protege contra os efeitos nocivos das altas temperaturas também preserva a cor do cabelo, isso é perfeito para quem costuma colorir as madeixas. Esse processo de proteção impede que as fibras capilares sejam afetadas por fatores ambientais, como a poluição do ar, isso deixa os fios mais limpos e cheios de vida.

5. Restaura a vida dos fios danificados

As propriedades hidratantes e nutritivas dos óleos penetram profundamente nas fibras capilares para deixar os fios mais saudáveis. Se somar isso a uma rotina de cuidados, como usar shampoos e condicionadores apropriados ao seu tipo de cabelo, você tem a combinação perfeita para promover a saúde de todo o couro cabeludo. Os resultados podem ser sentidos e vistos: fios macios, radiantes e livres de frizz.

óleo de argan

Como usar óleo de argan no cronograma capilar?

O haircare está para a saúde do seu cabelo, assim como o skincare está para a beleza da sua pele. Pois é, a rotina de cuidados com os fios ajuda muito a manter o visual das madeixas sempre radiante, e as vitaminas e os ácidos presentes na composição do óleo marroquino podem te ajudar. Vem descobrir como:

Inclua na máscara de tratamento

Esses produtos trazem formulações concentradas de ativos poderosos que hidratam, nutrem e reparam o couro cabeludo, deixando um clima perfeito para as madeixas crescerem saudáveis e bonitas. Mas é importante escolher a máscara capilar ideal para atender as necessidades dos seus fios, as que trazem ativos emolientes são indicadas para cabelos rígidos, opacos e ásperos.

O óleo de argan pode ser usado para potencializar o poder dessa máscara de tratamento, basta aplicar algumas gotas do ativo no creme capilar para desfrutar dos resultados dessa misturinha poderosa.

 

Use para finalizar as madeixas

Os finalizadores capilares são aquele toque para lá de especial que dá toda a diferença no visual, e as versões com o óleo na composição são ainda melhores porque adicionam uma dose de brilho e de hidratação à estética. Existem diferentes produtos para aplicar na rotina, como sprays, pomadas e cremes.

A forma de usar esses produtinhos vai depender da formulação de cada um, mas geralmente são aplicados nos fios secos para acabar com o frizz e adicionar uma camada extra de brilho.

E aí, como você prefere incorporar o óleo de argan na sua rotina? Por aqui, nós te explicamos para que serve, as vantagens e como usar esse ativo super versátil na rotina de cuidados com o cabelo. Aproveite para descobrir como montar um cronograma capilar personalizado para atender as necessidades das suas madeixas!

Nos vemos no próximo post.

compartilhe