blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Messy hair: como fazer o cabelo bagunçado feminino?

Uma tendência vinda da aesthetic messy girl, o messy hair traz aquele aspecto de cabelo bagunçado propositalmente. Conheça 3 passos para fazê-lo!

Redação Océane

22/05/2024

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

mulher com penteado estilo messy/bagunçado

mulher com penteado estilo messy/bagunçado

Temos certeza de que, em algum momento, você viu um penteado de cabelo com aspecto bagunçado e pensou: isso só fica bom em famosos, vai eu fazer isso… Spoiler: todas as pessoas ficam bem com essa estética, não à toa a aesthetic messy girl virou tendência nos anos 2000 e voltou com tudo atualmente.

Mais conhecido como messy hair, o cabelo bagunçado feminino e masculino (sim, a trend estourou para todos os públicos) apresenta um aspecto desarrumado intencionalmente. O visual moderno é uma maneira estilosa de inovar nos penteados, desde fios soltos até styles mais elaborados, como tranças embutidas.

No post de hoje, reunimos três passos simples para realizar o Messy Hair, além de características indispensáveis desse style e mais inspirações para inovar na hora de fazer o penteado bagunçado. Descubra tudo isso agora!

Passo 1: faça a texturização dos fios

Vamos começar fazendo a limpeza e a hidratação, para isso, usaremos shampoos e condicionadores ricos em ativos naturais, como ácidos graxos, vitamina E, ômega 3 e óleos ozonizados. Além disso, sempre selecione produtos específicos para o seu tipo de cabelo, por exemplo, madeixas normais, quimicamente tratadas ou cacheadas.

shampoo a seco da oceane

Após essa etapa, faremos a texturização dos fios com o auxílio de produtos específicos para essa finalidade. Selecione a composição e a textura que você mais gosta, as opções mais desejadas do mercado são em creme, mousse e spray.

Realize a aplicação do cosmético nos fios ainda úmidos, amasse o cabelo com as mãos, faça sempre o movimento da raiz às pontas. Esse processo adiciona volume, textura e definição às suas madeixas!

Passo 2: seque com auxílio de ferramentas de calor

Mechas texturizadas, vamos à secagem. É possível realizar essa etapa com secador e um difusor com configuração específica: temperatura média a baixa em velocidade mediana, esses detalhes favorecem a secagem e a modelagem ao mesmo tempo.

Antes de secar o cabelo, aplique um protetor térmico que facilitará a modelagem enquanto garante proteção das fibras contra danos térmicos, reduz os frizz, mantém as madeixas saudáveis e facilita a finalização posteriormente. Um combo de vantagens, não acha?

leave in de cabelo com protetor térmico da oceane

Passo 3: aplique um spray fixador para finalizar as madeixas

Ao realizar o passo anterior, seu cabelo já estará incrível, mas tudo que é bom, pode melhorar. Vamos dar o toque final para deixar o aspecto de fios bagunçados típicos da aesthetic messy girl. Nessa etapa, precisaremos de um finalizador, dê preferência aos modelos em sprays pela praticidade e eficiência do tipo do produto.

Feita a aplicação, use os dedos para soltar algumas mechas de cabelo, criando mais volume e textura. Ah, uma dica é sempre evitar desfazer completamente o cabelo, afinal, queremos manter o aspecto solto e descontraído, mas com muito estilo.

A partir daqui, dê os toques finais de acordo com as necessidades do seu cabelo, por exemplo, defina bem as camadas caso seu corte tenha essas divisões — como o corte butterfly — ou mesmo ajuste a franja se necessário.

Quais são as características indispensáveis do messy hair?

O messy hair tem uma estética única que segue a tendência messy girl, trend que estourou entre os anos 90 e 2000, voltando com tudo este ano. Aliás, a moda y2k vai muito além de penteados, viu? Ela está presente em makes, skincare e roupas. Para você entrar nesse style, selecionamos alguns atributos únicos do cabelo bagunçado feminino e masculino:

  • Textura: apresenta fios desalinhados que dão uma aparência jovial;
  • Volume: amplia o volume na medida certa para criar uma aparência sexy e estilosa;
  • Aparência desarrumada: as madeixas devem estar desalinhadas proporcionalmente para elaborar esse estilo único;
  • Movimento: basta observar as imagens desse visual para notar que a leveza e o movimento são necessários para criar uma estética ímpar;
  • Cheio de personalidade: os fios propositalmente bagunçados dão uma aparência única que emana empoderamento e atitude.

