Um dos penteados femininos que nunca sai da cabeça da mulherada com certeza são os penteados com trança. E não é para menos: há muitas opções para inovar. Seja deixando parte do cabelo solto ou todo preso — principalmente naquele bad hair day ou quando optamos por não lavar, podemos apostar no penteado e confiar no shampoo a seco.
Para te inspirar, trouxemos aqui 14 modelos de trança super atuais para você fazer. As opções podem ser adaptadas para os mais diversos tipos de fio, seja liso, ondulado, cacheado ou crespo. Vem cá conferir e se encantar por essas belezinhas!
1. Trança nagô
Sabe aquela trança que fica bem presa ao couro cabeludo? Essa é a trança nagô. O legal desse tipo de trança é que é possível fazer diferentes desenhos na raiz de acordo com o que você mais gostar. Ainda, dá para optar por trançar todo o comprimento do cabelo, apenas a raiz ou até mesmo só uma lateral.
2. Trança boxeadora
A trança boxeadora é aquela feita com o cabelo separado ao meio, sendo cada um dos lados trançados da raiz até as pontas. Ela é ótima para a gente praticar atividades físicas, sabe? Já que dá para se movimentar muito sem os fios saírem do lugar.
Depois, é claro, é só soltar a trança e usar um kit para cabelo para fazer aquela lavagem completa, deixando-o cheirosinho e muito limpo!
Condicionador
3. Trança embutida
Quem ama uma trança bem rente ao couro cabeludo pode apostar na trança embutida, onde o trançado vai sendo feito com as mechas coladinhas na cabeça. O legal é que dá para variar muito no estilo da trança embutida, já que ela pode ser feita:
- Em uma mecha do cabelo, deixando o resto solto;
- Meio preso dos dois lados da cabeça;
- Como uma coroa;
- Uma só trança que usa todo o cabelo;
- Duas tranças para a trança boxeadora.
4. Trança escama de peixe
A trança escama de peixe requer um pouco mais de habilidade, mas o resultado final é recompensador: de fato, se assemelha a um padrão de escama de peixe. Ela é perfeita para quando você quer inovar no dia a dia, sabe? Dá para apostar em penteados meio preso ou totalmente preso com esse estilo.
5. Trança box braids
A trança box braids é a queridinha das musas do cabelo cacheado e crespo. Ela é mais trabalhosa e precisa ser feita em uma profissional, mas o resultado é deslumbrante e dura um tempão!
De forma simples, as tranças são feitas com o cabelo e alguma fibra — como jumbo, lã, kanekalon —, onde seções do cabelo são divididas em blocos e trançadas com o material escolhido. Para preparar o fio para esse tipo de trança e o deixar bem saudável, uma máscara de nutrição é indispensável.
6. Trança twist
A trança twist é perfeita para quem não tem muitas habilidades, já que, como o próprio nome traz, ela é feita com a junção de duas ou três mechas do cabelo torcidas, dando a impressão do cabelo estar trançado.
7. Trança simples
Um penteado com trança atemporal é a trança simples, claro! Essa belezinha é feita com três mechas do cabelo no comprimento do fio. Dá para deixar a trança mais única inserindo acessórios como laços, lenços e bandanas conforme o seu estilo, é um charme só!
8. Trança coroa
E que tal usar o próprio cabelo como acessório? É assim que funciona a trança coroa. Nela, a trança é feita de forma que cruze a parte superior da cabeça, como uma faixa de cabelo. Aí você pode escolher qualquer tipo de trança para apostar no penteado.
9. Trança cascata
Para quem quer segurar o volume na raiz e apostar nele em todo o comprimento do cabelo, um penteado com trança ideal é a trança cascata. Aqui, a trança é feita como uma simples, mas mechas vão ficando soltas durante o penteado, dando uma linda impressão de movimento para as madeixas.
Aposte em um óleo finalizador para que não fiquem fios com frizz para finalizar o penteado.
10 Trança quatro mechas
Essa aqui é ótima para quem não tem muito cabelo, já que a trança com quatro mechas dá uma sensação de cabelo mais encorpado e cheio.
11. Trança na franja
Se você quer uma trança simples com o cabelo solto, a trança na franja é a opção ideal. Essa belezinha é febre entre as influencers e é ideal quando você quer deixar o cabelo solto, mas não sem graça, sabe? Quem tem os fios com textura, aposte em um modelador de cachos para que o cabelo fique ainda mais lindo.
12. Trança gypsy braids
A trança gypsy braids consiste naquela em que parte do cabelo é trançado e outra parte fica com as pontas naturais. Perfeito para quem curte tranças que não tiram o movimento, sabe? Um reconstrutor capilar nas pontas é sempre bem-vindo para que elas continuem super saudáveis e sem embaraçar.
13. Trança no topo da cabeça
Um penteado com trança muito delicado é o com trança apenas no topo da cabeça. Esse estilo também é perfeito para quem está passando por transição capilar, quando a raiz está com uma textura diferente do comprimento. Assim, fica mais fácil de lidar com essa diferença no dia a dia.
14. Trança com rabo de cavalo
Não dá para negar que o rabo de cavalo anda com tudo e é tendência. Que tal misturá-lo com a trança? Para isso, basta fazer tranças nas laterais do cabelo até chegarem no rabo de cavalo. Quem quer ousar, também pode fazer trancinhas mais finas no rabo de cavalo para combinar com as laterais!
Já escolheu a sua preferida?
Agora é a hora de testar as suas habilidades! Se você não tem muita habilidade, calma, a gente garante que com a prática vai melhorar os seus resultados. Aproveite aquele dia que está tranquila em casa para colocar mãos à obra e logo estará trançando o cabelo sem nenhum esforço.
Confira também nosso conteúdo sobre tranças para cabelo cacheado e se inspirar nessas lindezas que mudam completamente o nosso visual. Te esperamos lá.