Buscando uma maneira de mudar os fios, mas sem querer que o visual fique pesado ou sobrecarregado? Então o visual iluminado é uma boa aposta para você! A técnica consiste em deixar os cabelos pretos ou castanhos com um leve clareamento em algumas partes para criar pontos de luz de forma bem sutis. Por isso, o nome morena iluminada.
Acompanhe nosso conteúdo para entender melhor como deixar o seu cabelo assim, quais os tons de moreno iluminado existentes, quais as técnicas que podem ser aplicadas, qual tipo de cabelo é melhor esse visual e dicas para manter moreno iluminado por mais tempo. Vamos lá?
Como é o cabelo morena iluminada?
O cabelo morena iluminada consiste em mechas mais claras, geralmente de tom dourado ou mel, feitas por técnicas como contorno ou babylight — de preto a castanho — que dão tons luminosos para os fios de cor mais fechada.
A impressão que esse jogo de cores causa é de um cabelo mais leve e brilhoso, além de garantir uma mudança de tom em degradê, para que não tenha alto contraste entre um tom muito escuro para um claro em algumas mechas. O resultado é uma transição suave e que não causa estranhamentos. Não é saudável ir do moreno direto para o loiro claro, entende?
Tons de morena iluminada: qual cor usar?
E tem muitos tons de morena iluminada para explorar no cabelo! Há aqueles que dão uma impressão mais quente, assim como aqueles mais frios, ainda cores que abrem mais para o loiro e outros mais fechados, como castanho claro. É legal que você conheça o que mais combina com você ao decidir a cor do seu morena iluminada.
Vamos ver a seguir algumas opções de tonalidades para você se inspirar!
Morena iluminada mel
Um dos campeões quando o assunto é morena iluminada com certeza é o tom mel. É um dos tons mais escolhidos por quem quer ser uma loira completa no futuro. Esqueça aquele loiro amarelado: aqui a cor é mais fechada! Também é perfeita para quem tem o tom de pele mais quente.
Morena iluminada chocolate
O tom chocolate cai bem com tons de pele mais escuros, já que conta com um fundo de loiro mais escuro com os reflexos chocolate ou marrom. Dá aquele visual brilhoso de saúde, sabe? Com ele, parece que o cabelo tem até mais movimento. Vale a pena investir nessa estética se você planeja ficar morena mesmo.
Confira: Cabelos com química: como cuidar
Morena iluminada dourado
Outro tom para investir é morena iluminada dourado! Ele tem uma característica mais fechada e quente, combinando muito com quem tem o cabelo bem escuro, já que não causa estranhamento ao fazer o degradê das cores! O resultado é um cabelo natural e muito charmoso.
Morena iluminada castanho dourado e claro
Se você quer se aproximar de cores mais claras, mais próximas ao loiro tradicional, que tal investir em um morena iluminada castanho dourado e claro? É a escolha perfeita para ter um cabelo mais claro sem precisar descolori-lo ou danificá-lo de uma vez só!
Morena iluminada castanho caramelo
Também tem o tom caramelo que conquista muita gente por aí! É um dos que dá mais efeito de natural, já que é mais escuro do que o mel! É o resumo de algo discreto, mas com muito glamour. O resultado combina com todos os tipos de pele, é o mais eclético dos tons!
Morena iluminada castanho café
Quem gosta de tons mais acinzentados e que lembram o cobre pode apostar no morena iluminada castanho café. É um tom sutil e moderno, que vai muito bem principalmente nos cabelos mais pretos.
Quem pode fazer cabelo morena iluminada?
Todo mundo que desejar por ter um cabelo moreno iluminado pode apostar na coloração, não importa o comprimento nem a curvatura do seu fio. O ideal é entender aquele tom que mais combina com você, independente do seu tipo de cabelo!
