Para quem ama seguir blogueiras, sabe bem que o assunto colorimetria tem sido falado nos últimos tempos em suas redes sociais. A cada estação, a busca pela beleza ideal para cada mulher tem se tornado mais relevante e desejada, por isso, entender a colorimetria pessoal de cada uma é o primeiro passo para o sucesso.
São muitas as formas de abranger esse tema, podemos falar sobre colorimetria nas roupas, podemos indicar opções na maquiagem, mas o mais importante deles e aquele que mais afeta o visual de uma pessoa é a colorimetria capilar.
Qualquer mulher sabe que quando falamos de cabelo entramos num tópico delicado, enquanto umas nascem loiras, mas pintam de castanho, outras são morenas, mas se amam loiras, contudo, por que isso acontece? Neste post, você entenderá tudo sobre colorimetria capilar e como descobrir a cor certa para você. Veja:
Sumário
ToggleO que é colorimetria capilar?
A colorimetria é o estudo das cores primárias, ela tem como principal objetivo entender como elas se comportam e qual a melhor forma de combiná-las entre si para formar variações de tons e subtons. Quando juntamos esse estudo com as tonalidades capilares, podemos encontrar a cor ideal para os tons e subtons de sua pele.
Essa descoberta pode criar variações de cores com base na sua cor natural do cabelo ou indicar opções alternativas e únicas que ficarão perfeitas com sua pele. Esse estudo é essencial para mulheres que desejam um resultado leve, expondo sua beleza natural, iluminando seu rosto e dando destaque aos seus traços.
Como a colorimetria capilar funciona?
Com a ajuda de um item chamado círculo cromático, os profissionais podem visualizar de forma clara as combinações de cores primárias, secundárias e terciárias, podendo encontrar os tons ideais para cada uma das cores de pele.
Além disso, a colorimetria capilar leva em consideração os subtons de cada pele, desde os tons frios até os quentes, influenciando as cores ideais e nuances dos fios.
Essa ferramenta ajuda a compreender a oposição das cores e essa oposição significa que as cores se neutralizam. Um bom exemplo disso são os cabelos loiros e platinados e os matizadores. O amarelo e o roxo são opostos no círculo cromático, por isso, quando utilizam o matizador roxo para tirar o amarelado do cabelo, esse tom é neutralizado. Legal, não é?
Tons e subtons de cabelo
Além do nosso básico conhecimento de tons, resumindo-os em pretos, castanhos, loiros e ruivos, cada tom possui o seu próprio subtom e reflexo, variando as cores e tornando esses os fatores cruciais para determinar a cor/matiz de cabelo ideal para o seu tom de pele.
Os cabelos pretos, por exemplo, podem ter reflexo azul/acinzentado, vermelho, violeta, verde e outros. Mas não pense que somente essa cor varia seus subtons, os tons de loiros, ruivos e castanhos também possuem essa versatilidade. Cada uma dessas características influenciam — e muito — na hora de escolher a sua cor de cabelo.
Como descobrir a cor certa para meu cabelo?
O primeiro passo para isso é escolher um bom profissional para direcionar sua jornada, um cabeleireiro colorimetrista, por exemplo, pode te ajudar a entender mais sobre seu cabelo natural e nuances únicas de suas mechas.
Após isso, ele irá te ajudar a entender qual sua paleta. Conhece a famosa paleta de cores pessoal? Pois é, ela existe e faz toda a diferença quando o assunto é como usar a colorimetria capilar para pintar o cabelo. Enquanto algumas pessoas combinam com tons mais frios, outras são totalmente cores quentes.
Na hora de tomar a decisão, leve em consideração cores que clareiam sua pele, trazendo luz às suas expressões e dando o toque que faltava para te deixar ainda mais linda, com uma beleza natural e única.
Como corrigir a cor dos cabelos?
Depende da sua intenção. Deseja neutralizar os tons do seu cabelo? Leve a dica que demos acima e utilize o círculo cromático para neutralizar seus fios. Seu objetivo é corrigir a cor de suas mechas para a opção escolhida durante a análise de colorimetria? Com a ajuda de um profissional, use uma tabela de numeração de cores e faça a descoloração necessária com cuidado para a mudança.
O processo de descoloração passa por estágios, sendo esses chamados de “fundo de clareamento”. Dependendo do tom a ser alcançado, não é necessário tanto tempo de descoloração para chegar até o amarelo claríssimo, por exemplo.
Tenha a certeza de que escolheu um bom profissional para cuidar de seus fios. Principalmente quando o assunto é colorimetria capilar, essa decisão é delicada e pessoal, mesmo que a escolha do profissional seja uma boa opção de acordo com a sua tabela de cores, não deixe de expor sua opinião e dar voz a sua singularidade.
Aqui na Océane, tentamos sempre entregar os melhores conteúdos para que você se torne ainda mais linda e confiante com sua aparência, desde dicas para cuidar de diversos tipos de cabelo até instruções de como melhorar seu bem-estar. Continue com a gente para entender ainda mais sobre si. Até a próxima!