5 penteados para fazer o cabelo bagunçado

Deixe a criatividade fluir na hora de elaborar o messy hair, sendo possível criar penteados tradicionais, como o cabelo liso bagunçado, até ousar ao fazer tranças e rabos de cavalo que tragam essa estética solta e despojada. Selecionamos 5 inspirações para realizar o seu penteado, conheça:

1. Cabelo solto natural

Clássico dos clássicos, o cabelo solto da aesthetic messy girl é o mais popular entre todos os penteados. Realizá-lo é simples, basta seguir aqueles três passos simples que citamos no início do texto, feito isso, você terá um visual sensual, moderno e muito estiloso.

Esse cabelo é versátil, por isso, ele transita entre diferentes ocasiões, por exemplo, penteados para shows, festivais, baladas, jantares, passeios em uma cafeteria e muito mais. Aposte em acessórios para incrementar o look, tiaras, laços e lenços são ótimas opções para isso!

2. Coque com fios bagunçados

Ah… os tipos de coques, penteados impactantes, sofisticados, versáteis, encantadores e estilosos. Adjetivos não faltam na hora de descrever o coque, entretanto, é possível agregar um toque de personalidade ao visual para criar algo novo. O coque messy hair traz uma estética jovial com os fios desalinhados propositalmente.

Realizar esse penteado é descomplicado, basta criar o coque normalmente, prendendo o cabelo sem deixá-lo muito apertado para ter espaço para fazer a próxima etapa. Feito isso, solte alguns fios com o intuito de elaborar aquela estética desalinhada. Entretanto, não puxe muitas madeixas para o aspecto ficar parecendo natural e descontraído, mas ainda arrumado.

3. Tranças messy hair

Se você ama tendências, que tal juntarmos duas em um único penteado estiloso? Explore as tendências em tranças junto ao messy hair para elaborar uma estética cheia de personalidade para desfilar por aí, algumas ótimas inspirações são os tipos nagô, embutida, escama de peixe, coroa, cascata e quatro mechas.

Todas essas variações aceitam muito bem o aspecto bagunçado do cabelo de messy girl. Assim como na primeira inspiração, aqui, você pode acrescentar acessórios capilares para enfeitar o look, além das tiaras e dos laços, é possível incluir presilhas, arranjos, scrunchie e bandanas.

4. Rabos de cavalo com aspecto bagunçado

Do office look a um casamento, os rabos de cavalo são versáteis e muito ecléticos, afinal, basta personalizar alguns detalhes para caírem bem em todas as ocasiões e pessoas. São basicamente como os delineadores na maquiagem: você pode contar com eles sempre.

Antes de tudo, escolha qual tipo de rabo de cavalo irá realizar, siga os passos de preparação que citamos no início do texto, realize a amarração e, na finalização, puxe alguns fios do topo da cabeça para cima. Uma dica extra é usar os dedos para puxar gentilmente algumas mechas nas laterais para criar mais volume e criar textura ao redor do penteado.

5. Messy hair masculino

Messy hair é para todos, inclusive, a moda se popularizou entre os homens. É possível realizar o cabelo com aspecto bagunçado em diferentes comprimentos de fios, desde curtos até longos em mechas cacheadas, crespas, lisas e onduladas. Nada muda do passo a passo feminino, basta realizar a higienização, preparação e finalização para elaborar o messy hair masculino.

E aí, qual dessas inspirações te cativou? Temos certeza de que você está ansioso para testar esse penteado, saiba que elaborar essa tendência é descomplicada e cabe em inúmeras ocasiões, por isso, se jogue sem medo nela. Aproveite para combinar o messy hair com produções de maquiagem para diferentes momentos. Nos vemos no próximo post, até logo!

compartilhe