blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Tricologia: o que é e quando marcar uma consulta!

Redação Océane

23/08/2024

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

médica cuidando do cabelo da paciente

Tenho certeza de que em algum momento, provavelmente agora, você já passou por algum problema com o cabelo e não soube como resolver, não é? Geralmente, quando tocamos nesse assunto, as respostas mais comuns são: “busque um dermatologista”, afinal, esse médico cuida da pele, cabelo e unhas¹.

Mas dentro dessa área existe uma especialidade que cuida apenas dos cabelos, o tricologista é um profissional que tem conhecimentos mais profundos e direcionados para tratar queda capilar, afinamento das fibras, calvície feminina e masculina, além de cuidados rotineiros com o couro cabeludo.

Embora a profissão não seja nada nova, já que a ciência do cabelo surgiu em meados de 1800, muitas pessoas desconhecem o que faz um tricologista e quando devem procurar um. Se você faz parte desse grupo, então este post vai esclarecer todas as suas dúvidas sobre essa área de atuação. Vem descobrir!

passando pente no cabelo

Qual é a função de um tricologista?

O médico do cabelo é o tricologista, esse profissional estuda todas as partes do couro cabeludo para solucionar problemas capilares, desde a raiz até as pontas. Esse agente faz parte da Tricologia, que é uma área médica da Dermatologia, podemos pensar nela como uma especialidade desse tão famoso pelo cuidado com a pele.

Qual a diferença entre dermatologista e tricologista?

Ambas as profissões são especialidades médicas que cuidam da beleza estética de uma pessoa. O dermatologista pode ser visto como um atendimento especializado na rotina de cuidado com a pele do rosto e do corpo, mas também possui conhecimentos sobre as unhas e o cabelo, podendo oferecer tratamentos para todas essas áreas.

O tricologista é especializado em cabelo, fornecendo um atendimento personalizado para tratar condições capilares adversas, como alopecia, queda dos fios e afinamento das fibras. O profissional realiza um diagnóstico e receita o tratamento mais recomendado para solucionar o seu problema de uma vez por todas!

Como funciona uma consulta com um tricologista?

A consulta ao tricologista tem a mesma dinâmica que uma ida ao dermatologista. Tudo começa por um bate-papo entre você e o profissional para explicar a situação e deixá-lo a par de todos os tratamentos que tentou, se houve algum é claro. Após isso, é realizado um diagnóstico onde o especialista observa o couro cabeludo em detalhes.

É possível que o médico solicite exames laboratoriais para verificar deficiências de vitaminas e até mesmo verificar os níveis hormonais, os quais podem interferir nas condições atuais do cabelo. Outro teste muito pedido é um tricograma, onde é analisada a fase de crescimento dos fios e avaliada a densidade capilar.

Por fim, é indicado um tratamento para cuidar das suas madeixas, isso pode variar desde cuidados básicos com o cabelo até procedimentos estéticos, como microagulhamento capilar, intradermoterapia e microinfusão de medicamentos na pele (MMP).

modelo com queda de cabelo

5 situações para buscar ajuda de um médico capilar

Você já descobriu que um tricologista capilar resolve quaisquer problemas no cabelo, desde a raiz até a ponta dos fios, mas ainda restam dúvidas se está na hora de procurar a ajuda desse médico? Vamos te ajudar a resolver isso, selecionamos cinco situações de quando buscar o especialista!

1. Queda de cabelo

É normal perdermos de 50 até 150 fios de cabelo por dia, nessa situação, o couro cabeludo não fica exposto em nenhum local, ficando totalmente coberto pelas madeixas. Mas existem algumas sinalizações de quando se preocupar com a queda capilar: as fibras capilares caem em tufos volumosos, o couro cabeludo começa a ficar sensível, afinamento capilar visível e associação a outros sintomas, como perda repentina de peso.

Ao notar esses sintomas, é hora de procurar um tricologista! E podem existir inúmeros tratamentos que serão recomendados, desde uma mudança nos hábitos até a ingestão oral do famoso minoxidil, um medicamento que distribui melhor os nutrientes no couro cabeludo para estimular o crescimento dos fios.

2. Afinamento capilar e calvície

O afinamento capilar é um dos sintomas mais comuns da alopecia androgenética, uma condição que afeta homens e mulheres e começa a se desenvolver geralmente na adolescência. Os fios tendem a ficar mais ralos e o couro cabeludo fica cada vez mais exposto, principalmente no topo da cabeça².

Nas mulheres, podem aparecer outros sintomas, como acne, obesidade e crescimento anormal dos pelos. Cada tipo de calvície feminina, como a androgenética, deve ser acompanhada de perto por um tricologista para poder iniciar um tratamento eficiente rapidamente.

3. Oleosidade excessiva

O cabelo oleoso não é algo novo para ninguém, principalmente para quem possui madeixas lisas que têm tendência natural a produzir mais sebo no couro cabeludo. Entretanto, existem alguns fatores que podem desequilibrar a produção dos óleos naturais do cabelo, gerando mais oleosidade, couro cabeludo irritado e sensível.

As principais motivações que geram esse excesso de produção dos óleos naturais são fatores genéticos, desequilíbrio hormonal, falta de higienização adequada dos fios, até mesmo uma reação adversa com outro tratamento capilar, o famoso efeito rebote no cabelo.

Nesses casos, a busca por um tricologista é fundamental para identificar a raiz do problema e atuar para equilibrar a produção da oleosidade capilar. Geralmente, alguns cuidados essenciais recomendados são: usar produtos orgânicos antioleosidade e aplicar óleos essenciais para o cabelo, como de lavanda, alecrim, cedro e pimenta com hortelã.

4. Haircare

O haircare está para o cabelo como o skincare está para o rosto! Esse termo nada mais é do que uma rotina de cuidados capilares que vai desde o uso de produtos adequados ao seu fio até um cronograma capilar completo. Nesse caso, a ida ao tricologista entra como uma recomendação para você contar com um profissional para selecionar os ativos e os cosméticos que valem a pena investir para deixar as suas madeixas saudáveis.

5. Saúde do couro cabeludo

Sabe aquele momento em que você sente uma coceira, uma sensibilidade ou mesmo uma dorzinha no couro cabeludo? O profissional de tricologia pode ser a sua salvação na hora de se livrar desses incômodos, além disso, ajudam a manter a saúde da raiz às pontas, o que contribui para deixar as fibras macias e brilhantes enquanto auxiliam no crescimento das madeixas.

Chegamos ao fim deste guia sobre a profissão de tricologista, por aqui, você descobriu que a Tricologia é uma especialidade da Dermatologia que visa solucionar problemas capilares. Aproveite para descobrir quais são os sintomas e tratamentos da dermatite seborreica, a famosa caspa.

Até o próximo conteúdo!

Referências

¹ O que é Dermatologia. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/o-que-e-dermatologia/>. Acesso em: 05 ago. 2024.

‌² ALVES, B. / O. / O.-M. Alopecia (calvície, queda de cabelos) | Biblioteca Virtual em Saúde MS.

compartilhe

LEIA TAMBÉM

produto da linha cachos sidebar

haircare océane

crie sua rotina de cuidados capilares com a océane