É importante reforçar que há alguns tipos de cabelo precisam de cuidado extra ao aplicar a técnica:
- Quanto mais escuro for o seu cabelo, mais ele vai precisar ser descolorido. Por isso, é importante que ele esteja bem saudável;
- A mesma atenção vale para as onduladas e cacheadas, pois seus fios são naturalmente menos protegidos naturalmente pela oleosidade e mais porosos;
- E cabelos quebradiços, com química, fracos ou ressecados devem primeiro ser tratados antes de recebem uma nova química.
Assim, é importante que produtos como máscaras de tratamento estejam sendo utilizadas no dia a dia, para que estejam saudáveis.
Melhores técnicas e tipos de luzes para iluminar
Para chegar ao tão almejado morena iluminada, há várias técnicas que podem ser aplicadas, dependendo do efeito que você deseja gerar no cabelo. Confira 5 delas a seguir.
1. Contorno
O contorno consiste em deixar partes do cabelo que ficam ao redor do rosto mais claras, assim, acabam emoldurando e destacando a face.
2. Ombré hair
Já a técnica ombré hair faz um degradê de cores até as pontas. A raiz costuma ser esfumada para gerar um aspecto natural da cor e não a deixar marcada.
3. Babylights
Quem ama algo mais discreto e que não cause estranhamento pode apostar nas babylights. Essa técnica faz o clareamento de mechas mais finas, podendo até parece que foram queimadas no sol naturalmente.
4. Balayage
Outra técnica é conhecida como balayage e é mais livre. Aqui o colorista não utiliza papel alumínio para ajudar no clareamento, por isso ele acontece de forma um pouco mais lenta e sutil, perfeito para quem ama um efeito natural.
5. Bronde hair
Atenção cacheadas de plantão! A técnica do bronde hair é ótima para essa curvatura de fio. Sua especialidade é iluminar as pontas dos cabelos de forma bem sutil e sem marcações.
Decidi iluminar! E agora, como fazer?
Primeiramente, se você decidiu iluminar os cabelos, é ideal que encontre um profissional de confiança que conheça a técnica do “morena iluminada”. Junto a ele ou não, escolha o tom que quer deixar o seu cabelo e observe também o feito que quer gerar para escolher a técnica que mais te agrada aos olhos!
É importante também avaliar se o seu cabelo está saudável para receber os efeitos da química! Por isso, antes de correr para o salão, capriche no cuidado diário com as madeiras, usando produtos de qualidade para lavagem e faça o teste de mecha.
Quanto tempo dura no cabelo?
O cabelo morena iluminada tem a grande vantagem de não precisar de uma manutenção tão frequente como outros tipos de tinturas e mechas. É possível retocá-lo a cada três meses, combinando com o tempo ideal para aparar os cabelos também.
É claro que a durabilidade do cabelo também vai variar de acordo com os seus cuidados pós-química. Assim, tratamentos de hidratação e nutrição precisam ser frequentes, e as lavagens apenas nos dias demarcados em um cronograma capilar.
Acesse: Cabelo seco: 8 dicas para arrasar na hidratação
Qual a diferença entre luzes e morena iluminada?
A diferença é que luzes costumam ter um tom mais loiro, pois a coloração que é aplicada é mais clara e aberta. Já a morena iluminada conta com tons mais fechados. Além disso, os cabelos iluminados são mais sutis na coloração, gerando menos contraste do que as mechas.
Quais são os cuidados com o cabelo morena iluminada?
Os principais cuidados no pós-química de morena iluminada é seguir um cronograma capilar para manter o cabelo bem saudável. Isso irá realçar a cor e o contraste do cabelo, gerando um brilho nas madeixas! Além disso, não esqueça dos protetores térmicos ao usar secadores, alisadores e modeladores de cabelo, já que os fios estão mais fragilizados.
E aí, inspirada para testar a técnica? Aposto que sim! Agora é só escolher a que mais gostou e se jogar de cabeça no novo visual. Para já ir deixando os cabelos prontíssimos para receber a química, confira nosso post sobre cronograma capilar e deixe seu cabelo muito saudável para essa nova fase. Até lá!